Gengis Khan

Gengis Khan Sidnei Lopes de Medeiros

Resenhas - Gengis Khan

Fanfinc_sf.devorador_de_livros 27/05/2024

O império mongol é reconhecidamente um dos maiores movimentos de expansão de territórios da humanidade durante mais de 150 anos de 1206 a 1368)
E alcançando dimensões que a época significavam o domínio de um terço da população mundial

Por trás de toda essa história de conquistas coletivas no entanto a presença de um nome se destaca pela humanidade em ser apontado como grande responsável por tais feitos mesmo depois de sua morte

O soberano Gengis Khan

O guerreiro foi certamente um dos maiores líderes que o ser a grandeza da história do mongol Temudjin um dos líderes mais conhecidos da humanidade pode ser resumida no significado da honraria que recebeu do seu povo Gengis Khan em outras palavras o senhor dos senhores a frente do império mongol Khan ultrapassou a condição de apenas um grande conquistador conquistou em Muito menos tempo e com muito menos homens muitíssimos territórios a mais do que o exército precedentes como o romano por exemplo

neste legado encontrado neste livro estão as origens de suas estratégias políticas seus posicionamentos visionários e sobretudo sua importância contribuição na prática da unificação de povos e definindo a formação da sociedade em todo o planeta

Uma leitura imprescindível para compreender o verdadeiro e desenho do mapa mundi promovido por Gengis Khan e seus soldados mongóis no século XIII

Leonardo 24/05/2024

Decepção
Eu fiquei bem chateado com este livro. Fiquei até com medo dos próximos livros do box Conquistadores ter qualidade semelhante.

O livro era para ser fácil, direto... Mas ele é confuso e utiliza [e às vezes para de utilizar] citações no estilo ABNT, o que deixa a leitura muito chata. Me senti lendo um trabalho de faculdade mal feito.

Um dos primeiros capítulos é basicamente uma página de uma outra obra re-escrita. Praticamente a única referência utilizada neste mesmo capítulo.

Aquele capítulo da rota da seda totalmente desnecessário. Pelo menos do jeito que foi escrito.

Senti que faltou carinho quando escreveram o livro. Me espanta também a revisão deixar o livro ser publicado assim. Enfim... Não recomendo, existem obras muito melhores sobre o conquistador mongol.

Carol.Alves 12/02/2024

Temudjin
Livro 03 em 2024. E uma perspectiva bem interessante e para além daquilo que a gente estuda, de forma a nos mostrar que nem tudo que te ensinam é verdade absoluta. O segundo livro do meu box grandes conquistadores traz a história de Temudjin, um garoto nômade das estepes do século XII-XIII que viria a ser um dos maiores conquistadores do mundo, o famoso Gêngis Khan, fundador e líder do grande império Mongol. Mas, embora nos tenham ensinado que este império fora desorganizado e e desumano, devastando toda a Ásia e parte da Europa, relatos desta obra, que embora seja resumida, se baseia em relatos históricos e científicos, nos traz um líder sagaz, organizado e meticuloso.
Temudjin era filho de um Khan (líder de tribo, já que na Mongólia até 1200, não havia nação unificada, somente territórios com liderança dos khans), que, com a morte do seu pai ele foi expulso juntamente com a sua mãe e irmãos da sua tribo, já que ele era o próximo na sucessão e era jovem demais (9anos) para assumir o cargo e foi ameaçado de morte. Assim ele jura vassalagem a um Khan amigo de seu pai e é assim até a vida adulta e trilha grande caminho de guerreiro. Ele consegue um feito jamais realizado, juntou sobre seu comando (com muito sangue, porém estratégia) todas as tribos da Mongólia, ganhando do título dos khans de GÊNGIS KHAN - O Rei Guerreiro e Oceânico perfeito e Supremo.
Gêngis Khan foi um grande legislador, ele criou a primeira constituição da Mongólia, organizou o sistema da comunidade, foi um grande administrador, ele foi estratégico em todos os seus passos, o que lhe conferiu seu grande sucesso como imperador. Seu sistema político funcionou, ele restabeleceu a rota da ceda que ligava o comércio da China à Europa,com sua morte, Ogedhai, seu filho caçula perpetuou seu legado. Somente quando as disputas de poder não ficaram mais nas mãos de familiares diretos de Gêngis Khan é que o império Mongol foi decaindo.
Ainda hoje, seu legado permanece na Mongólia e eu, como amante de história, filosofia, sociologia e a construção do mundo, amei esse livro e já estou em busca de outros títulos que me façam aprofundar na biografia de Temudjin.

Estephane 08/01/2024

"Maneirinho"
Sendo bem sincera: não gosto de nenhum box da Essencial porque cada livro contém fontes estranhas, ao decorrer da história você percebe muito contradição de fatos e a presença de várias opiniões sem sentido.

Sobre o livro:
Até o momento foi o único livro da editora que eu não percebi muitosssss erros.

Gostei bastante da explicação breve sobre a vida de Gengis Khan e recomendo a leitura para quem está querendo conhecer um pouco sobre esse líder. Ademais, achei bem interessante a tentativa da editora de explicar a vida do conquistador junto com a história do povo mongol. Observação: descobri coisas bem interessantes sobre esse povo.

Já concluindo, percebi uma grande tentativa de romantizar o grande líder Gengis, mas ok né...

Swellen 04/09/2023

??Leitura Finalizada??

