História do Brasil Contemporâneo

História do Brasil Contemporâneo Carlos Fico

Resenhas - História do Brasil Contemporâneo

klaracrds 02/02/2024

Utilidade pública
"O Brasil de hoje não se lembra do Brasil de ontem". Aulas sobre a história do nosso país deveriam ser mais completas na nossa rede pública de ensino, mas infelizmente não são. Pelo menos as aulas que eu tive a respeito desse assunto. A ditadura militar, principalmente, se tornou um tipo de "tabu" sobre o qual os nossos professores de história passam rapidamente sem dar grande importância, e isso me deixava extremamente triste na escola. Queria saber mais, e por isso busquei outros meios de me informar, chegando a esse livro aqui, cujo conteúdo eu acredito que todos nós, brasileiros, devíamos conhecer desde sempre.

(O livro não fala só sobre a ditadura militar, na real é tipo uma linha cronológica, mas foi o assunto por qual eu mais me interessei aqui)

James62 20/07/2023

Uma introdução para entender os eventos atuais do país.
O livro já começa com acontecimentos que levaram Getúlio Vargas ao poder até seu fim. Depois começa o processo da ditadura.

É interessante o debate acadêmico, no qual gira em torno do ano do que é aceito, o começo da ditadura militar brasileira e os outros possíveis anos que de fato pode-se dizer que foi o começo da ditadura.

Na minha leitura desse livro, pude compreender coisas sobre a ditadura que não sabia. O quão complexo foi redemocratização.

Portanto, o livro é uma introdução dos acontecimentos de Getúlio Vargas até Redemocratização.

O livro é bom. A editora Contexto é ótima. Essa coleção ?História na Universidade?, é bastante gostosa de se ler. E esse livro nas páginas finais, ele tem a linha cronológica dos eventos.

littleshwt 09/02/2023

Hipnotizante
Sempre fui uma pessoa apaixonada por História, acima de tudo por história do Brasil então é bem previsível que leria algo do tipo. Honestamente acho impossível querer falar sobre o nosso país e viver nele sem menos conhecer um pouquinho do que já aconteceu, obviamente é quase impossível saber tudo, mas sou pretensiosa em tentar. Esse livro me abriu bastante os olhos e a cada frase nova uma curiosidade, que eu nem sabia que tinha, era danada.

Espero ler mais desse autor, achei bem objetivo e detalhista, me encantei.

Hyago.Saraiva 12/11/2020

Ótimo livro "porta de entrada" para outros
É uma síntese bem curta dos acontecimentos políticos/governamentais da União. Carlos Fico escreveu este livro a partir do suicídio de Vargas até a posse de Lula, limita-se no enfoque no Brasil (embora também faz relações de alguns feitos geopolíticos).

Seus capítulos são bem construídos e entre um tema a outro há pequenos textos extras a respeito de curiosidades do período em pauta.

Pela simplicidade, pragmatismo e por ser sucinto, recomendo a leitura para leigos, apaixonados por história nacional e secundaristas. Também indicarei para colegas graduados e professores de história. Afinal, sempre bom ter um "guia" prático para reorganizar debates e aulas didáticas.

Mainnã 29/04/2020

O livro apresenta diversos aspectos desde a morte de Vargas até os anos 2000. O autor tem uma escrita de fácil acompanhamento e coloca também diversas curiosidades sobre os períodos abarcados no livros, além de uma ótima análise política, social e econômica.
Edivas 03/12/2022minha estante
Estou terminando