Humor azul

Humor azul Rodrigo Tramonte

Resenhas - Humor azul

Sofia Dionísio 23/05/2024

Boas intenções, péssimos resultados
Parte minha não quer escrachar esse livrinho. Dá para notar as boas intenções. Eu até me identifiquei com uma coisa ou outra! Teve uma piadinha aqui e ali que me fez rir! Mas os problemas se somam e ofuscam as qualidades.

Por onde começar? Talvez pelo mais perdoável, que são os termos desatualizados. O livro é de 2015, e eu só fui começar a me informar sobre autismo depois de 2020, eu não sei quando cada termo foi atualizado, quando certas expressões caíram em desuso, quando certas formas de falar no assunto foram determinadas como inadequadas. Algumas eu sei que é bem recente, como a separação de autismo e asperger ter sido dissolvida, tem muita gente que tem diagnóstico de asperger até hoje mesmo sendo uma condição que "não existe mais", não é dum dia pro outro que some todo um diagnóstico. Algumas coisas eu já não tenho certeza, como "pessoa especial", usar "psicofobia" pra se referir a preconceito contra autistas (o certo seria capacitismo, nesse caso) e toda uma linguagem que trata "deficiência" como termo pejorativo e quer negar autismo como deficiência. Agora, tratar autismo como uma escala de "leve" a "grave", e representar isso com um bonequinho lendo "comportado" no "leve" , um rasgando o gibi sem querer no "meio" e um pulando em cima do gibi enquanto balança os braços no "grave" é capacitista até quando "leve" e "grave" eram termos mais aceitáveis dentro desse assunto. Também já ouvi falar que isso de associar autismo com azul caiu em desuso, mas é uma discussão que eu não sei absolutamente nada sobre, então me abstenho.

E então os mais graves. Nesse livrinho de tirinhas bobas super curto, ele consegue ser distintamente racista e misógino/machista (nesse caso fico na dúvida de qual termo usar). Personagens negros são desenhados com beiços protuberantes e rosados, de uma forma que beira uma caricatura racista. Sim , é cumum pessoas negras terem lábios maiores, e o tom do lábio é diferente do tom da pele, mas existem formas de se retratar essa característica que são mais ofensivas que outras, e a usada aqui está mais para ofensiva do que não. Sou uma pessoa branca, então não quero afirmar categoricamente se cruza ou não a linha do aceitável, mas foi o suficiente pra me deixar desconfortável, ainda mais levando em conta que nenhuma outra etinia é desenhada com beiço demarcado (com exceção de mulheres de batom). Na misoginia, é mais ambíguo. Mulheres são apenas objetos de desejo do protagonista ou A Mãe ou A Amiga da Mãe. A amiga que ele tem é um crush. Ele fica "apaixonadinho", e demonstra isso, por uma médica dele e uma professora que solicita uma palestra dele para os alunos dela. É bem abstraído de situações reais, e sim, o personagem é autista e muitas o humor vezes é sobre como ele age de maneira inapropriada, isso tem que ser levado em consideração, mas ainda acho errado um livro que se propõe tanto a ser material de conscientização querer colocar "constranger e assediar mulheres independente de estar em contexto profissional ou não" como um traço autista.

Por fim, o mais subjetivo, mas também talvez o mais grave num nível de crítica literária: o traço dos desenhos é feio e o humor é ruim. Pouca coisa é engraçada. O protagonista, que é o autor, é arrogante o tempo todo sobre como ele sabe desenhar, como o desenho é uma habilidade forte dele, enquanto o quadrinho tem péssimos desenhos, tanto nos designs quanto nas execuções. É ruim criticar a esse ponto, mas honestidade acho que fica abaixo da qualidade mínima de um desenho "profissional". O humor é tosco. O autor-protagonista é muito arrogante, e muita tirinha se vale dele se achar melhor que os outros. Como eu disse no começo, teve, sim, piadas que eu achei engraçadas e situações que eu, como autista, me identifiquei, mas estas foram minoria.

