Dores do amor romântico

Dores do amor romântico Fernanda Young

Resenhas - Dores do amor romântico

Malphys 29/08/2022

Fernanda é sempre maravilhosa. Dores de um amor romântico é repleto de poemas que tocam, que fazem rir, gargalhar e até uns que não são nada mais do que frases quebradas.

Mas ela sabe como prender, como cativar, como fazer quem a lê gritar PUTAQUEPARIU FERNANDA!!! GENIAL!

amo. porque até no sofrimento daquela dor de cotovelo de dilacerar o coração, ela encontra uma forma de fazer rir da tragédia que é amar o outro e se apaixonar por ele.
Michele Boroh 30/08/2022minha estante
Simplesmente maravilhosa, a Deusa. ??

Lí­lian 26/01/2021

Um livro sobre morte, na vdd parece mais um romance com a morte. Fernanda escrevia mto bem, amei seus poemas.

Poesia na Alma 17/01/2022

Sei das besteiras que faço
Sei das besteiras que faço
Das besteiras que falo
De onde vêm os hematomas
Dos medos e dos fracassos
Sei o que penso na insônia
Quando dou uma esmola
Quando digo minha glória
E penso nos vestidos
Sei das noites bebidas
Nos copos sujos e sujos
Conheço cada pedaço da rua
Conheço um pouco de tudo
E sei que digo mentira
quando digo “Sei de tudo”
Falo demais sobre mim
E quando vejo
Já disse
Algumas verdades.

elli elli 22/01/2022

São bons poemas, eu fiz dezessete marcações ao total. No entanto, não foram exatamente o que eu esperava, ainda que sejam realmente muito característicos da Fernanda Young. Foi uma leitura proveitosa e nos permite dar uma espiadinha na mente da Fernanda, mas eu esperava mais.

Alanna Fernandes 11/03/2022

Poemas que mais parecem crônicas mal divididas em versos.

Eu e Fernanda vemos a vida de maneiras muito distintas. Ela vê poesia no humor irônico, ela é despretensiosa e traz imagens interessantes. E as acho muito interessantes. Mas não me tocam. Eu gosto de poesia que rasga e surpreende.

Maria 16/03/2022

Fernanda merecia mais reconhecimento!
Sou simplesmente apaixonada por tudo que ela escreveu ou roteirizou. Fernanda era hilária, sincera, verdadeira, intensa. E brilhante. Seu jeito de escrever é único e o que que cativa é casualidade dos seus textos, que começam tão inocentes e lhe acertam em cheio. São confidencias, são seus sentimentos crus e expostos ali para o leitor.

Amo o jeito que Young aborda tudo. E há certa teatralidade em alguns de seus poemas, enquanto lia podia imaginar alguém os declamando me cima de um palco, como um monólogo. Como algo que a Phoebe Waller-Bridge interpretaria (Fleabag é a cara da Fernanda, ela iria adorar).

Artista. Fernanda era artista.

Vanessa.Giácomo 07/04/2022

Um apanhado geral
Alguns poemas são super sensíveis, profundos. Tristes até. Já outros me pareceram perdidos ali no meio?

andré 02/06/2022

Navios
?Por que partiu assim silencioso?
Feito vingança de mulher traída?
Deixando-me com o gosto viçoso
na boca, de sangue e ruim bebida.

Não compreendo este ato malicioso,
eu não merecia ser tão desprezada.
Dei a languidez do meu corpo ocioso
quando em troca não lhe pedi nada.

Como se a dor que no peito sinto,
não me deixasse por demais faminto,
agora acendo velas sem pavios,

recorro aos deuses, cantos e promessas:
Meu amor, volte logo, bem depressa!
Não aguento mais ficar vendo navios.?

Liu MingYan 19/06/2022

Poesia
Poemas lindos, lindos
Alguns tocam mais que outros, mas todos lindos, pretendo continuar lendo os livros da autora.

quinn.genovez 17/08/2022

diva
juro, muitos poemas que eu me identifiquei HORRORES. a escrita dela é bem única, fluida e imersiva. ficaria horas falando sobre o dom de fernanda, e sobre a força desse livro!

