Literatura e Política

Literatura e Política George Orwell

Resenhas - Literatura e Política

Livroterapia MS 09/04/2023

Uma visão diferente
Encontrei nesse livro um autor sem ilusões a respeito do mundo. Dessa forma, ele escreve tentando entender o homem em transformação, diante de um Estado controlafor.

Mmads 26/12/2022

Dois assuntos

Marcia.Santos 17/10/2022

Dois assuntos
Não conhecia esse trabalho de Orwell, mas sinceramente terei que ler alguns dos ensaios contidos no livro novamente. O escritor aborda as tendências, as crises, as configurações sociais... É um livro para refletir o hoje em detrimento do ontem.

Élida Mercês 03/06/2020

Artigos e resenhas escritas por George Orwell durante a Segunda Guerra Mundial que revelam ainda mais da já conhecida sagacidade do autor.

Lucas1429 17/03/2020

O humano que habita a lenda
O título do original em inglês "The Observer Years" faz mais justiça ao conteúdo do livro do que o da versão brasileira, mas mesmo o nosso de alguma maneira já aponta na direção do livro. Dividido em 2 partes, primeiro estão reportagens que Orwell escreveu para o jornal inglês "The Observer" e depois resenhas de livros dos mais variados tipos para o mesmo periódico.
As reportagens são ótimas, em especial aquelas nas quais ele cobre o fim da Segunda Guerra Mundial. Também há aquelas menos "excepcionais", que não despertam tanta reverência por tratar de temas que simplesmente não parecem ter tanta importância hoje em dia ou por conter alguns pontos questionáveis como as considerações que Orwell tinha quanto a incapacidade do Marrocos se autogovernar. Não ha, contudo, nenhuma mal escrita e é fácil se deixar levar e acabar rapidamente essa parte do livro.
Na parte das resenhas, o livro perde fôlego. Não por culpa do autor, mas do seu contexto. Muitos dos livros resenhados não são lembrados hoje em dia ou considerados importantes por seja qual for o motivo. Na verdade as resenhas de livros que tem relevância hoje em dia são as que falam de clássicos como os de Dostoiévski ou Conrad, com as únicas exceções de livros contemporâneos à escrita do autor que foram resenhados e até hoje têm importância sendo os de Hayek e T. S. Eliot. O contexto muda e muito do que se escrevia simplesmente acaba não resistindo a passagem de tempo, assim como muitos debates que ocupam o pensamento do autor e hoje não deixam sequer sombra (quem vê muitas discussões por aí sobre economia centralizada ou as mil diferenças na esquerda?).
Algumas observações do autor sobre fenômenos como religião e política, guerra e fascismo são, porém, atemporais e revelam sua genialidade.
No geral, o livro é uma boa pedida para quem gosta de bom jornalismo ou já leu a maior parte da obra de Orwell e ainda quer mais. Por entre a escrita diária do lendário pensadir, pode-se vislumbrar um homem e só por isso o livro já mereceria alguma atenção.

Bolena 27/10/2016

Uma outra visão sobre a guerra
George Orwell é meu autor favorito, aquele autor que eu leria até a lista de compras do supermercado.
Como o título do livro diz, mostra um pouco da correspondência dele para um jornal britânico durante a segunda guerra mundial. Eu gostei muito desses artigos, pude ver um outro lado da guerra que eu não conhecia, ou nunca havia me interessado, como por exemplo, a repatriação de prisioneiros.
Na segunda parte do livro mostra diversas críticas de livros. Dessas críticas, confesso que conhecia no máximo 5 autores e não havia lido nenhum livro deles, mas mesmo assim foi interessante e até divertido ler. Orwell não tinha medo de criticar, muitas vezes com seu jeito irônico e dizer tudo aquilo que pensando sobre o autor e sobre o livro.
Recomendo o livro principalmente para quem já é fã do autor.

Victor 05/08/2011

me deixou à desejar
Na minha opinião o livro me deixou muito à desejar.
Ele tem apenas trechos de artigos do Orwell da época e resenhas que ele escreveu de livros que ele leu, esperava muito algo criativo da mente brilhante do autor, criticas sobre a política da época.
Mas li apenas opiniões que ele tinha da época sobre o que ele pensava de outros apenas.
Sandromar 05/02/2017minha estante
Ele faz o que promete!