Lendo os Salmos

Lendo os Salmos C. S. Lewis

Resenhas - Lendo os Salmos

suzana.elisa.9 13/08/2023

Uma leitura que nos induz ao pensamento crítico. É uma discussão sobre o livro dos Salmos, e não uma explicação e orientação de como deve ser lido.

O que mais me chamou atenção foi o capítulo sobre louvor, me deu uma outra visão.

Wesley - @quemleganhamais 07/06/2023

Outro olhar para os Salmos
C. S. Lewis não propõe um comentário bíblico sobre o livro de Salmos, mas si o seu ponto de vista de alguns assuntos que são tratados nessas canções bíblicas.

Todos nós fazemos a leitura e com a nossa cosmovisão, conhecimento, repertório e maturidade, interpretamos o texto de uma meneira. Aqui temos a possibilidade de ouvir (ler) os comentários de um cristão que foi referência em sua época e influencia muito o pensamento de hoje.

É uma leitura diferente de um comentário bíblico, mas não menos produtiva.

Rodrigo.Peixoto 04/05/2023

Lewis traz uma leitura muito interessante sobre o livro de Salmos, faz diversas referências a cultura judaica antiga, mostra durante o texto similiridades e diferenças das demais culturas da antiguidade, traz a tona também da presença de uma alegria no louvor a Deus e no cumprimento da lei que foi revelada a humanidade.

Dany Falcão 11/02/2023

Excelentes reflexões
Muito bom, difícil leitura, tem que concentrar bem pra entender, mas depois que pega o embalo, resulta em excelentes reflexões.

Elen Ximenes @quemleganhamais 29/12/2022

Poemas bíblicos
Ler C S Lewis é sempre algo construtivo, prazeroso. Fico encantada com a beleza e destreza com as quais ele constrói o texto, além disso sua sinceridade me faz rir!

Gostei muito da visão que ele compartilha. "Salmos são poemas e poemas existem para serem cantados. Não são tratados doutrinários, nem mesmo sermões."

Como um letrado, é de se esperar a riqueza da profundidade e coerência dos seus argumentos.
"Os salmos devem ser lidos como poemas, como letras de música, com todas as suas licenças poéticas e formalidades, com todas as suas hipérboles, com todas as suas conexões mais emocionais do que lógicas, típicas da poesia lírica. Caso contrário, perderemos o que está neles e passaremos a ver o que não existe."

Para dicas de livros siga @quemleganhamais

#quemleganhamais #livros #cslewis #poesia #leitura

Valeria 04/06/2021

Maravilhoso
Aprendi muita coisa nova com a leitura deste livro. Indico pra quem quiser se aprofundar no estudo de Salmos.

Edywil 30/09/2020

C.s.lewis tem uma forma muito peculiar de expressar suas ideias. Achei bastante agradável e proveitoso as discussões e reflexões que ele traz sobre os salmos e são pensamentos diferentes do usual, que nos fazem refletir na pluralidade e diversidade do texto sagrado presente nos Salmos

Andrias 29/03/2020

Altos e baixos
Existem bons capítulos e outros nem tanto. De qualquer forma, para um leitor de Lewis como eu, não pode se deixar esta obra fora da estante.

@srlucasm 14/03/2020

A experiência em ler os Salmos por CS Lewis
Salmos, o livro mais longo da Bíblia, o livro mais lido em toda a Bíblia. É lá que tem o capítulo mais longo da Bíblia (Salmo 119). Muitos se deleitaram em ler o livro e compartilharam as suas experiências como o Reverendo C. H. Spurgeon, o João Calvino, entre muitos autores e autoras. Um desses autores, o C. S. Lewis, comentou a sua experiência ao ler os Salmos. O resultado dessas experiências, é o livro que está na foto.

Com 11 capítulos, o autor apresenta a sua interpretação nas passagens dos Salmos referentes a diversos temas. Ao final do livro, existem alguns salmos selecionados que o autor comentou com maior abrangência no livro. Também tem um índice de salmos que o autor mencionou em todo o livro.

O autor já deixa claro que ele é apenas um aluno ensinando a outro aluno, ou seja, é apenas a interpretação dele com o conhecimento que tem, ele não tem conhecimento abrangente sobre alguns assuntos. Como ele disse, ele é um leigo ensinando a outro leigo.

O autor explica algumas passagens, revela-nos alguns detalhes que passam desapercebidos como o louvor e a natureza. No capítulo referente as maldições vale a pena a sua leitura, já que no livro de Salmos tem várias passagens sobre as mortes dos inimigos, sobre vinganças, que podem causar uma interpretação errada. A explicação do autor pode elucidar o porquê dessas passagens.

