Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

Matheus 08/10/2023

O clay deveria dar curso de como ser um personagem chato, pensei que era só era insuportável na série mas parece que faz parte do seu aesthetic.

Maria9689 07/10/2023

Clay Jensen, você é o pior protagonista de todos
Estou fazendo essa """resenha""" apenas para deixar notificado o meu ódio ao Clay Jensen do LIVRO.

Você é um @&#&#&#&#.

Obrigada

Lurdynha_ 03/10/2023

Incrível
Já tinha assistido a série que é muito boa, então resolvi ler o livro e ver se era mesmo tão bom, e me surpreendi. Mas cuidado ao ler tem muitos gatilhos.

Emilly 25/09/2023

Simplesmente amei o livro. Aborda sobre vários assuntos e também nós mostra que tudo oque fazemos tem impacto em alguém...
Recomendo

Thalysco 24/09/2023

Pequenas coisas
Esse livro nos faz perceber como pequenas coisas podem impactar na vida dos outros. Nos faz tomar cuidado com certas atitudes e ter um olhar mais atento e empático sobre o outro.

Laura3853 23/10/2023minha estante
Se é bom pq vc deu 1 estrela?

Kelly683 28/10/2023minha estante
É que era primeira vez usado esse aplicativo, aí eu não entendi direito como direcionava as estrelas mais ele é 10/10

Diego980 23/09/2023

Triste, mas bom
Aquele livro que você já sabe que não tem final feliz. A escrita como um romance suspense e a escolha do autor em não encher de detalhes inúteis como descrição de lugares ajuda a você ler em 2,3 dias se tiver tempo e interesse...

dxtrash 16/09/2023

Sempre desejei ler esse livro antes mesmo da serie ser lançada, mas só tive a oportunidade de ler hoje. E agradeço por isso pois tinha por volta de 13/14 anos quando ouvi falar dele pela primeira vez, e com certeza não indicaria para alguém dessa idade ler.
Hoje, aos 21, realizei o desejo de ter esse livro na estante, e o devorei em apenas algumas horas.
A escrita é muito fluida, bem trabalhada, não é cansativa e me prendeu muito à história. Gosto bastante do conceito de povs nas histórias, e ler dois pontos de vista me agradou muito e com certeza me prendeu mais ao enredo.
É um livro com uma história pesada, com diversos gatilhos, então tive que ter preparo psicológico para lê-lo.
No mais, gostei muito da experiência, recomendo a leitura.

Raphaella.Sgrignol 16/09/2023

Li o livro depois de ter assistido a série. O livro é completamente igual a série, me arrependi de não ter lido antes, a leitura teria valido mais a pena.

Kzinho 14/09/2023

. . .
O livro como um todo é bom, as histórias contadas em cada capítulos ficam cada vez + envolventes, uma ponto negativo é essa mistura de duas narrativas (uma se passando no passado e a outra no presente), mas em questão nada em si é confuso, o único problema é q alguns comentários do Clay atrapalham muito a narrativa principal....
Mas vale a pena ler ^_^

Maria15125 13/09/2023

Olha, eu sei que eu deveria fazer uma resenha voltada para o livro, mas não posso evitar de abrir um parênteses para dizer que esse livro é um dos únicos que recebeu uma adaptação digna de ser chamada de "adaptação".

A história é pensada nos mínimos detalhes, cada passo e acontecimento foi milimetricamente pensado, sem contar que você se surpreende lendo o que tais personagens fizeram que não condiz com o personagem que nos é mostrado. O meu único problema é.. por mais difícil que tenha sido, por mais traumatizante que possa ser, eu, EU, não teria tirado a minha vida sabendo que é uma fase da vida.

Isabelle.Catabriga 13/09/2023

Bola de neve
?E isso,mais do que qualquer outra coisa,é o que resume toda essa situação.Eu?abandono?a mim mesma. Não importa o que eu disse até aqui,não importa de quem eu falei,tudo retorna a mim?tudo termina comigo.?