No fim, é um material que falha em tudo que era importante ele não falhar, que ainda tem boas intenções que fazem doer de criticar, mas não ao ponto de redimir as falhas.

Lya 19/03/2023

Muito interessante
Um ótimo livro pra entender melhor o autismo, usei pra trabalhar o tema com os meus alunos do 6º ano

Bruna 09/02/2023

Kkkkk
Muito bom! Entendendo o autismo através de HQ?s bem engraçados. Livro leve, fácil e carregado de bom humor. Gostei muito!

Vivis.Faria 01/10/2022

Muito engraçado e explicativo!
LI GRATUITAMENTE PELO KINDLE UNLIMITED,amei o livro,é tão engraçado. O livro explica de uma forma simples,realista,explícita,divertida e engraçada de como é o autismo. Perfeito. A linguagem é acessível,a ilustração é incrível e é uma história em quadrinhos rapidinha. RECOMENDO! QUEM LER, NÃO IRÁ SE ARREPENDER. LEEM PARA AS CRIANÇAS OU INDIQUEM PARA ELAS ESSE LIVRO,POIS ELE É SUPER EDUCATIVO.

Mel ð¯ 14/04/2022

Por meio do humor, esse livro de quadrinhos introduz um assunto muito atual e, embora mais discutido, ainda sob muitos estigmas: o autismo.
De forma bem leve, ele define e descreve em que consiste o transtorno e torna acessível o conhecimento para todo o tipo de público. Além de mostrar as peculiaridades do pensamento autista, aproximando o leitor dessa realidade.

Camijuv 26/03/2022

Muito fofo
O livro Humor Azul mostra o lado engraçado e irreverente da vida dos autistas através do cartunista Rodrigo Tramonte e das aventuras e desventuras do Zé Azul e de seus companheiros

Beatriz 01/03/2022

Quadrinhos maravilhosos e super educativos! As tirinhas mostram como os autistas enxergam e percebem o mundo.

É triste saber que ainda são vítimas de tanto preconceito e capacitismo...

Keslly.Cabral 26/02/2022

Se identificar com cada quadrinho deste livro, me faz ver o autismo de uma forma mqis leve em minha vida.

Thali 30/12/2021

Nos ensinam , através dos quadrinhos, a entender e respeitar os autistas e suas ?peculiaridades? dentro do espectro.

Lívia 23/05/2021

Muito sensível e informativo!
Uma visão diferente e leve daquela imagem negativa e capacitista socialmente difundida quanto ao autismo!
Ster 01/11/2021minha estante
Não consigui ler

Lívia 01/11/2021minha estante
Porqueee? Achei tão fofo hahaha

Eliziane.Andreia 06/07/2020

Humor Azul o lado engraçado do autismo
O livro aborda de maneira humorada todas as situações que os autistas passam e como eles enxergam o mundo.

Fran283 23/05/2020

Um livro levinho e divertido, mas com muita informação importante sobre o Transtorno do Espectro Autista. É o tipo de livro ideal para todas as idades, sem restrições.

naestantecolorida 06/07/2019

Educativo, engraçado e criativo
Um livro para todas as idades, afinal, creio que o autismo ainda seja um transtorno desconhecido por muitos, independente da faixa etária.

A gente aprende de forma humorada e ao mesmo tempo respeitosa sobre o autismo, por exemplo, que nem todos os autistas são iguais, que existem niveis de autismo. Acredito que o fato do cartunista Rodrigo Tramonte ser portador do transtorno torna o livro ainda mais real e nos mostra cenas comumente vivenciada por pessoas como ele, algo que deixa a leitura ainda mais incrível. O Zé azul nos faz rir muito e no final do livro concluimos com um sentimento forte de empatia e muito aprendizado.

Uma leitura muito prazerosa, valeu a pena!

Maitê 06/04/2019

Livro excelente, que se propõe a mostrar o lado engraçado do autismo, e ao mesmo tempo, ensina e mostra onde está o preconceito.