Estrela da Manhã

Estrela da Manhã André Vianco

Resenhas - Estrela da Manhã

Ingrid.Oliveira 04/09/2018

Eu tenho um caso de amor com o Vianco. Foi o primeiro autor brasileiro que me marcou. Li os livros dele na adolescência e comprei todos para reler. É, eu tenho esperança que um dia vai rolar.

A primeira coisa que vc precisa saber sobre esse livro: ele é infantil.
Não deveria, talvez, mas é.
Aborda assuntos como bullying, displicência dos pais na criação dos filhos (não estou falando em motivos), vistas grossas por parte da escola, enfim, assuntos que a gente sabe que alguns adolescentes precisam lidar.

Então não é um livro convencional do Vianco, mas cumpre bem seu papel. Achei a leitura legal e li o livro em um dia.

O lance é não esperar um livro convencional do Vianco, senão vc vai se frustrar.

Aos que não tem paciência com literatura jovem, deixo a dica: pula esse e vai para o próximo.

Milla Cinemaniac 17/09/2023

Rafael, um menino frágil e sensível, sofre a perseguição de um grupo de valentões na escola. Em casa, não encontra apoio da mãe relapsa nem do irmão mais velho. Perdido, tenta encontrar na internet, através da tela de seu smartphone, tutoriais de rituais para reencontrar seu pai morto. Ele acredita que somente algo vindo do além poderá ajudá-lo.

Rafaela.Seabra 03/05/2018

Estrela da manhã
Ganhei esse livro ano passado, em meu aniversário e por estar muito ocupada acabei não o lendo. Peguei para lê-lo em abril quando estava de férias, e acabei tendo uma agradável surpresa! Li metade em apenas um dia e confesso que em boa parte do começo da história achei o livro bastante "infanto juvenil" e me pareceu história de sessão da tarde, mesmo assim me prendeu, pois queria chegar logo às mortes. Foi aí que o livro ficou ainda mais interessante! E nos momentos que, por um motivo ou outro eu não conseguia ler o livro, ficava pensando o que viria depois, o que aconteceria no capítulo seguinte. Ao ler as últimas páginas do livro de madrugada acabei deixando a leitura por causa da tensão, essa parte realmente me deu medo (rsrsrs) e precisei deixar o para terminar o livro pela manhã, com a luz do sol afastando o temível "Estrela da Manhã" das sombras da minha casa. Enfim, não deixem de ler o livro por acharem infantil ou algo do tipo, realmente vale a pena e eu indico muito. Um dos melhores presentes de aniversário que já ganhei!

Kelen 27/09/2016

Menino solitário, sofre violência de colega na escola e como não recebe apoio em casa, procura ajuda nas forças ocultas, mas as coisas não saem exatamente como ele desejava.
Bom livro, de fácil leitura. Recomendo.
Leitor Nato 27/09/2016minha estante
E assim nasceu death note... Kkk

Elis 29/12/2015

Muitos sabem que sou fã do André Vianco, depois de ter lido "Os Sete" (vou reler em 2016 e trazer análise para vocês), acabei adquirindo tudo que o autor escreve. Minha amiga Rose do blog Fábrica dos Convites, me presenteou neste natal com "Estrela da Manhã", estava quase comprando quando recebi o exemplar. Fiquei super, mega, hiper feliz. Já agradeci várias vezes, mas não custa mais uma né? Obrigada!

Eu ia colocá-lo na estante, pois meu irmão mais velho acaba lendo todos livros do autor que eu compro, antes de mim, porque a blogueira aqui tem centenas para ler. Mas por acaso dessa vez, resolvi que ia dar uma espiadinha antes de entregá-lo ao meu irmão. Então, notaram o que aconteceu, certo? Li a obra toda.