Tem interesse em conhecer essa obra do autor das Crônicas de Nárnia? Leia com atenção, e se puder, leia com o livro de Salmos para ampliar a sua experiência. A leitura pode te surpreender sobre esse lindo livro que Deus nos presenteou na Bíblia.

Att,
Lucas M.

Leituras e Reflexões 08/07/2017

Admiráveis reflexões sobre temas recorrentes e importantes no livro de Salmos. Temas sobre os quais, sinceramente, nunca havia me debruçado para refletir. Muito top mesmo. Lewis sempre brilhante em suas análises. Eu me surpreendo a cada livro com sua inteligência e sabedoria. Admiro cada vez mais, a cada novo livro. Admirável como escritor de literatura fantástica e ainda mais admirável como escritor de literatura cristã.

Salatiel 03/07/2017

Ótimo, mas com ressalvas
O livro segue a típica forma de escrever do Lewis, o que o torna muito bom de ler, mas quando ele se arrisca em algumas questões mais profundas de teologia, como a doutrina do inferno ou o entendimento sobre os salmos imprecatórios, ele comete alguns erros um pouco graves. Mesmo assim, recomendo muito a leitura, visto que alguns capítulos, como o referente a adoração e o referente a conivência, são muito profundos e levam a reflexões sobre a vida prática que todo o cristão deveria ter.

Joemy 16/02/2017

O livro que me deu novos significados para os livros poéticos bíblicos (e para a própria Bíblia)
Ontem concluí a leitura de “Lendo os Salmos” (“Reflections on the Psalms”, no título original). Para quem praticamente, desde a 6ª série do ensino fundamental (atual 7º ano), todo ano lia algum livro de C. S. Lewis (o escritor que Deus usou para moldar minha cosmovisão), passar 3 anos sem fazê-lo foi um baita jejum (o último livro lewisiano que li foi “Perelandra”, em dezembro de 2013). Ler “Lendo os Salmos” foi um retorno em grande estilo, fazendo-me relembrar o que me encantava nos escritos de Lewis.
Nestes 15 anos de leitura bíblica, sempre achei no mínimo “estranhas” muitas passagens que lia nos Salmos e nos Provérbios. Pareciam-me que, mesmos inspirados por Deus, eram textos desconectados da realidade, com o seu senso de “aqui se faz, aqui se paga”, por exemplo. Não é à toa que a teologia da prosperidade e do triunfalismo tem sua "base bíblica". Eu não tinha o direito de descrer da verdade bíblica somente por causa disso, nem poderia correr o risco de “jogar o bebê fora com a água do banho”. Por esse e por outros motivos pude facilmente identificar-me com as dificuldades que Lewis encontrou em suas leituras das Escrituras.
Neste Brasil de multidões de “leitores iletrados” afetados pelo pedantismo intelectual esquerdista (infelizmente, os evangélicos não estão isentos disso), preciso ressaltar que ter desfrutado este livro não significa que eu concorde com todas as afirmações do autor, que é um dos meus prediletos. Amá-lo me faz ler seus escritos e admirá-los, a despeito de saber muito bem quais são as suas “heresias”.
O maior benefício que pude tirar de “Lendo os Salmos” foi reconciliar-me (não vejo outra palavra melhor) com as partes complicadas (para mim) da Bíblia, como também aprofundar minha apreciação pelas passagens que sempre amei. Isso foi possível com a inestimável ajuda de Lewis e sua vasta erudição, esse “leigo” experiente em qualquer assunto, inclusive os significados da literatura bíblica.
Antes de dormir, fiz uma breve oração agradecendo a Deus por ter criado C. S. Lewis, com sua mente arguta e sua imensa vontade de abraçar a verdade. Para mim, ficou o desejo de nunca menosprezar o que Lewis afirma na introdução do livro: “Um homem não pode defender a verdade o tempo todo; é preciso que também haja um tempo para que possa alimentar-se dela.”.

site: http://ultimato.com.br/sites/lendo-os-salmos/

joaoaranha 12/09/2016

Ótima reflexão
Essa é mais uma obra de C.S. Lewis, que não te deixa refletir no raso, utilizando-se da salmodia para adentrar em assuntos que aparecem nos textos, mas raramente são abordados, com link no cotidiano (mesmo se fazendo de alguns exemplos de seu tempo, até por quando foi escrito o texto).

Um grande equilíbrio entre o racional e o espiritual. Recomendado.

Alberto.Lucio 10/02/2016

refletir, refletir.
Lewis mas uma vez traz uma abordagem sincera sobre o que ele acredita, e diz logo de cara que como um colega que está estudando junto com você. Por que o salmista fica feliz com os seus inimigos humilhados aos pés da mesa? quando Cristo é ou não referenciado no salmo. questões para que a leitura bíblica seja mais livre e sem o peso de tradições sem sentido.se