Lele 11/11/2022

Sensacional
A poesia desse mulher conquistou meu coração de tal forma!!

Os versos jogados de forma livre trazem um sentimento tão bonito e ao mesmo tão feio e isso é o amor.

Super recomendado!!

Mavih 02/02/2023

Primeira poesia do ano. Eu amei como eu comprei e com quem eu comprei. Engraçado que em quase todos os poemas que eu leio, eu tento relacionar com o amor romântico,mas não dessa vez, o que é uma ironia pelo nome do livro. Foi uma leitura fácil, rápida e bem prazerosa de fazer. Recomendo muito.

Charleees 28/03/2023

Dores do amor romântico - Fernanda Young

'Quando dá essa vontade louca de morrer, é bom fingir ser poeta'
É muito difícil para mim falar (ou resenhar, no caso) um livro de poesias, tantos são os sentimentos expressos através de suas páginas. Aqui, como o título indica, Fernanda usa a sua poesia para falar das dores do amor romântico, e quantas e tão diversificadas podem ser essas dores, afinal cada um de nós amamos de um jeito...

'não dando mais para ver-se - vê-se o outro. Então há o horror, e por fim, que é o começo, o amor.'

Mas uma coisa sobre esse livro, eu posso afirmar: a beleza, a ironia, a acidez, o humor e o romantismo com que Fernanda trata e escreve sobre o tema.
São escritos modernos, uma poesia despida de rimas e outros 'espartilhos' formais, como era Fernanda, totalmente avessa a formalidades. São escritos reunidos de vários anos, e por eles podemos ir percebendo como o tempo é capaz de ir mudando conceitos em nós, um livro muito bonito que vale a pena tê-lo na estante.

'Na minha morte / serei melhor que em vida / sou eterna.'

Giovanavski 16/09/2023

O que faz um livro ser uma leitura memorável? Talvez uma das características seja o livro dizer tudo aquilo que você já tivesse pensando algum dia e não pode dizer ou você não pode compreender. Me senti tão representada, me identifiquei. A escrita é maravilhosa, os poemas trazem reflexões que já tive várias vezes. É humano, tão belo e necessário.

loh.miquelanti 02/10/2023

? Esse se tornou um dos meus livros favoritos, por vários motivos. O livro é lindo, intenso e verdadeiro. Sua sinopse (uma das mais lindas que já li), a capa uma estética minimalista perfeita. Gosto muitíssimo dos trabalhos de Fernanda, e da pessoa que ela foi, e sempre me identifiquei com várias de suas falas, e isso é privilégio, ela foi - e é - uma mulher, dona de uma sensibilidade e personalidade fascinantes, que nos deixou um legado artístico único. E dores de um amor romântico é o suprassumo dessa sua personalidade, o livro é recheado de poemas intensos, tão, tão pessoais? um retrato despido de sua alma.

? Conhecida por construir tramas fortes e personagens intensos, com um toque de humor ácido, Fernanda Young mergulha no universo da poesia em Dores do amor romântico. E mostra que seus versos podem ser tão afiados quanto sua prosa. Os poemas falam da coragem de se
lançar em uma relação a dois, sem esquecer elementos que caminham junto com a paixão, como a precipitação e o sofrimento. Com uma linguagem coloquial, que abre espaço para gírias e palavrões, a autora expõe, com a intensidade de uma adolescente, as emoções de uma mulher adulta. Espontânea e direta, Fernanda foge do amor idealizado e apresenta o lado mais sombrio desse sentimento, flertando com a possibilidade da morte e do suicídio em vários momentos. Não por acaso, em um dos poemas ela se dirige a Sylvia Plath, poeta americana que se matou por não suportar a perda de seu grande amor: ?Que cor tem a morte? Doce amiga, que cor tem o alívio da partida?? Em Dores do amor romântico, Fernanda Young canta a miopia dos amantes histéricos, o tédio dos casais confortáveis, a cólera dos abandonados e a melancolia dos platônicos, revelando o doce e o amargo das relações amorosas e da própria condição humana, com seu olhar singular e seu humor ferino.