Cidade das Cinzas

Cidade das Cinzas Cassandra Clare

Resenhas - Cidade das Cinzas

tswayland 01/01/2024

?Quando você realmente ama alguma coisa, nunca tente conservá-la do mesmo jeito para sempre. Precisa deixá-la livre para mudar.?

yasneryst 31/12/2023

Essa mulher é doente, eu juro!
Seguimos com esse plot esquisitíssimo de fraternidade.
Eu tenho certeza de que só não larguei mão desse livro na primeira vez que li porque tinha certeza de que ela não seria capaz de fazer isso de verdade com dois personagens. Mas é perturbador o quanto isso dura durante os livros!
Várias cenas que são bizarras! Fico chocada, juro.
Ainda bem que sei o final de tudo isso, mas como eu fui capaz de ler esse livro uma primeira vez sem saber de nada e ficar..., enfim, torcendo por eles, para interações românticas. Estou dando risada, mas estou com medo do eu do passado.
Acho, na verdade, que consigo explicar (não que seja exatamente possível), porque a outra opção nesse triângulo amoroso consegue ser pior do que... não pior, mas... É, na verdade é inexplicável mesmo. Procure ajuda, Cassandra, eu já fui atrás.
De qualquer forma, é perceptível o quanto a escrita evoluiu de um livro para outro, existe um amadurecimento muito grande.
Existe, é logico, alguns furos narrativos, mas eles não são tão perturbadores quanto os que existiam no primeiro livro.
De qualquer forma, acho que não posso julgar pesadamente um livro que foi publicado para um público diferente, em uma década diferente com a cabeça que eu tenho hoje e sabendo tudo o que eu sei hoje.
Mas o amadurecimento é grande e elogiável.
Eu sei que essas coisas perturbadoras não tem que me perturbar, porque no final não são reais, mas agora tenho que ir até o fim dessa saga, porque devo admitir que lembro o geral, mas ao mesmo tempo não lembro de nada do que acontece nesses próximos livros.

malu 31/12/2023

Último livro de 2023...
Demorei um pouquinho para começar o segundo livro dess série, devia ter começado antes, pq tinha esquecido de algumas coisinhas.
Não tava tão focada na leitura mas gostei muito, personagens como a Izzy e o Alec, até mesmo a clary e jace, foram mais desenvolvidos nesse livro, algo que gostei muito!!
Depois dos 80% a leitura me prendeu muito e só larguei quando acabei.
Não foi o melhor livro até agora, mas valeu a pena ler.

Lari 31/12/2023

Do jeito que eu lembrava
Esse foi uma releitura e muito me admira que eu lembrava de quase todos os acontecimentos importantes!
A história continua boa, reviravoltas atrás de reviravoltas. Simon melhor personagem.

Juprasino 29/12/2023

Ponte
O segundo livro da série "Os Instrumentos Mortais" é uma ótima ponte para o 3° livro da saga. Enquanto o primeiro livro nos dá introdução ao universo, o segundo livro desenvolve melhor os personagens já existentes (Alec, Jace e Luke, principalmente), introduzindo apenas uma personagem nova (Maia), o que é ótimo pois não sobrecarrega o leitor com vários personagens novos.
"A Cidade das Cinzas" nos introduz ao arco do Simon (que nos próximos livros será de grande importância) e também nos dá conhecimento maior sobre as fadas, seres do submundo que até então faltavam ser explorados pela autora, tendo uma apresentação bem explicativa e abordada de forma coerente com a história. Não chega a ser o melhor livro da saga mas também não é o mais fraco, considero um ótimo segundo livro para uma série.

rayssa756 28/12/2023

Crescer acontece quando você olha para trás e percebe que há coisas que gostaria de poder mudar.
Não muito diferente do primeiro.

as coisas ainda estão tomando forma, então muito do livro é baseado nas mesmas discussões do primeiro. achei esse bem mais rápido e também mais irritante e nojento com a forçação do casal clary x jace.

gostei de ver mais dos outros personagens, espero que isso se mantenha nos próximos livros.

Walter 28/12/2023

Muito bom.
O segundo livro continuou a expandir e explicar o universo como um todo, apresentando novos seres e mostrando como funciona as leis e a política dos Caçadores de Sombras e Seres do Submundo. O livro mostra como foi a dinâmica do Jace e da Clary agora que descobriram que são irmãos. Apresenta uma mudança envolvendo o Simon. Mostra Valentim dando sequência em seu plano, que foi revelado qual é. E mostra que Clary e Jace não são tão comuns quantos os outros Caçadores de Sombras. No geral, o segundo livro foi melhor que o primeiro, já que o primeiro teve o trabalho de apresentar o universo e o segundo pode focar na história em si. Estou bem animado em ler o próximo.

Isa 27/12/2023

Uou, a autora aprofundou o universo nesse aqui!
Gostei muito, o livro é cheio de acontecimentos e de novidades sobre a história dos personagens e do mundo que os cerca. Aprendemos muito sobre os segredos que os caçadores guardam e sobre os objetivos de cada um. Nem tudo é o que parece!

Ps: achei interessante que a Cass conte segredos aos leitores que sabem prestar atenção antes de os próprios personagens terem conhecimento.
Recomendo.

ysmel3ys 27/12/2023

Pensei que ia achar o livro bem chato, já que o primeiro trouxe muitas situações inesperadas, mas me surpreendi com a Clary. Esperava que ela fosse se tornar uma sombra dependente de qualquer pessoa que aparecesse para a proteger, mas Clary se mostrou independente em muitas situações, adorei.

anacarolzz_ 27/12/2023

Nesse livro só teve complicação e a Clary gritando quase que sempre. O interessante do livro gira ao redor de como eles estão lidando com todas as mudanças (que não são poucas) e a tentativa de capturar Valentim. Quando à similaridade com a série, é bem pequena, pouquíssimos detalhes foram preservados, evidenciando a necessidade de ler o livro pra ver a série (e convenhamos o livro tem muita mais ação).

biac3 26/12/2023

Como o outro, a leitura deixa a gente presa a todo momento
mesmo ele sendo muito intrigante, o meio eh meio sem graça, mas o final vale por tudooo
o final do livro eh rápido e sempre tem alguma coisa acontecendo

Gisele638 25/12/2023minha estante
Esse eu terminei na força do ódio

maymoon0 24/12/2023

O livro é bem leve e a leitura é bem rápida. Estou me divertindo bastante com os livros da Cassandra e estou achando que eu seriamente vou virar fã. AIAI meu dinheirinho.

Tem muito incesto e eu não aguento mais, socorro. É muita tensão sexual. E TEM GAYS.

Akira 24/12/2023

Mds pq os capítulos são tão grandes
Demorei literalmente dois anos pra ler esse livro pq o tamanho dos capítulos desmotiva muito.
Assim eu comecei a ler essa série não por gostar da história ou da Clary e Jace (pq na real eu acho os dois muito chatos, juntos e separados)
Acho os vilões bem merdas e os mocinhos tbm
Gosta da Isabelle e simpatizo com o Simon
mas o real motivo que eu comecei a ler isso foi pra pegar a história do Magnus e do Alec desde o início
então o livro pra mim avaliado puramente no relacionamento dos dois pq nn ligo o suficiente com o resto pra me dar o trabalho de avaliar
MUITO BOM CARA
as interações deles são simplesmente maravilhosas
oq me dá motivação de ler é ver qnd eles vão aparecer (juntos ou separados pq adoro os dois)
O livro em si deveria ganhar uma estrela e meia por aí mas os dois são icônicos e como é isso que importa pega 4 estrelas