Aqui temos Rafael um adolescente com sérios problemas, que são deixados de lado, por causa de interesses e medo. E quando deixamos o medo nos dominar, ele sabe fazer isso perfeitamente. Fiquei irada com as pessoas que viam as injustiças e pouco faziam e quem mais devia cuidar de Rafael, fazia pouco caso. Feliz de lembrar que minha mãe fazia o maior barraco para nos proteger, se estivéssemos certos. E dava uma surra se estivéssemos errados. Obrigada mãe, por tudo.

Como a capa e a sinopse entregam, nosso personagem principal vai listar nomes de pessoas que o atormentam e incomodam para que seu "espírito protetor" os assuste, assim aprendendo a deixá-lo em paz quando ele pedir. Porém brincar com o oculto pode ter sérias consequências, as pessoas de sua lista irão sendo eliminadas, pois um espírito se alimenta de almas.

A maneira como Rafael pede ajuda e apronta para conseguir é realmente juvenil, no entanto quem não teve problemas de perseguição algum dia da vida para julgá-lo. Quem na fase aborrecente, não daria alguns nomes para ficar em paz. Eu percebi que haveria arrependimentos, que a leitura era juvenil, mas o modo de escrita do André Vianco, vai te prendendo, que mesmo se ficar um pouco enrolado, para saber o que vai acontecer, não conseguimos largar. Infelizmente encontrei alguns erros gramaticais e ortográficos, mas nada que atrapalhe o entendimento da leitura, porém editora...mais atenção.

Se você está na adolescência irá curtir a leitura, agora para os adultos, se ainda não leram nada dele, recomendo começar por outro livro do autor como "A Casa" ou mesmo, "Os Sete", pois se gostar desses com certeza verá com outros olhos qualquer leitura do escritor. Agora para os fãs, não percam essas páginas.

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/2015/12/estrela-da-manha-andre-vianco.html

Lethycia Dias 14/04/2019

Forçado
Rafael não aguenta mais apanhar de Fábio Eduardo, ou Maguila, o valentão da escola. Ele também não aguenta a falta do pai falecido e nem a falta de atenção da mãe e do irmão mais velho, Beto. Só Renata, sua amiga, e Darla, a namorada do irmão, ligam para ele.
Pesquisando na internet uma forma de se comunicar com seu pai - que talvez poderia ajudá-lo, o menino acaba encontrando um aplicativo de celular que pode resolver o problema, por meio da "contratação" de um fantasma para protegê-lo.
Como em vários filmes de terror de qualidade duvidosa, já podemos adivinhar que isso tem tudo pra dar errado. E a inscrição da capa "7 dias, 7 nomes, 7 mortes" já antecipa o que vai acontecer, diminuindo a surpresa do leitor.
Nas primeiras 100 páginas do livro, aliás, eu me irritei bastante. O garoto Maguila é protegido pela subserviência de todos na cidade para com sua mãe, que é rica e dona de uma clínica de estética. Achei essa circunstância bem exagerada, fazendo parecer que todos os adultos ao redor de Rafael estão num complô contra ele. Em certo momento, um diálogo com uma professora parece cena de novela mexicana, de tão apelativo e ruim.
O livro tem momentos de ação bem construídos que fazem a leitura andar mais rápido, mas o final apresenta uma grande solução mágica que achei ridícula. Também existe um furo na história, sobre o acesso ao aplicativo de celular que Rafael usa, que não é fácil de acessar, e de repente fica disponível para qualquer pessoa.
Achei criativa a associação entre a internet e outras tecnologias às criaturas do além como demônios e espíritos, mas é uma história mal escrita e um tanto forçada. Comprei esse livro depois de ter lido "Os Sete", do mesmo autor, e me impressionado bastante; mas foi uma decepção, assim como "O causo Laura", que li ano passado. Agora, só volto a ler André Vianco com histórias de vampiros.

site: https://www.instagram.com/p/BwNy1uFgy0o/

JefersonBOli 16/05/2022

Para mim, o pior do Vianco. De longe!
Após concluir esta leitura eu chego à conclusão de que este livro foi feito puramente para que o André Vianco fizesse um teste com seu novo selo editorial.

