Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

skuser02844 29/04/2023

Para que tanto por que?
Esse livro contém assuntos pesados. Depressão, suicidio, reflexões complicadas e uma jovem tentando parecer descolada usando fita cassete.

Então, tem um adolescente chamado Clay que recebe uma caixa cheia de fitas gravadas de uma menina que decidiu de forma espontânea a ir de arrasta para cima. Escutando as fitas, ele acaba descobrindo as motivações dela para cometer tal ato.

Cada fita é uma pessoa. E a questão é, qual seria o por quê do menino Clay?

Já adiantei acima que o livro é pesado e contém temas sensíveis. Quem não está muito bem, o melhor é passar a leitura e procurar ajuda. Para quem está bem ou que acha que depressão é falta de um tra balho no corpo, pode ler sem problema nenhum.

Lori Bulhak 29/04/2023

Sinto muito
Quantas vezes deixamos, mesmo sem querer, os sentimentos transparecerem e dizemos mesmo sem palavras "me ajude" ou as vezes até mesmo ao pé da letra e somos simplesmente ignorados.

ok.vante 27/04/2023

Sei não, hein, esperava mais. Acho que não gostei tanto pq não é o estilo de livro que gosto de ler, mas até que o livro tem, sim, algumas informações que te deixam um pouco surpreso

SanoRen 25/04/2023

O livro é bom, embora seja um livro bem complicado de ler quando você não está em uma fase boa da vida, ele te faz pensar em como você age com as pessoas a sua volta, reconsiderar a forma como as trata, se você realmente enxerga como elas se sentem ou se só vê através delas, mas também serviu no meu caso para entender que nem sempre podemos entender as emoções das pessoas a nossa volta, mas que é necessário tomar cuidado com problemas que viram bolas de neve, pois se não foram parados podem acabar sendo bem prejudicial.

Mikoto 23/04/2023

Efeito bola de neve
Eu gostei do livro mas já tinha visto a série, então acabou virando uma leitura arrastada. É uma obra dolorosa, você consegue sentir que dói mais em algumas cenas do que outras.

meio que disseca a vida estudantil dos alunos do ensino médio. não tenho muito o que dizer, acho que a série conseguiu despertar mais emoções em mim do que o livro, provavelmente porque eu já sabia toda a história e talvez porque a série tenha muitos mais detalhes.

acho que como em toda obra que eu vejo sobre suicídio essa acabou com a mesma sensação: o sentimento quente da superação e esperança para o futuro. e acho que isso deixa o assunto muito fechado com essa sensação de que a vida continua depois do suicídio de alguém próximo, por isso o assunto acaba sendo romantizado ou coisa do tipo (pra mim parece isso). achei uma leitura boa e acho que devia ser uma leitura obrigatória nas escolas.

Kemillyzinha 23/04/2023

Entediante...
Li muitos comentários positivos e, honestamente, o livro não é de todo ruim, porém o tema não é abordado profundamente, a história tem muitos furos, os personagens não são abordados profundamente e tem as fitas tb, sério, que chatice. Ela sofreu tanto e no fim, ao jogar na cara dos outros o q eles fizeram e literalmente falar "me mtei por sua culpa", ela se igualou a todos eles. Talvez se eu tivesse lido a uns aninhos atrás eu teria gostado, mas dependendo da sua preferência literária, isso vai ser um saco. Adolescentes extremamente problemáticos e tóxicos, amores platônicos e essas coisas se tornam meio insuportáveis com o tempo.
emymy 18/07/2023minha estante
ja li a metade e to quase abandonando juro

Kemillyzinha 18/07/2023minha estante
amg é tenso msm, qnd acabou eu dei aleluia kkkk ????

emymy 18/07/2023minha estante
eu também kakksksksksks terrível de ruim

Kemillyzinha 19/07/2023minha estante
o pior q eu tava com uma expectativa, acho q um livro nunca me frustrou tanto kkkkkk

emymy 19/07/2023minha estante
simmm meu deus, achei q ia ser um livro super reflexivo e profundo, uma perda de tempo

Kemillyzinha 20/07/2023minha estante
o tal do leitor sofre viu ??

Vinicius.Yuji 23/04/2023

O inicio é otimo mas os momentos finais?
A premissa é até boa, você fica tenso com a leitura e tudo, fluí que é uma beleza e tu tá lá querendo saber o que rolou com a garota mas quando chega nos momentos finais do livro, parecia que eu estava vendo a premiação de melhor filme no oscar de 2019.

Dayy :) 21/04/2023

A Hanna só queria que alguém a notasse, que alguém se preocupasse mais do que automaticamente considerando que ela estava bem apenas por estar frequentando a escola.

Talvez eu quisesse atenção
Que algo fosse sobre mim
Alguma coisa
Talvez
Eu pudesse ter tido isso

E talvez
Só talvez
Era uma bagunça aqui dentro
Eu só queria ficar bem

Alguém se importou?

Nogtsune 18/04/2023

Eu não tenho muito o que dizer, não quero dizer na verdade, sabe quando você se apega a um personagem mesmo sabendo seu final ou que esse personagem morre, eu amo a personagem Hannah, e ler tudo isso ver exatamente como era a vida dela e como terminou.... Aff... Em pensar que tem tantas pessoas por aí passando pelo mesmo que ela passou, e pior... Pensando em fazer o que a Hannah fez... A Hannah é um certo momento do livro disse que já era tarde demais.... Mais entendam NUNCA É TARDE DEMAIS. ( Se tiver algum erro, Perdão)
Gabriele 19/04/2023minha estante
??

Alline 15/04/2023

Ah.
Esse livro me deixou triste. Bastante, na verdade.
Mas eu amei, tudo, é incrível, o jeito que ele aborda o suicídio, as fitas, tudo.
É maravilhoso, eu chorei muito lendo, pois tem uns pontos sensíveis. Mas é isso. Recomendo. Mas verifiquem os gatilhos antes plss.

amanda 15/04/2023

Hannah
Livro bom com uma leitura fácil. triste a situação de hannah, triste pensar que poderia ter sido evitada..

Samyra16 13/04/2023

Amei amei amei
Uma leitura que nós prende do começo ao fim!!!
Maravilhoso embora a série não leve totalmente à risca ainda assim compensa assistir

ANDER CELES 10/04/2023

Polêmico, incompreensível mesmo pra mim
Assisti a série há muito tempo, e me apeguei muito a ela. A história, os personagens, tudo me conquistou muito. As outras temporadas não foram lá essa coisa, mas ainda trouxeram algumas reflexões.

E anos depois leio o livro que deu origem a série. A história é muito idêntica a que assisti, é claro que aqui com menos aprofundamento nos personagens, pelo limite de páginas e mídia diferente. Mas ainda assim, tudo da série está lá (pelo que me lembro)

E as discussões feitas lá se aplicam aqui igualmente. Como disse a um amigo, tenho muita dificuldade de me identificar ou entender os motivos de um personagem quando ele tem uma ação suicida. E claro, no caso da Hannah, também não entendo. Como os personagens falaram no próprio livro, ela poderia ter pedido ajuda e etc. Mas acho que algumas situações de depressão só quem passa deve saber. Como ajudar então? Também não sei, pq sou do time "pq não pediu ajuda?"

Enfim, eu favorito o livro porque acho muito interessante a forma de narrativa escolhida pelo autor, ir dando as informações aos poucos e com foco nos personagens por capítulo, e personagens que não precisam aparecer de novo... Fora a discussão sobre suicídio, acho que no lançamento da série foi um dos momentos onde essa discussão esteve mais presente.