Lendas Brasileiras

Lendas Brasileiras Mauricio de Sousa

Resenhas - Lendas Brasileiras

mimistica 21/01/2024

Melhor livro de lendas!
Tenho este livro desde minha infância, pra mim é o melhor livro das lendas brasileiras que existe, as ilustrações dos personagens são lindas, tem várias histórias, além disso vem com um CD caso você opte por colocar pra ouvir.
Se tiver um filho vale super a pena a compra, se não tiver vale a pena pra a própria leitura, recomendo muito!

Lobo 12/08/2023

A importância do folclore brasileiro.
Esse livro conta 12 histórias do folclore brasileiro de forma lúdico, com muitas ilustrações e muito bonitas do nosso folclore, no final relatando de onde é cada história, achei uma forma bem bonita e divertida de mostrar essas histórias para as crianças.

Andre350 20/07/2023

Um livro que conta as lendas, do meu povo indigena, de forma apropriada para crianças e adultos de todas a idades. Com desenhos o autor ilustra a historia para que o leitor se encante com a obra.

Marcelle 13/03/2023

Lindo
O livro é lindo, muito colorido e conta 12 lendas Brasileiras com personagens de Maurício de Sousa. É um ótimo opção para ler com as crianças e introduzir um pouco da cultura brasileira. Possui adaptações nas narrativa das lendas, tocando em assuntos de sustentabilidade, preservação da natureza e bom comportamento. Li para minha bebê e ela adorou observar as ilustrações.

Maria8457 01/06/2022

Histórias do folclore brasileiro narradas pela turma da Mônica e pelo querido Maurício de Souza. Excelente para trabalhar a cultura brasileira com as crianças e os jovens!!!

Luana:) 25/05/2022

Uma leitura muito rápida e divertida que apresenta de uma maneira leve as lendas brasileiras. É muito importante sempre ter obras que fazem referência as lendas nacionais, já que com tantas influências internacionais, elas acabam sendo deixadas um pouco de lado.

Liv_leituras 08/01/2022

Melhor livro infantil
Okay, não poderia haver livro infantil melhor, ganhei ele quando criança da minha bisavó, e além de me incentivar a ler, me fez conhecer a INCRÍVEL diversidade cultural e folclórica do nosso país. Vale MUITO a pena, esse livro é perfeito para crianças, além de um super incentivo literário.

Rafael.Assumpcao 22/12/2021

Ótimo para crianças
Esse livro reúne os principais personagens do folclore brasileiro (alguns deles eu mesmo não conhecia).
Foi uma seleção muito boa de personagens.
As adaptações usando o traço e estilo do Maurício de Sousa ficaram muito boas também.
E o mais importante, achei todas as histórias bem adequadas para crianças de todas as idades.
Já vi muita coisa ideológica publicada nas revistas da turma da Mônica, principalmente nos últimos anos, mas as histórias do folclore parecem ter sido poupadas.
Claro que nem sempre as histórias são 100% fiéis à tradição, mas é algo que as crianças podem complementar com outras leituras ao longo dos anos.

LivroAleatorio 15/02/2021

Um jeito legal de ensinar um pouco de folclore para crianças
Leia para uma criança! O livro é muito bem ilustrado e bem feito. Não sou uma especialista do folclore brasileiro mas, me lembrei de várias histórias da infância. As lendas são: Boitatá, Boto Rosa, Curupira, Lobisomem, Iara, Mula sem Cabeça, Saci, Negrinho do Pastoreio, Vitória-Régia, Uirapuru, Cabra-Cabriola, Cobra Honorato.

Tathy 02/02/2021

Muito lindo!
Com as principais lendas do Brasil, contadas de forma encantadora e com ilustrações típicas de Mauricio de Sousa. Superou minhas expectativas.

Luana 26/12/2020

Uma jóia do folclore
Esse livro é maravilhoso!!!!!
Dei de presente para o meu sobrinho e ele amou demais. As ilustrações são lindas, encantam os olhos de qualquer um, a leitura é simples e dinâmica, e o bônus é que tem o CD, onde os personagens e o próprio Maurício contam as histórias.
Mexe demais com a imaginação das crianças, jovens e adultos também, além de enfatizar sobre a importância do nosso folclore, que é muito rico e diverso.

><'',º> 08/04/2019

Uma linda coleção colorida traz famosas lendas brasileiras, representadas pelos adoráveis personagens da Turma da Mônica.

Blog Kids

z..... 07/04/2019

Doze lendas adaptadas por Maurício de Sousa para a turminha. Digo adaptadas porque algumas, originalmente mais dramáticas, foram atenuadas na narrativa. Caso da Cobra Norato (nada de Honorato) em que o embate mortal com a Maria Caninana foi deixado de lado.
Gostei de quase todas. As exceções foram do Boitatá (contada de maneira esquisita demais) e Cabra Cabriola (desconjuro! explicitamente demoníaca). Preferia que tivessem incluído a do Açaí (ainda mais com o modismo e badalação que assumiu nos últimos anos).

A que mais curto é a do boto. Acredito que seja a mais complexa (com origem fantástica a partir da colonização e seus ditames culturais), de maior carisma (proporcionando leque grandioso de relatos) e possivelmente a mais presente no imaginário (pelo menos na Amazônia). Ainda hoje muitas histórias populares fortalecem o mito.

Biblioteca Álvaro Guerra 19/06/2018

Boitatá, Boto Rosa, Curupira, Lobisomem, Iara, Mula sem Cabeça, Saci, Negrinho do Pastoreio, Vitória-Régia, Uirapuru, Cabra-Cabriola, Cobra Honorato e Turma da Mônica.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788574888958

Grazy 13/08/2015

Muito interessante.... Dá pra saber as lendas que já existiram...