O livro é muito mal escrito, com um desenvolvimento pobre de roteiro, diálogos bobos e personagens nada cativantes. Por vezes as coisas se resolvem de forma mágica, o que ao meu ver foi uma preguiça de desenvolver a história. Em alguns momentos há contradições na escrita, fazendo com que não sejam coerentes alguns acontecimentos.

As personagens não agem como pessoas de sua idade e Vianco não se preocupou em pesquisar muito sobre algumas coisas importantes antes de colocar na história.

O final foi bobo, com soluções surgindo do nada e algo que limpasse a bagunça toda sem dar problemas narrativos. Os acontecimentos finais fizeram com que eu sentisse que tudo que li foi em vão, já que tudo estava resolvido no fim das contas.

De longe, tive uma péssima experiência e este assume o título de pior livro já escrito pelo Vianco; mas claro, isto é uma opinião de alguém que há anos acompanha seu trabalho de escritor. Totalmente pessoal.

Gramatura Alta 17/04/2017

Terror juvenil
Embora a sinopse de ESTRELA DA MANHÃ descreva uma história de terror, o que você encontra na leitura é algo um pouco diferente. Realmente existem rituais, demônios e mortes, mas com uma roupagem totalmente infantil (não pejorativamente), que assemelha a história com um episódio de SUPERNATURAL, ou algum daqueles filmes antigos de adolescentes que passam na televisão de tarde.

Na verdade, é complicado definir a faixa etária do público alvo de ESTRELA DA MANHÃ. Ele pode afastar as crianças, por causa das mortes pesadas de alguns personagens, e pode afastar os adolescentes, pela necessidade de uma enorme crença na forma como o autor aborda o contato de Rafael, nosso protagonista de onze anos de idade, com o mundo do além. Ou o inverso, e agradar.

Rafael, para conseguir se livrar de um garoto de quem sofre bullyng diário, descobre um aplicativo para celular chamado Pé na Tumba, que oferece vários demônios de aluguel para resolverem os problemas do cliente. Para contratar o serviço, basta a pessoa realizar o pagamento com um cartão de crédito, aceitar o contrato, e a criatura é enviada pelo celular. Um desses demônios, o Estrela da Manhã, tem a função de proteger uma pessoa de sete pessoas durante sete dias.

Assim, Rafael usa o cartão do irmão mais velho, aluga Estrela da Morte, e entrega para o demônio o nome de seis pessoas que o tratavam mal, como o garoto do bullyng e a sua professora, ou que não lhe davam atenção, como a sua mãe e o seu irmão. Só que no primeiro dia, a primeira pessoa morre. E depois, a segunda. Logo, Rafael percebe o tipo de proteção que Estrela da Manhã oferece, é uma proteção bem definitiva. O garoto começa, então, a correr contra o tempo para tentar anular o contrato e salvar as pessoas que ainda restam da lista que passou para o demônio.

Rafael e Renata, a menina que gosta dele, e de quem ele gosta, são opostos em termos de coragem e esperteza. Ela apresenta para ele as respostas corretas para a situação do bullyng, mas o garoto, por covardia, não aceita e passa a buscar a solução menos óbvia. Algumas atitudes dos dois vão além do que uma criança de onze anos faria, ou pensaria, mas isso não chega a atrapalhar a leitura, ou a veracidade dos personagens.

A mesma coisa em relação ao irmão mais velho, Beto, e a namorada, Darla. Eles são o casal mais velho que, aos poucos, descobrem o que está acontecendo, reconhecem as próprias falhas pela falta que fazem ao Rafael, e acabam entrando na aventura para ajudarem o casal mais jovem a destruir Estrela da Manhã. Por essa união, entre crianças e adolescentes, contra forças sobrenaturais, que acontece a similaridade com os filmes de aventura dos anos oitenta. E isso é ótimo!

Toda o contato e controle do demônio é feito pelo celular, de forma bem semelhante aos aplicativos que nós usamos diariamente. Isso não é um defeito. Eu mesmo achei divertido o autor usar algo tão presente nas nossas vidas como uma forma de controle das criaturas vindas do inferno. O leitor pode até considerar isso uma crítica à quantidade de serviços oferecidos pelos aplicativos, pela Internet e redes sociais.

Existem outras críticas leves no enredo, com o próprio bullyng, a falta de atenção familiar e a solidão, além das mensagens morais, como a força interior que surge nos piores momentos, o aprendizado através dos erros, o arrependimento quando as faltas são compreendidas. Mas tudo isso é feito de forma muito sútil, sem muito aprofundamento. E isso, novamente, não é um defeito, uma vez que essa não é a proposta do livro.

A proposta de ESTRELA DA MANHÃ é, principalmente, divertir, sem compromisso, com algumas mensagens como brinde. E isso, a obra consegue, mas para um público que consiga aceitar a ideia do celular como forma de contato com o além, e não se incomodar com as mortes sangrentas da maioria dos personagens. Para quem aprecia uma boa aventura, com pequenas doses de terror, e tenha liberdade criativa, é uma ótima pedida. Para quem não tem assim tanta criatividade, bem, sugiro que exercite esse lado do cérebro, porque sonhar, mesmo com o absurdo, é sempre gostoso.

Paty.Oliveiraa 30/10/2020

Apesar de algumas cenas descritas sendo bem inaceitáveis de acontecer, o livro é bom em partes, no sentido de querermos saber como ele se livra da compra. Serviria como um roteiro de filme, com final já esperado. Em que tudo acaba bem.

Orabell 12/01/2024

Voltando as leituras.
Já tinha lido outro livro do André Vianco, no caso "A noite maldita" achei o livro excepcional, achei que esse poderia ter algo parecido ou me engajar da forma que seu outro livro me engajou. O livro é meio entediante até uma certa morte, que acompanha uma cena bem interessante, meio terror Trash, mas legal. Além de que é meio difícil acreditar que uma criança de 11 anos conseguiria fazer tudo que o protagonista faz, deixando pouco crível. Ao menos, foi bom para exercitar a leitura e voltar a consumir livros, é uma leitura bem rápida.

Próximo livro do André que pretendo ler é "Sétimo", esse estou bem curioso.

Thai Mafra 23/05/2016

Estrela da Manhã traz como personagem principal Rafael, um menino sensível de 11 anos que vem sendo perseguido na escola por um colega de classe. Desamparado, o menino resolve procurar ajuda no pai morto, e assim começa a pesquisar sobre ocultismo e rituais de invocação. Em um desses rituais, usando um tabuleiro ouija, ele recebe do além uma sequência estranha de letras. Ao pesquisar na internet, acaba sendo direcionado para o site Pé na Tumba, que promove a venda de fantasmas.

Pesquisando dentre os fantasmas oferecidos, ele encontra o Estrela da Manhã, que promete "sete dias de proteção completa contra seus sete inimigos". O garoto então resolve se vingar não só do colega, como também de todos aqueles que foram omissos com a sua situação. Com o susto que Estrela da Manhã daria neles, Rafael tinha certeza, as coisas iriam mudar.

Mas o primeiro susto da lista não sai exatamente como planejado, e é aí que Rafael percebe que o fantasma na verdade não era tão inofensivo quanto parecia. O menino então precisa lutar contra o tempo para reverter a ação do fantasma e impedir que mais tragédias aconteçam.

É um livro curto e com o texto bem fluído, ótimo para quem gosta de sentar com o livro e só levantar quando acaba. O André mantém o clima de suspense o tempo inteiro e, apesar de ter uma linguagem mais infanto-juvenil, o texto dá bastante medo em alguns momentos (eu mesma olhei torto para o meu smartphone várias vezes enquanto lia). O Rafael é um personagem realmente encantador e a sua necessidade de ser cuidado torna impossível não se cativar por ele. Quanto mais a história se desenrola, maior fica a expectativa de saber o que vai acontecer no fim.

