Duas narrativas fantásticas

Duas narrativas fantásticas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Duas Narrativas Fantásticas

Re_maldonado 30/05/2024

Meu primeiro contato com Dostoievski, meu segundo livro russo, e uma paixão nasce aqui. Não lembro como cheguei nesse livro, mas o meu foco era ler "O Sonho de um Homem Ridículo", acabei lendo "A Dócil" primeiro por puro sistema, não co seguiria pular pra segunda narrativa sem ler a primeira, por isso comecei com um certo desânimo, que não durou muito. Simplesmente apaixonante a história de um marido que narra o casamento ruim dele, apenas da visão dele que sinceramente que homem maluco, ele não enxerga a realidade e acredita apenas no que ele quer, incrível esse personagem que Dostoievski traz pra gente. A segunda narrativa, para minha infelicidade não me agradou muito, após uma leitura incrível eu esperava algo do mesmo nível da primeira. Talvez eu não tenha gostado muito porque não entendi? Talvez, mas quando paro pra analisar eu percebo que entendi, apenas não gostei por puro gosto mesmo.

feliperogue 18/05/2024

Lindo. Simplesmente.
Sensacional. Pra quem quer uma leitura rápida mas sem perder profundidade nenhuma eu recomendo esse livro sem ressalva alguma.

Ja tenho um amor profundo pela escrita de Dostóievski e duas narrativas fantásticas apenas confirmou isso. A dócil é uma história super interessante e cheia de dramaticidade, além de uma capacidade imagética incrível. E o sonho de um homem ridículo tem uma profundeza filosófica incrível, nunca imaginei que um escritor do sec 19 incluiria tanto do espaço sideral numa história.

Luis361 12/05/2024

Dostoievski duvido não ser esquisito com mulher por 01 livro
(desafio impossível)

A Dócil é bem interessante, comentei com um amigo e ele disse que lembra bastante memórias de um subsolo, talvez eu leia também.
Mostra como um relacionamento pode ser sufocante e tóxico, mesmo sendo narrado por um marido que se coloca como vítima, mas na verdade é um ser humano horrível.

A segunda história, do sonho, não sei...
Não é tão boa quanto a primeira, mas não é ruim.
Me deixou uma sensação esquisita, e isso é bom?

Lina 27/04/2024

Este livro contém duas novelas.
A primeira "A dócil" vai discorrer sobre a vida de uma moça pobre que não tem família, apenas duas tias que a tratam pior do que empregada e a tentam casar com um homem mais velho e com filhos. Ela desesperada não vê solução. Até que outro homem vê o seu desespero e a pede em casamento. Não há tempo para pensar e ela aceita essa união. Porém muitas das vezes palavras duras são piores que a maior surra e atitudes impensadas matam até a alma.
Na segunda novela "Dosto" conta a história de um homem que se acha um homem ridículo, não se importa com nada e planeja a própria morte, até que tem um encontro com uma criança, Depois desse encontro ele se questiona o porque de ter agido de forma que normalmente não agiria. Vai para casa e consegue dormir e tem um sonho. Neste sonho ele vê e sente coisas inexplicáveis. Mas ao acordar vê a vida de uma forma diferente.
Gostei muito deste livro, principalmente da primeira novela apesar de ser triste. Mas nos faz repensar em como tratamos as pessoas e que atitudes devemos sempre evitar , e que por mais que a vida esteja difícil sempre é bom lembrar que temos um Deus que vela pelos seus.

Gabs. A 26/04/2024

Seria Dostoiévski um mau marido, e medium?
Livro 1 - A dócil - O declínio do amor de um homem.

Homem, porque ao invés de fazer tratamento de silêncio, você não tratou sua jovem esposa como sei lá, sua esposa?

Nossa... Mais um dia me estressando com Dostoiévski.

Custava tentar ter um casamento decente para ambos? Mas não, o sofrimento é primordial, vem primeiro na lista de prioridades matrimoniais, não é mesmo?
A tortura faz parte da comiseração humana.
Descobrir que ama quando já é tarde, se humilhar no momento de maior risco de perca.
Os seres humanos são uns palhaços mesmo.
Cinco minutos homem.... puts.

O puto ainda tem a proeza de conseguir te fazer sentir mal lá pelas tantas "veja bem, fui incompreendido" "me tiraram de otário" porque você simplesmente não abriu a boca e contou a verdade dos fatos?
Palhaçada!

Livro 2- Sonho de um homem ridículo.

Rapaz, jamais imaginaria ler uma experiência de sonho tão ricamente descrita, ainda mais por um autor tão melancólico como Dostoievski. - Tenho minhas dúvidas que esse sonho foi apenas realmente um sonho rs.

Quase um relato de fé, um sopro de esperança em meio ao labor da miséria cotidiana.

Duas novelas excelentes. 9/10

iasmim154 25/04/2024

"eles não desejavam nada e eram serenos, não ansiavam pelo conhecimento da vida como nós ansiamos por tomar consciência dela, porque a sua vida era plena".
" a consciência da vida é superior a vida, o conhecimento das leis da felicidade é superior a felicidade".
duas historias perfeitas que tocam em um ponto bastante interessante que é a corrupção da humanidade.

Jessy R. 19/04/2024

Dois contos/novelas extraordinárias! Apesar de serem bem diferentes, elas têm em comum uma temática social e filosófica muito profunda e que nos faz refletir imensamente. Humanidade, amor, empatia, dinheiro, corrupção humana (não está ligada a política, mas a do ser humano e seus atos hediondos ou do seu próprio cotidiano).

O conto A dócil tem uma narrativa inebriante e labiríntica, quase um crime e castigo, cheia de justificativa, posse, diferença de classes, arrogância e muito mais, já na segunda parte arrependimentos e o sentimento de culpa. (A muito mais a ser falado que não cabe aqui, uma pequena resenha).

