A Terra dos Meninos Pelados

A Terra dos Meninos Pelados Graciliano Ramos




Resenhas - A Terra dos Meninos Pelados


133 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Matheus 26/05/2024

Engraçadinho.
Como eu já havia dito em outro comentário, eu não sabia que Graciliano escrevia histórias infantis. Meu único (e incompleto) contato com suas obras foi quando eu quase terminei "Vidas secas". Na época, minha rotina estava uma loucura e eu não consegui me conectar com o livro. Na verdade eu não estava lendo nada naquele momento.
Mas enfim.

Esse aqui tem uma história curiosa, desse menino com um olho azul e o outro preto, e uma careca. Ele sofre na escola e na rua onde mora, já que as outras crianças tiram sarro dele por sua aparência. Uma aparência muito diferente, aliás. Até o belo dia em que ele sobe o morro atrás do seu quintal e vai parar em um país diferente com um nome diferente que agora não me lembro.

É bem bonito ver como ele se finge de desentendido e se deixa levar pelo próprio devaneio. Uma mistura entre brincadeira de faz-de-conta e fuga da realidade que, de mal gosto, brinca com a sua aparência. Afinal, todo mundo nesse país estranho convenientemente tem a mesma aparência que ele.

Lá, os rios se abrem para que você os atravesse e se fecham depois que você passa. As árvores de laranja, que não têm espinhos, oferecem elas mesmas um fruto pra você. As cigarras não voam e nem cantam, elas flutuam sobre discos de vinil voadores (muito irônica a comparação que Graciliano fez desses animais com o objeto kkkk). Nesse país estranho (eu realmente deveria ter guardado o nome, perdão) não existe noite, o Sol simplesmente fica lá parado. As pessoas não envelhecem, são eternas crianças, e tiram soneca sob a sombra das árvores.

É tudo muito bonitinho e encantador, e foi isso o que mais me encantou nessa história. Porém, apesar das qualidades, às vezes o texto parece confuso, como se ele se perdesse na cabeça do menino protagonista. Se isso foi intencional da parte de Graciliano, foi genial, mas eu não curti tanto.
De qualquer forma, recomendo muito a leitura. É bem curta e gostosa.
comentários(0)comente



Wania Cris 05/05/2024

Voltei no tempo...
Um recorte desse livro estava em um livro didático da minha infância. Que gostosa viagem no tempo foi ler essa história...

Graciliano tinha um talento imenso de trazer para a escrita o mundo mágico da imaginação.
comentários(0)comente



Gustavo.Morsch 20/04/2024

Imaginação e respeito
Livro sensacional! Podemos refletir e debater tanto com o texto. Respeitas as diferenças não é fácil, mesmo para aqueles que sofrem com ela.
comentários(0)comente



joana 20/04/2024

Tão bulindo comigo
Simplesmente maravilhoso! Mal posso esperar pra minha sobrinha crescer mais um pouquinho pra eu ler essa história pra ela. É curtinha, ótima para crianças.
comentários(0)comente



Jadgy 16/04/2024

Raimundo fecha os olhos e espia para dentro de si
Raimundo é um menino que sofre bulling por ter um olho de cada cor e ser careca; oaea fugir das suas dores, ele cria um país chamado Tatipirum, onde as personagens são parecidas com ele, um lugar onde ele é aceito, tudo é acolhedor e harmônico. Para entrar nesse mundo, ele faz algo comum das histórias infantis, como em Alice no país das maravilhas ou como em o Mágico de Oz, o fato de fechar os olhos e olhar para dentro de si mesmos e reconhecer um mundo fantástico.
comentários(0)comente



AngelaS.DiasNagami 09/04/2024

Nostálgica
Fiz essa leitura na escola, acho que eu tinha uns 9/10 anos. Não me recordava de quase nada, mas foi nostálgico o audiobook. É um livro bem juvenil, que fala sobre aceitação, bullying e como podemos ser aceitos quando se tem o grupo e os amigos certos.
comentários(0)comente



Jessica.Cacko 06/04/2024

Recomendo para todas as idades.
Uma leitura fluida, leve e divertida, eu li sozinha e depois contei a estória para meu filho de uma forma mais lúdica e resumida.
Acredito que pra ler para uma criança é um pouco extensa.
A leitura serve para todas as idades, amei me aventurar pela terra dos meninos pel4d9s.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Patti Spissoto 22/03/2024

Bem juvenil
Achei lá na escola que eu trabalho e resolvi ler. É um livro bem juvenil. Tem até umas palavras que não conheço e outras que sei que foram inventadas. Mas a história é interessante pra trabalhar com os alunos sobre bullying.
comentários(0)comente



Carolina.Perdigão 19/03/2024

Bonito livro sobre diferenças e aceitação, pela visão da criança. História repleta de imaginação e criatividade.
comentários(0)comente



Luiz Santiago 18/03/2024

Aprendizado
Uma história simpática de aprendizado, de encontros, maturidade e despedida.

[Plano Crítico]
planocritico.com
comentários(0)comente



Marcia.Santos 05/03/2024

A beleza da diferença
Um livro que retrata de forma tão poética a diferença entre os seres e quão belo isso é. Foi encantador ler esse livro de Graciliano Ramos, que até então não havia lido.
comentários(0)comente



Simone1603 01/03/2024

Ótimo
Escrito em 1937, aborda temas que ainda são atuais, como bullying, autoestima, solidariedade, pertencimento. Li com meus alunos do 5° ano, agora vamos assistir à série e fazer um comparativo.
comentários(0)comente



Ceci 29/02/2024

Tenho uma memória muito boa desse livro porque foi minha mãe quem me deu. Na primeira página como sempre ela fez uma dedicatória.
comentários(0)comente



Mariana.Schmall 22/02/2024

Bom livro
Um livro diverto escrito para crianças, mas é um assunto para todas as idades, diferenças e aceitação. É nessa fase que as coisas começam a se consolidar então, nada mais justo do que mostrar que somos todos diferentes, temos corpos diferentes, personalidades diferentes, cores, educação e etc, enfim e isso é o legal da vida. E viver em sociedade é lher dar com essas diferenças numa boa.

Um livro simples que diz muito!
comentários(0)comente



133 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR