Estrela da Manhã

Estrela da Manhã André Vianco

Resenhas - Estrela da Manhã

Monique.Araujo 15/04/2018

Nossa que terror!
Gente que livro.... foi incrível a viagem enquanto lia ele. Tive pesadelos, taquicardia, senti frio, calor e desespero. No meio da uma paradinha e o final achei clichê demais. Mas a leitura em si foi ótima pq vc se envolve com os personagens e sofre como se fosse o próprio Rafael. Recomendo muito.

Bruno 13/01/2016

Li, curti, não empresto e recomendo
Rafael é um garoto de 11 anos que sofre bullying na escola por Fábio Eduardo, apelido Maguila, tem uma mãe ausente e que finge não perceber o sofrimento do filho pelo fato de ela ser funcionária da mãe do Maguila e ter medo perder o emprego, e um irmão mais velho escroto que além de não dar atenção ao garoto, é um ignorante babaca.

A professora e diretora também são “cúmplices” nas desventuras do pobre Rafael.

A mãe de Maguila adora presentear as funcionárias da escola com vales da clínica de estética que é dona, assim dando abertura pra Maguila fazer o que quiser, deixando a vida de Rafael um verdadeiro inferno.

O garoto, que ficara órfão de seu pai quando mais novo tenta desesperadamente falar com seu ente querido, buscando informações sobre o obscuro na Deep Web, que por sinal consegue!

Aí a porra fica séria.

Após as tentativas do garoto, quem responde ele não é o pai, mas sim uma criatura chamada Estrela da Manhã, que pede para ele dar 7 nomes das pessoas que azucrinam sua vida e promete protege-lo por 7 dias.
Rafael da o nome da professora e outros, incluindo é claro, o Maguila...

No outro dia a notícia que corre na escola é a estranha morte da diretora. Alguns alunos comentam que ela se matou, que se jogou do terraço da escola. Aí Rafael percebe o que ele fez, que a tal “ajuda” do fantasma vai muito mais além do que uma simples proteção...

O garoto tem que correr contra o tempo pra salvar as pessoas que ele mesmo condenou ao inferno... #AiMinhaNossa

Numa linguagem moderna e narrativa fluída, Estrela da Manhã de André Vianco nos prende do início ao fim, mostrando que artefatos simples podem se tornar armas letais contra quaisquer inimigos, sejam eles desse ou de outros mundos e que mesmo quando nos deparamos num verdadeiro mar de sofrimento, teremos sempre alguém ao nosso lado nos apoiando...

Plus: Narrativa fluída e linguagem moderna, com direito ao internetês nosso de cada dia, nos fazendo identificar com vários momentos da trama \o/

Plus 2: Os momentos de tensão e algumas surpresas em certas cenas nos fazem prender a respiração querendo saber logo o que acontece no próximo e no outro capítulo...

Plus 3: Christian Pinkovai a capa ta top! Parabéns

Li, curti, não empresto e recomendo :)

Nina.manaia 10/01/2023

Esse livro tem um suspense e te faz criar diversas teorias, ele me prendeu do começo ao fim , gostei bastante

Isabela 19/07/2022

Excelente nesse livro André Vianco, mostra que devemos dar mais atenção aos nossos filhos, conhece los melhor.

Autora Nadja Moreno 05/05/2016

Cuidado com o que você deseja!!!
André Vianco é aclamado no universo literário nacional por suas obras, em especial tratando de vampiros e afins. Terror é sua praia, sempre mesclado com suspense, fantasia e muita originalidade, ainda que tratando de temas clichês. Foi o que apresentou na sua mais recente obra, Estrela da Manhã.

Rafael é o típico garoto vítima de bullying. Franzino, mostra seu medo, amigo/namorado da garota desejada pelo valentão da escola, órfão de pai. Nenhuma novidade até aí. Nem novidade se mostra nas primeiras páginas do livro, quando mostra os temores de Rafael e suas vãs tentativas de ser ouvido em suas súplicas. Não bastasse o que vive com o valentão da escola e seus amigos, ainda tem que aturar a professora e diretora da escola babando nos “agrados” da mãe do seu inimigo… Sua vida realmente não é fácil e ele tenta desesperadamente uma solução.

Navegando na Internet Rafael encontra um aplicativo um tanto quanto obscuro que promete resolver seus problemas! Aficionado pelo oculto sempre na ânsia de conseguir um contato com seu pai falecido, aquilo para ele se parece como um sinal, a redenção de todo o sofrimento que tem vivido, e adere à proposta do aplicativo. Bom, é neste ponto que o livro perde todo o clichê e se torna, para mim, um livro excelente, digno de releitura e de indicação!

O perfil do livro, embora realmente tenha traços de infanto-juvenil, devido ao seu pano de fundo e os detalhes que dão corpo à história, pode ser lido por qualquer idade e confesso que uma das cenas me arrepiou de verdade. Eu, acostumada a livros e filmes de terror. Portanto ele pode gerar um emaranhado de sensações ao leitor de qualquer idade. Só é preciso o tradicional desprendimento da realidade nua e crua, típico dos livros para o público juvenil. Neste ponto é preciso lembrar: é infanto-juvenil de terror. Portanto tem cenas que assustam, tem morte e sangue. E bem descritos… neste quesito é preciso cuidado com os leitores mais novos e sensíveis (P.S. Se é que ainda existam crianças e adolescentes sensíveis… rsrsrs).

A linguagem de Vianco é ágil, simples, envolvente. O leitor lê-sem-pensar as quase 300 páginas do livro. Não há momentos em que se tenha de ler calmamente para vislumbrar o que determinado parágrafo ou capítulo apresenta. Não. Lê-se como se brinca. Com suavidade e leveza.

Ainda sobre a linguagem, gostei mais desta abordagem adotada nos diálogos deste livro do que em outras obras do autor. As que tive contato traziam uma descrição da fala nos diálogos que me incomodou muito. Acho desnecessário escrever como se fala… usando os artifícios da fonética… Neste livro o autor se restringe a somente transcrever o “estou” por “tou”, sem forçar outras palavras para a forma falada. Aí sim consegui vivenciar seu estilo literário sem amarras.

O desdobramento de todo o emaranhado da trama me agradou bastante e o livro terminou de forma agradável. Fiquei com sensação de quero mais e o desejo que tivessem mais algumas páginas na sequência. Há um toque de “moral da história” que permeia tudo e achei bem bacana… Será que somos escravizados e nos tornamos zumbis sem perceber? Vale a pena ler e analisar este detalhe…

Em suma, gostei demais da obra e recomendo. Deixe-se levar pela busca de Rafael ou até mesmo pelo frio congelante de Estrela da Manhã. Sei que você vai se surpreender. Ahh, e não se iluda, embora tenha um nome singelo, Estrela da Manhã não é nenhuma flor que se cheire. Não mesmo!

site: http://www.escrevarte.com.br/2016/02/estrela-da-manha-de-andre-vianco-caliope-editora.html

Kleber Mayfair 30/12/2015

Esperava mais
Eu esperava muito mais desse livro, mas foi uma leitura prazerosa!

Rosana.Oliveira 15/05/2022

Muito bom!
Adorei a história. Apesar de ser voltado mais para o público jovem/adolescente (a meu ver), é bem dark. Gostei.

Danilo 24/01/2022

de cria
livrin de cria man, li quando tinha uns 10 anos, nem sabia ler, pulei umas 200 pag mas achei muito bom. RECOMENDOOOOO

Thai Mafra 23/05/2016

Estrela da Manhã traz como personagem principal Rafael, um menino sensível de 11 anos que vem sendo perseguido na escola por um colega de classe. Desamparado, o menino resolve procurar ajuda no pai morto, e assim começa a pesquisar sobre ocultismo e rituais de invocação. Em um desses rituais, usando um tabuleiro ouija, ele recebe do além uma sequência estranha de letras. Ao pesquisar na internet, acaba sendo direcionado para o site Pé na Tumba, que promove a venda de fantasmas.

