Purificar e Destruir

Purificar e Destruir Jacques Sémelin

Resenhas - Purificar e Destruir

Luã 05/02/2022

Conheci esse livro através de um outro que trata de um tema semelhante. É incrível como a constatação do nosso potencial destrutivo através dessas páginas nos levam a refletir sobre a nossa própria condição enquanto atores políticos, sociais e culturais. O sentimento que fica é: devo ter cuidado, pois a medida em que desumanizo o meu semelhante, eu não estou tão longe de ser parte da massa, a qual, por sua vez, tem a capacidade de promover o massacre.

Gui 20/07/2011

Boa perspectiva
Interessante o ponto de vista traçado por Jacques Sémelin ao comparar e tentar explicar 3 genocídios(Ruanda, Alemanha e Sérvia), sem tentar amenizá-los. Vale a pena ler para tentarmos entender a mente daqueles que participam direta ou indiretamente dos massacres.

Fábio Valeta 14/09/2010

Muito bom.
Livro interessantíssimo que analisa diversas formas de genocídios ao longo do século XX, focando-se em três principais: O holocausto durante a II Guerra, O massacre dos Tutsis em Ruanda em 1994 e o massacre ocorridos na Iugoslávia (principalmente em Kosovo) durante a década de 1990, embora outros sejam constantemente citados.

O autor analisa desde o imaginário por trás dos massacres, os discursos de quem massacra e o papel da mídia e da comunidade internacional para tentar demonstrar por que acontecimentos tão chocantes continuam acontecendo.Recomendo para amantes de História e sociologia, ou curiosos que querem tentar entender como massacres como os citados continuam a acontecer.