Resenha completa na Sociedade dos Leitores Compulsivos

site: http://www.sociedadedosleitores.com.br/2016/01/resenha-estrela-da-manha.html

Gabi Sousa 14/10/2016

7 dias, 7 nomes, 7 mortes (ou não)
O livro conta a história de Rafael, um menino sensível e inteligente de 11 anos, mais conhecido como Ossinho na sua escola, apelido que ganhou do terrível Maguila, um garoto que gosta de fazer bullying com Rafa. Cansado de sofrer com as maldades de Maguila e não ter o apoio de sua própria família Rafa apela as forças ocultas para solucionar seu problema, tenta contatos sobrenaturais com o pai, que faleceu quando ele era mais novo, mas a única coisa que consegue é a mistura de letras aleatórias. Ele pensa, pensa e resolve pesquisar na internet o que significava aquela palavra, após realizar sua pesquisa Rafa descobre um app para contratar fantasmas, aí que ele encontra o Estrela da Manhã que vai passar do título de guardião para o seu pior pesadelo. "Quando você chama a escuridão, cuidado. Ela pode te ouvir."
Eu gostei do livro porém esperava um pouco mais do final, ele teve um finalzinho bem clichê, poderia ter sido melhor. O terror nele é bem leve, recomendo para aqueles que querem começar a se aventurar nesse gênero mas de alguma forma tenham medo e/ou não gostam de algo mais pesado.

Bruno 13/01/2016

Li, curti, não empresto e recomendo
Rafael é um garoto de 11 anos que sofre bullying na escola por Fábio Eduardo, apelido Maguila, tem uma mãe ausente e que finge não perceber o sofrimento do filho pelo fato de ela ser funcionária da mãe do Maguila e ter medo perder o emprego, e um irmão mais velho escroto que além de não dar atenção ao garoto, é um ignorante babaca.

A professora e diretora também são “cúmplices” nas desventuras do pobre Rafael.

A mãe de Maguila adora presentear as funcionárias da escola com vales da clínica de estética que é dona, assim dando abertura pra Maguila fazer o que quiser, deixando a vida de Rafael um verdadeiro inferno.

O garoto, que ficara órfão de seu pai quando mais novo tenta desesperadamente falar com seu ente querido, buscando informações sobre o obscuro na Deep Web, que por sinal consegue!

Aí a porra fica séria.

Após as tentativas do garoto, quem responde ele não é o pai, mas sim uma criatura chamada Estrela da Manhã, que pede para ele dar 7 nomes das pessoas que azucrinam sua vida e promete protege-lo por 7 dias.
Rafael da o nome da professora e outros, incluindo é claro, o Maguila...

No outro dia a notícia que corre na escola é a estranha morte da diretora. Alguns alunos comentam que ela se matou, que se jogou do terraço da escola. Aí Rafael percebe o que ele fez, que a tal “ajuda” do fantasma vai muito mais além do que uma simples proteção...

O garoto tem que correr contra o tempo pra salvar as pessoas que ele mesmo condenou ao inferno... #AiMinhaNossa

Numa linguagem moderna e narrativa fluída, Estrela da Manhã de André Vianco nos prende do início ao fim, mostrando que artefatos simples podem se tornar armas letais contra quaisquer inimigos, sejam eles desse ou de outros mundos e que mesmo quando nos deparamos num verdadeiro mar de sofrimento, teremos sempre alguém ao nosso lado nos apoiando...

Plus: Narrativa fluída e linguagem moderna, com direito ao internetês nosso de cada dia, nos fazendo identificar com vários momentos da trama \o/

Plus 2: Os momentos de tensão e algumas surpresas em certas cenas nos fazem prender a respiração querendo saber logo o que acontece no próximo e no outro capítulo...

Plus 3: Christian Pinkovai a capa ta top! Parabéns

Li, curti, não empresto e recomendo :)