Jung - Vida e Obra

Jung - Vida e Obra Nise da Silveira

Resenhas - Jung - Vida e Obra

Leonardo.s.lopes 06/06/2024

Maravilhosa Introdução
Li outras obras de introdução à vida e obra de Jung, como "Jung: O Mapa da Alma" de Murray Stein, a propósito também maravilhoso.

Contudo, a obra de Nise da Silveira é espantosa pela abrangência de temas. Aborda o que outras introduções não abordam e tem o tom gostoso do olhar brasileiro. E , por isso, abre espaço para que a autora também cite como ilustração dos conceitos jungueanos obras nossas, de nossa literatura: como Machado de Assis, sobretudo, e Jorge de lima.

Recomendo muito essa introdução à psicologia analítica jungueana de Nise da Silveira, que foi inclusive, aluna do próprio Jung.

fullmetalism 28/05/2024

Uma ótima introdução a qualquer um que se interesse pela psicologia analítica. linguagem clara e fácil de se compreender, serve de introdução aos conceitos e obras principais.

amanda2041 30/03/2024

Entre os muitos motivos que eu agradeço à Nise, com certeza está esse livro, que é uma luz pra quem quer começar a estudar a obra junguiana.

Camz_ 23/03/2024

Quer ler sobre Jung mas de forma mastigadinha? Leia isso
Jung, por Nise da Silveira, é um livro onde a Nise aborda os principais conceitos de C.G. Jung. Nise da Silveira foi uma psiquiatra brasileira que volta ao Brasil após estudar com o C.G. Jung, trazendo seus conceitos e aplicando-os em hospitais psiquiátricos. Por meio da arte, Nise conseguiu atravessar e compreender pacientes com esquizofrenia e outras questões mentais, humanizando e lutando contra as formas de tratamento manicomial.
É um ótimo livro, pra quem quer começar a entender os conceitos da psicologia analítica. Contém exemplos muito bons, que facilitam o entendimento.

MariaEduarda6 27/01/2024

Uma boa introdução a obra de Jung
Uma boa introdução a obra de Jung, com linguagem clara e objetiva, além de referências para leituras de aprofundamento. Esclarece os principais conceitos e traz reflexões importantes sobre a teoria. Recomendo para uma introdução a psicologia analítica.

Monica.Soares 24/12/2023

Quer começar estudar Jung? Comece por esse livro!
Um livro sucinto e super didático, que contribui de forma significativa para quem deseja entender qual é a história de Carl Gustav Jung.
Nise da Silveira traz sua biografia e principais conceitos com uma leitura tranquila e cheia de referências.
Um livro que norteia bem sobre a base e da indicações para o aprofundamento.
Excelente leitura!

gabs pina 20/12/2023

Compreender Jung a partir da escrita de Nise é um privilégio. Ótimo material, principalmente para mim, que estou tendo o primeiro contato com Jung.

Júlia 10/12/2023

Aos que querem mergulhar, mergulhem!
A busca por esse livro partiu da vontade de conhecer mais sobre a teoria de Jung e de ter mais contato com Nise da Silveira, psiquiatra que aprendi a admirar no curso de Psicologia em uma aula, assistindo o filme “Nise: O coração da Loucura”.
É um livro pequeno, de fácil leitura, que conversa com o estranhamento que os cursos de Psicologia parecem ter quanto a Jung: por que relacionar psicologia com alquimia? Como revisitar mitos antigos pode ajudar um psicólogo?
E Nise vai sustentando corajosamente, assim como Jung, os diálogos da Psicologia analítica com outras produções ricas da humanidade, que buscam traduzir o que se passa em nosso mundo interior.
Há passagens que encorajam o “mergulhador” de si mesmo, além do estudioso da obra de Jung, e, para finalizar, gostaria de destacar uma delas:
“Na nossa civilização trepidante, a coisa mais difícil que há é parar um pouco, é quebrar a lei que impede a mudança de um estado de permanente agitação para um estado de relaxamento de tensões. Aqueles que dispõem de lazeres descobrirão na melhor das hipóteses uma atividade agradável para preencher seu tempo livre. Mas muito poucos serão capazes de viver horas que não sejam contadas em relógio, detendo-se longamente “na consideração de tudo que se passa no próprio íntimo tanto quanto no mundo exterior, conscientes de todas as formas de vida, de todas as suas expressões.” E esta é a atitude que favorece o amadurecimento para a morte.”