Na maioria das vezes,na adolescência,temos uma fase Hannah,principalmente nós mulheres.Sempre passando por estresses diários de ser tratada como um pedaço de carne.A nossa sociedade faz enxergarmos isso como oalgo ?normal?,assim como o professor Porter fez.Ele pede para Hannah seguir em frente,mas aquilo foi uma ferida,que tem de ser tratada,pq se não ela sangra,e dói!

Temos que aprender a levar mais a sério problemas em escola,?ah mas são brincadeiras?,suas ações vai mudar a vida de uma pessoa,suas ?brincadeiras? tem os seus afeitos.

Vocês acreditam em efeito borboleta?porque todos os acontecimentos giram em torno disso,muitos queriam voltar no passado para mudar algo,mas não podem.Hannah já está morta,ela tomou a decisão errada,porquê muitos decidiram fazer algo por diversão,e sem imaginar o que isso afetaria futuramente,acabaram se arrependendo.

Eu amo a série,e me apaixonei pelo livro,a escrita dele é fluida,temos capítulos bem separados,e ele é curto!
Não li esse livro para me sentir bem ou algo do tipo,li porquê sei que muitas pessoas passam por isso.O pensamento de morte faz seus motivos para viver se apagarem aos poucos.A bola de neve vai ficando maior a cada decida,mas quando você descobre como destrui-lá é libertador(literalmente).Infelizmente a Hannah não conseguiu,mas isso mostra as chances e alternativas que temos,as escolhas e as consequências.

Hannah não sabia mais quem ela era.Ela tentava se achar em poemas,amigos,conversas;todos esses que ela deu uma chance,falharam,foi frustrante para ela,não conseguir sentir sua alma,não saber quem ela é.Porquê outras pessoas acabaram com essa imagem,sem nem se quer perceber.Com as fitas ela quis lembrar,cada trinco na dissociação dela,cada ferida,assim pelo menos deixando todos pensando em suas ações,e até ela acaba se questionando sobre suas escolhas.Ela se perde na própria mente,e não acha ponto seguro.Tenta de um lado,trinco.Tenta do outro,trinco.Ele se decepciona e se sente vazia,oca e sem vida.

Livia963 12/09/2023

Em os treze porquês acompanhamos o Clay, enquanto ele ouve as gravações em que Hannah conta seu sofrimento e o que a levou tirar sua própria vida. Durante a narrativa ficamos envolvidos pela narrativa, que intercala entre as falas de hannah nas fitas e as reações de Clay,e pelo mistério,pela curiosidade de saber o que levou hannah a tomar essa decisão.
Um livro pesado, necessário, emocionante, cativante e triste ao mesmo tempo. Um livro que nos faz emocionar e refletir. Durante a leitura o livro apresenta diversas questões complexas e problemáticas e tive muitos gatilhos. Confesso que grande parte do livro estava triste demais com a história e tinha que parar para conseguir digerir tudo que estava acontecendo no livro. No final fiquei devastada com tudo que aconteceu com a hannah e fiquei imaginando como poderia ser tudo diferente se ela tivesse tomado outra decisão. Esse livro são tão além do que eu imaginava, me trouxe tantos sentimentos e pensamentos diferentes, tantas reflexões e discursões.

Pequininho 06/09/2023

Achei muito imersiva a história, consegui imaginar todos os lugares, os cheiros e as pessoas. Mas o único personagem que eu "simpatizei" foi o principal, o resto parecia meio distante.

Ruan Mattia 02/09/2023

Real, sério, atual
O livro é sobre uma garota que tira a própria vida, mas, antes, envia fitas para as pessoas que a levaram a fazer isso. O livro é ótimo, brutal, e o tema é extremamente importante.

Muitas partes ficaram meio superficiais, sem nexo, meio rasas, mas entendi o conceito e ainda assim fiquei com uma leve depressão ao pensar sobre os problemas enfrentados pela protagonista. A série na Netflix aprofunda mais as histórias, então também aconselho. Todo adolescente, jovem, deveria ler esse livro para entender que sim, toda ação tem uma reação.