Em teu ventre

Em teu ventre José Luis Peixoto

Resenhas - Em teu ventre

Bia 30/04/2021

É uma leitura que vou certamente guardar na minha memória mas também no meu coração. O melhor aviso que posso fazer a quem ainda não leu o livro é que se mentalizem de que este não é um livro sobre as aparições de Nossa Senhora, mas sobre as consequências que os seus relatos provocam. É também um retrato de um país com tanta miséria, fé e esperança. Este foi o meu primeiro contato com a escrita do autor e fiquei agradavelmente surpreendida. Não estava a contar gostar tanto e ficar tao emocionalmente agarrada às personagens. A forma como o autor escolhe as palavras para descrever situações, por vezes banais é bastante única e singular. A maior parte das vezes as palavras são escolhidas de forma quase poética. E isso agradou-me bastante. Não é fácil dar um cunho pessoal a uma estória que se inspira nos três pastorinhos. Também gostei de como o autor abordou o tema da maternidade, o ser mãe: as emoções, os pensamentos, os sentimentos, as dúvidas...
?Entre o infinito do céu
e o infinito da terra, existe
o teu infinito, igualmente
desmedido e ilimitado.
Mãe, o tempo não é capaz
de conter-te.?
(Se acreditam ou não que aquelas três crianças estavam a contar a verdade, isso é com vcs, mas leiam, vale a pena.)

Cristiano.Goes 04/05/2020

EM TEU VENTRE
Não são as palavras que distorcem o mundo, é o medo e a vontade. As palavras são corpos transparentes, à espera de uma cor. O medo é a lembrança de uma dor do passado. A vontade é a crença num sonho do futuro. Não são as palavras que distorcem o mundo, é a maneira como entendemos o tempo, somos nós.

Em Teu Ventre

José Luís Peixoto

Terminei de ler este livro de ficção, mas que é importante para compreender as aparições de Nossa Senhora de Fátima. Mostra outro ângulo do fato histórico. Há páginas memoráveis.