Os miseráveis (eBook)

Os miseráveis (eBook) Victor Hugo
Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

Elisa Espeleta 08/06/2024

Começo dizendo que ler esse livro foi uma realização pessoal e meta literária que eu tenho há muito tempo. Estou feliz por ter conseguido concluir, não foi fácil e por vários momentos eu pensei ?o que eu estou fazendo??? Só posso dizer que eu mergulhei nesse livro.
Os miseráveis é uma obra prima, um clássico que tem que ser aplaudido de pé! Julgo a dizer que uma vez na vida ler esse livro é pouco para a complexidade de detalhes que o livro te trás.

Eu não vou nem entrar no mérito da escrita, quem sou eu para criticar Victor Hugo?? Mas um fato é que a escrita tem uma riqueza de detalhes enorme e vários personagens e historias são apresentados ao longo do livro, o que dá uma cansada na leitura por tanta coisa que você precisa assimilar em um único parágrafo.

Sobre o enredo do livro, impecável!! Mostra a França como protagonista no livro e como é a vida dos franceses nessa época e a difícil vida da desigualdade social, facilmente se assemelha aos dias atuais.
?Há uma coisa bem mais triste que ver uma criança morta; é vê-la viver mal.?
Os personagens coadjuvantes são extremamente humanos, ressaltando sempre suas qualidade e defeitos. A história de Jean Valjean é de uma sensibilidade absurda, é incrível a força e resiliência que ele tem sobre a vida. Um espetáculo

Por fim, fica o meu questionamento o que de fato é ser um miserável?? Todos nós temos nossa misérias? A miséria não é apenas física?? A miséria também é a solidão?

Obrigada Victor Hugo, por me proporcionar uma leitura cheia de reflexões sobre a existência humana.

Priciliana0 07/06/2024

Os miseráveis
Não é uma leitura fácil. Exige paciência com a trama, e mais ainda assimilação da época, país e colultura de Victor Hugo.
E nada do que eu falar aqui, fará jus a obra.

A nota foi 2,5, e não foi por falta de imersão. Foram 2 meses e 7 dias de leitura, e muita reflexão sobre a história. E a questão é justamente essa: pouca história, muitos fatos.
Mas gostei, isso é o que importa.

Alice.Martiniano 07/06/2024

A miserável resenha
Começo falando que ele foi uma leitura obrogatória na minha escola, e foi o melhor de todos até agora.
Ñ esperava muito deste livro, mas minhas colegas estava falando bem dele e me animei.
Adorei a história do Jean e a sua relação com a cosset (ñ sei como escreve) mas ODIEI o menino que aparece no final (que tb ñ sei como escreve kkkk).
Achei o final triste e vicarei com saldades de Jean..

O livro ficou com 4? um dos melhores livro que eu li para um teste da escola.

Maria22495 07/06/2024

Superinteressante..
Tenho uma história bonita com este livro,( pelo menos é o que eu acho) a primeira vez que eu vi Os Miseráveis , foi na casa da minha avó .

Era da minha tia ,uma versão bem reduzida mas eu comecei a ler e não conseguia parar.
É incrivel como o autor consegue conectar os personagens desta forma ,é incrível e ponto final.
??

VivianRayna 07/06/2024

Amor
Sei que é a versão bem resumida, mas vale a pena ler.

Um texto que trata sobre revoluções, maturidade, todos os tipos de amor (fraterno, romântico). Que fala sobre justiça, propósito e humanidade.

Muito profundo, real.
Amei as relações dos protagonistas, as reviravoltas, o amor expresso pela humildade.

Creio que essa palavra: Amor; retrata muito do que a obra quer trazer; até onde o amor vai? Ou até onde a falta dele leva?

Amei cada aspecto dessa obra.
Recomendo!!

W4nderson 05/06/2024

Inefável
Victor Hugo, autor de grande sucesso na literatura francesa, foi um dos nomes mais relevantes do romantismo no século XIX. Seu sucesso como escritor foi notável, no entanto, atuou também como parlamentar e foi um grande defensor do fim da pena de morte em seu país. Em "Os miseráveis", uma de suas obras mais célebres, este explora diversos segmentos sociais, como a desigualdade e injustiça estrutural, além da precarização do sistema público vigente, que, apesar de serem retratados com base na percepção do autor no século XIX, mostram-se perenes.