Pesquisando dentre os fantasmas oferecidos, ele encontra o Estrela da Manhã, que promete "sete dias de proteção completa contra seus sete inimigos". O garoto então resolve se vingar não só do colega, como também de todos aqueles que foram omissos com a sua situação. Com o susto que Estrela da Manhã daria neles, Rafael tinha certeza, as coisas iriam mudar.

Mas o primeiro susto da lista não sai exatamente como planejado, e é aí que Rafael percebe que o fantasma na verdade não era tão inofensivo quanto parecia. O menino então precisa lutar contra o tempo para reverter a ação do fantasma e impedir que mais tragédias aconteçam.

É um livro curto e com o texto bem fluído, ótimo para quem gosta de sentar com o livro e só levantar quando acaba. O André mantém o clima de suspense o tempo inteiro e, apesar de ter uma linguagem mais infanto-juvenil, o texto dá bastante medo em alguns momentos (eu mesma olhei torto para o meu smartphone várias vezes enquanto lia). O Rafael é um personagem realmente encantador e a sua necessidade de ser cuidado torna impossível não se cativar por ele. Quanto mais a história se desenrola, maior fica a expectativa de saber o que vai acontecer no fim.

Resenha completa na Sociedade dos Leitores Compulsivos

site: http://www.sociedadedosleitores.com.br/2016/01/resenha-estrela-da-manha.html

Gabi Sousa 14/10/2016

7 dias, 7 nomes, 7 mortes (ou não)
O livro conta a história de Rafael, um menino sensível e inteligente de 11 anos, mais conhecido como Ossinho na sua escola, apelido que ganhou do terrível Maguila, um garoto que gosta de fazer bullying com Rafa. Cansado de sofrer com as maldades de Maguila e não ter o apoio de sua própria família Rafa apela as forças ocultas para solucionar seu problema, tenta contatos sobrenaturais com o pai, que faleceu quando ele era mais novo, mas a única coisa que consegue é a mistura de letras aleatórias. Ele pensa, pensa e resolve pesquisar na internet o que significava aquela palavra, após realizar sua pesquisa Rafa descobre um app para contratar fantasmas, aí que ele encontra o Estrela da Manhã que vai passar do título de guardião para o seu pior pesadelo. "Quando você chama a escuridão, cuidado. Ela pode te ouvir."
Eu gostei do livro porém esperava um pouco mais do final, ele teve um finalzinho bem clichê, poderia ter sido melhor. O terror nele é bem leve, recomendo para aqueles que querem começar a se aventurar nesse gênero mas de alguma forma tenham medo e/ou não gostam de algo mais pesado.

@injoyce_ 10/06/2018

Estrela da Manhã
Rafael um garoto de 11 anos, faz de tudo para se comunicar com seu pai morto, por não aguentar mais ser injustiçado, através de um contato com seu tabuleiro Ouija, ele consegue descobrir um aplicativo que pode terminar de vez com sua angustia da vida, ou faze-la piorar.

Através da era digital, Rafael consegue invocar um guardião, não sabe ele, que seu guardião “Estrela da manhã” quer mais que assustar as pessoas que o perturbam.

O único erro do Vianco, foi ele colocar uma criança de 11 anos como protagonista. A idade é muito absurda para se fazer tudo que Rafael faz, poderia ter colocado uma idade mais madura.

O que mais me chamou atenção na leitura é que, mesmo o “Tinhoso” ter sido invocado ao tradicional, também envolver o digital, então o bicho só pode ser forte se tiver no local com rede suficiente.

Analisei muitas resenhas negativas do livro, porém, achei muito bacana. Uma dica para você leitor: “Mesmo que todo mundo ache um livro ruim, se está com vontade de ler, leia, pois cabe apenas você decidir o que é legal ou não, cabe a sua imaginação e a maneira que ver as coisas.