? Gengis Khan (Essencial Conquistadores)

Guerreiro. Conquistador. Estadista. Legislador. Imperador.

Amado e seguido por milhares. Odiado pelos rivais.

Com uma narrativa leve e de fácil compreensão, acompanhamos de forma resumida, as estratégias políticas, seu posicionamento visionário e sua importante contribuição na unificação dos povos.

Gostei bastante da forma que a história dele foi abordada no livro, tornando uma leitura rápida de algumas poucas horas.

Agora, vamos para o segundo conquistador: Napoleão Bonaparte.

B 13/07/2022

Estratégico
Um livro pequeno mas objetivo. Um conto pró personagem, dedicado a contar um pouco sobre a vida de Gêngis Khan e sua trajetória até se tornar líder do império Mongol. Apesar de não especificar os crimes de guerra cometidos pelas campanhas expansionistas de Gêngis Khan, é citado que cada povo era conquistado com massacres bem cruéis, fato esse que acompanhou o mito do grande Khan militar.
Recomendo!

JR 21/06/2022

Um bom resumo.
Uma introdução bem prática. Gostei do cuidado do autor alertando para os perigos em julgar os atos do passado com o olhar do presente.

Jonathas dos Santos Benvindo 18/05/2022

A leitura parece fazer um apanhado bem geral sobre a vida de Gengis Khan, seu legado e o que se seguiu após sua morte até chegar na união soviética, mas o autor parece que na verdade está fazendo apenas um resumo dos livros que ele leu pra escrever esse, e notei muitos erros de escrita? Mas fora isso é um bom resumo da vida do Grande Khan.

Myke.Anderson 12/05/2022

O resumo do resumo
Conta a história de Genghis Khan resumida, mas é resumida mesmo! Se você busca uma descrição da época de forma detalhada eu não recomendaria este livro, mas se quiser conhecer o básico sobre Genghis Khan em uma leitura rápida até vale a pena.

RicXand 14/02/2022

Um pequeno resumo da história de Gengis Khan.
Só senti falta de um mapa mostrando como era a Mongólia na época antes das conquistas e depois.

Marcell 11/02/2022

Coleção Conquistadores
Já tinha lido a obra sobre Napoleão e agora foi a vez do grande imperador mongol Gengis Khan. Sou fascinado por história, e pessoalmente acho que existe algo de muito satisfatório em conhecer a história de grandes líderes que construíram a história do mundo, suas vitórias, suas derrotas, seus erros, acertos, controvérsias, enfim.. todo o seu legado, para o bem ou para o mal. E essa obra cumpre essa função. Toda essa coleção tem uma escrita muito leve, fluída, não aprofunda em pontos específicos, mas é um verdadeiro resumo sobre a vida dos respectivos imperadores. Para quem também gosta de história, ou está querendo começar nessa jornada, é um prato cheio, que instiga a querer ler e descobrir mais. Sobre a diagramação e revisão, de fato, há alguns erros de concordância e escrita, porém nada que prejudique ou impeça a leitura ou compreensão do texto. Enfim, recomendada a leitura!

Pâm 02/02/2022

O líder do maior império do mundo: o mongol Gêngis Khan
Os povos mongóis viviam separados em clãs, nas estepes, até que Gêngis Khan, político e general, conquistou pelo respeito e pela força a lealdade dos demais líderes mongóis, criando o maior império que já existiu; com terras que iam da China à Rússia e à Turquia.
O livro fala do nascimento da figura contraditória que foi Gêngis Khan e sua ascenção como líder; a crianção e queda do império mongol; e o mito do imperador, que até hoje persiste.
Essa história vai te levar às estepes dá Ásia; falar sobre Marco Polo, que serviu por 17 anos ao neto sucessor de Gêngis, Kublai Khan; sobre As Rotas da Seda, Sobre a União Soviética e terminando na Mongolia atual, e a visão geral que as pessoas tendem a nutrir do antigo líder.

Louro 01/11/2021

Povos nômades
A relevância da analise e do estudo de Gengis Khan redobra de importância quando redefinimos uma possível perspectiva ocidentalizada do desenvolvimento histórico da humanidade. Ao se desprender de uma predeterminação cultural e abraçar os caminhos interligados da humanidade a compreensão do presente torna-se mais completa e acertada.
Gengis Khan ( o livros) pincela de forma inicial as características e detalhes para compreender melhor aquele que foi um dos maiores conquistadores do mundo.

Isis243 13/10/2021

Um grande ? !
Eu costumo ser muito benevolente, afinal, toda leitura trás consigo um prazer, uma novidade ou uma reflexão.

Esse foi só uma ?grande decepção?. A narrativa fraca, revisão de português ou de impressão ruim e, praticamente, nada de novo do ponto de vista histórico.

Amigo(a)?
Você pode ficar sem essa!

Boa leitura e divirta-se:))

PS.:
Porém, com outro livro!

Thiago 10/04/2021

Mal escrito...
O livro apresenta, de modo resumido, a vida, o ambiente e o legado de Gêngis Khan. Devido às reduzidas fontes, pouca coisa há para ser escrita, especialmente numa obra que pretende abranger somente o essencial. Nesse aspecto, cumpre a finalidade, apresentando, de forma interessante, o personagem. No entanto, o trato com a escrita é péssimo. Diversos erros básicos de gramática e pontuação (separação de sujeito de verbo com vírgula, por exemplo), erros de regência, plural e de revisão. São tantos problemas que chegam a atrapalhar bastante a leitura...