thiago 26/10/2023

Obrigado nise
Parece que ela pegou na minha mão e disse ?vem comigo que vou te apresentar jung? e foi ISSO que aconteceu. simplesmente incrível. achei a melhor forma de me introduzir a teoria de jung e sei que como é algo grande e denso, não tinha como ela aprofundar. também acho que não foi esse o intuito do livro. dito isso, achei muito bom e tô bastante satisfeito. jung você tá me conquistando?

Avyla 18/09/2023

Obra essencial.
Simplesmente maravilhosa essa exposição da obra do Jung feita por Nise da Silveira.
É explicado aquilo de mais especial da obra de Jung: tipos psicológicos, inconsciente pessoal e coletivo, consciente, arquétipos, e complexos.
Também é exposto outras temáticas abordadas por Jung na sua obra que não são tão conhecidas: estudos sobre mitologia,contos de fadas, educação,alquimia, literatura e obras de arte.
Simplesmente essencial a leitura desse livro.

Wilson 09/09/2023

Maravilhoso
Livro maravilhoso escrito pela maio especialista em Jung do Brasil. A autora escreve de forma simples, explicando a complexa teoria de Jung, mas sem perder o essencial da teoria. A melhor introdução à Psicologia Analítica que já vi.

Murillo 08/06/2023

Não leia a minha resenha, leia as das mulheres acima
Ótimas palavras foram mencionadas acima para resumir esse livro.

1° O fato de ter sido escrito por Nise da Silveira, uma mulher brasileira.

2° Uma simplicidade quase que sem pausa, o livro flui em palavras de uma amiga, que da a sensação de uma "amiga em um café" falando livremente e com foco, sobre as teorias de Carl G. Jung.

Obrigado, Nise!

Bruna Valentim 19/01/2023

Esse é o melhor livro introdutório para a Psicologia Analítica, e a melhor parte é que foi escrito por uma brasileira. Nise da Silveira explica os conceitos fundamentais de Jung de forma sucinta e extremamente clara, servindo como uma ótima introdução e um guia para as obras completas. Eu ressalvo principalmente o capítulo sobre Sonhos, que foi o mais interessante de ser lido. Pra mim, essa experiência de releitura foi gratificante, e quase acolhedora. Na minha opinião, quanto mais esclarecermos o trabalho de Jung, mais a própria vida e a existência se esclarece, e trabalhos como da Nise da Silveira são como um grande patrimônio para a humanidade.

Ceci 10/08/2022

"Jung: vida e obra" inicia comentando sobre os motivos pelos quais Jung estudou a psicologia. Primeiramente foi médico e psiquiatra, para depois se aprofundar sobre o inconsciente, demência, sonhos, memórias e tipos psicológicos.
É um grande resumo de tudo que Carl Gustav Jung deixou para a Psicologia.

Barbara.Costa 24/01/2022

Viva Nise da Silveira!
É de brilhar os olhos uma mulher tão grandiosa pra história psicológica e psiquiátrica do Brasil ter sido reconhecida por grandes como Marie Louis Von Franz e o prórpio Jung. Como sempre, falta a nós próprios enquanto brasileiros darmos mais valor e espaço pra nossos pensadores revolucionários. É um ótimo livro pra quem começa mas também pra quem já ta estudando as obras de Jung, uma vez que de forma bastante potente ela pincela vários dos temas estudados pela psicologia analítica, essa leitura é essencial pra quem quer se aprofundar na psico analitica uma vez que uma pessoa falando a nossa lingua - literalmente - pode fazer muita diferença no entendimento das questões levantadas.