A segunda narrativa, Um sonho de um homem ridículo, é igualmente intensa, porém sua intensidade está na "beira da insanidade", quando pensamos em tratar as pessoas da forma que nós gostaríamos de ser tratados. Para mim, a narrativa lembrou muito as ficções científicas dos anos cinquenta (achei extraordinário!) ao mesmo tempo que tem aquele tom moralizante: "o mundo seria um lugar melhor se todos fizessem o mínimo". Com um clima extremamente melancólico e muitas vezes pesado, o autor traz reflexões profundas sobre a humanidade. Enfim, clássicos russos são densos e cheios de significados, leiam!!!

Edna 05/04/2024

Agora eu posso ver
Acabei de sair das páginas de 'Duas Narrativas Fantásticas' de Dostoiévski e como sempre totalmente cativada pela profundidade das histórias.

A dócil - é de cortar o coração, como duas pessoas que estavam perfeitas para se completarem em seus vazios puderam se estranhar a ponto de abrir lugar para o orgulho, a indiferença e com isso a depressão se instalou em ambos.

Em 'O Sonho de um Homem Ridículo', somos levados a uma jornada surreal através da mente de um homem em desespero, o sonho mais puro que um coração aflito poderia receber, enquanto ?O Jogador? nos mergulha nas complexidades do vício e da obsessão.
A habilidade do autor em explorar os recantos mais sombrios da psique humana é verdadeiramente fascinante. Cada página é uma reflexão penetrante sobre a condição humana e as escolhas que fazemos. Recomendo vivamente a todos os amantes de literatura que embarquem nesta viagem emocionante com Dostô.

?Eu vi a verdade __ não é que a tenha inventado com a mente, eu vi, vi, e sua imagem viva me encheu a alma para sempre.?

#amudezdomeugrito #lido
#Dostoiévski #DuasNarrativasFantásticas #LeituraAtual ??

pritobal 31/03/2024

"Não quero e não posso acreditar que o mal seja o estado normal dos homens."

Dois contos incríveis para quem quer adentrar no mundo de Dostoiewski sem encarar os calhamaços.

arthur966 30/03/2024

Será que é pecado confessar isso? quero me julgar e me julgo.

será que o meu coração tinha forças para gerar sozinho aquela horrível verdade que depois se passou comigo?

arthurcfm 24/03/2024

A dócil
O protagonista percebeu tarde demais os sentimentos da sua parceira, mas ela também errou no fato de não deixar mais claro isso (embora toda a situação deixasse bastante claro)
O arrependimento é grande, o protagonista sentiu muito.
Bom livro.

anyaraujo 19/03/2024

A junção de dois contos interessantíssimos do autor nessa edição, ambos valem completamente a leitura.

oliver.skywalker 12/03/2024

Gratificante.
Este foi minha primeira introdução a escrita do dostóievski e sinceramente, eu acho que fiz uma ótima escolha de leitura. ambos os contos tem ótimas premissas pra tão curto tempo e monólogo. no primeiro, onde começa bem e termina mal, vemos alguém que falhou em saber o que a pessoa representava a ele antes de ela ir embora. no segundo, onde começa mal, com um homem ridiculamente niilista atentando contra a si próprio, vemos um desfecho feliz e reflexivo, terminando bem. eu me identifiquei com ambos os contos e acho que eles foram muito bem colocados juntos. já fui ingênua como o esposo da dócil, e já fui ridícula como o homem ridículo.
bluejayway 14/03/2024minha estante
aqui vc foi mituda.

Ray.j 12/04/2024minha estante
Você meio que divou. (Ainda não terminei a segunda novela, mas senti exatamente isso!! Também é a minha primeira leitura do autor e vey, é sensacional.)

Ralle 12/03/2024

Designadas pelo próprio autor como "narrativas fantásticas", as duas novelas reunidas neste livro da Editora 34, foram publicadas pela primeira vez nas páginas do Diário de um escritor, publicação mensal redigida por Dostoiévski entre 1876 e 1881.A narrativa "A Dócil" (também conhecida como "Uma Criatura Gentil" ou "Uma Alma Submissa") conta a história de um penhorista que reflete sobre a morte de sua jovem esposa, que comete suicídio sem deixar explicação. Através de um monólogo interno do marido, Dostoiévski explora a complexidade das relações humanas, a incomunicabilidade, o orgulho e a profunda solidão que podem advir do casamento e da sociedade. A narrativa é uma dissecção aguda dos mecanismos sociais e psicológicos que levam a personagem feminina à sua trágica decisão, revelando uma crítica às pressões sociais e à falta de entendimento e empatia entre os indivíduos.
"O Sonho de um Homem Ridículo" é uma obra que mistura elementos filosóficos e existenciais, contando a história de um homem desiludido com a vida e à beira do suicídio, que, após adormecer, sonha com um planeta utópico onde reina a harmonia e a inocência. Ao retornar à realidade, ele se encontra transformado pela visão deste mundo ideal e se esforça para compartilhar sua nova compreensão sobre o amor, a esperança e a possibilidade de regeneração humana. A narrativa é uma poderosa exploração do desespero existencial e da busca por significado, além de uma reflexão sobre a capacidade do ser humano para a mudança e o bem.
Ambas as histórias são exemplos do talento de Dostoiévski para sondar as profundezas da alma humana, usando suas narrativas para questionar a moralidade, a sociedade e a busca individual por redenção e sentido na vida. Essas obras não apenas contêm elementos fantásticos que desafiam a realidade convencional, mas também oferecem uma visão penetrante da condição humana, destacando a complexidade e a ambiguidade moral que caracterizam a existência.