A obra possui um desenvolvimento lento dos fatos, com uma linguagem rebuscada e, em alguns momentos, entediante, devido as diversas descrições prolongadas do movimento revolucionário ocorrido na época e seus marcos. Dessa forma, é possível notar que cada capítulo foi elaborado visando conectar os eventos históricos a realidade vivenciada pelos personagens e revelar uma ferida da sociedade parisiense.

O cerne do livro não é simplesmente a história de Jean Valjean, um homem que roubou um pão e, posteriormente, foi condenado por tal ato, porém, é encantador como o autor explora essa ferida do personagem para criticar o aparato social francês. Não enxergo isso como uma tentativa de descriminalizar atitudes que, de fato, são dignas de repreensão, mas sim a escolha de uma linha de raciocínio que, geralmente, é negligenciada.

Vale ressaltar que as Galés não era uma prisão comum, compreende-se como uma pena pela qual o condenado deveria ficar recluso na prisão e sair diariamente para prestar serviços públicos forçados, com calcetas nos pés e correntes de ferro, juntos ou separados, estando sob vigilância de um guarda.

Victor Hugo desenvolve muito bem essa parte da vida de Jean Valjean, assim como as mazelas vivenciadas por Cossete e Marius, criando um contraste entre a realidade vivida por cada um paralelamente.

Destarte, evidencia-se que "Os miseráveis" se torna uma leitura obrigatória para o desenvolvimento do intelecto humano. Evidentemente é uma leitura complexa, enigmática em certos aspectos, mas que se mostrará ainda mais insólita com a realização de releituras ao longo da vida.

"Pobres daqueles que amam apenas corpos, formas e aparências. A morte levará tudo deles. Procure amar almas, você as encontrará novamente."

WillVerd 04/06/2024

Esse é meu xodó, não tenho muito o que falar
Eu amo o musical e o que mais me encantou ao ler esse livro foi como ele me fez admirar ainda mais Victor Hugo, ainda mais o musical e ainda mais o filme. Como se fossem obras complementares, um explica o outro, um romantiza o outro e conhecer os dois é uma experiência única.
Por vezes a leitura pode até ficar pesada mas pro tamanho desse calhamaço foi até que muito fácil ler esse livro.

Era uma missão de vida ler essa obra prima e finalmente concluí. Leiam! É realmente tudo isso! Só leiam! Façam um esforço!

Ps: A edição da Penguin é maravilhosa, cheia de notas de rodapé e uma tradução bastante fluida.

skuser02844 03/06/2024

Me surpreendeu muito!
Meu primeiro contato com esse livro foi na infância, felizmente não consegui findar a leitura na época e graças a isso li adulta e foi incrível!

O que parecia ser uma leitura super maçante, se revelou super fluída, eu amei! O Victor Hugo me fez sentir todos os sentimentos possíveis dos personagens e pelos personagens (quis mat*ar um que agora esqueci o nome). Emocionante ?

iasmim154 01/06/2024

Amei demais esse livro e ja to querendo ler a versão original. ele foi escrito no século 19 e demonstra a injustiça social que acontecia nesse tempo, e que ainda acontece nós dias atuais!
e outro coisa que o livro deixa claro é o poder do amor, como a compaixão pode transformar uma pessoa.
a maior parte da minha leitura eu tava com raiva de algum personagem mas mesmo assim amei demais

Driely7 31/05/2024

De fato miseráveis
Fiquei muito chateada na parte que a Cosette simplesmente PARA de falar com o Jean >:( Achei o Marius um cara muito meia boca, não merecia o docinho da Cosette.

Nunca fiquei com tanta raiva de um casal na minha vida. (Os Thénardier)

Janaina347 31/05/2024

O retorno triunfal aos clássicos
Eu não sou uma crítica especialista em literatura, não passo de uma mera entusiasta de livros, viciada em ter um às mãos e aproveitar cada minuto de folga com os olhos mergulhados em letras absorvendo histórias e mais histórias. Acontece que, o regresso ao mundo dos clássicos foi um salto enorme de qualidade e uma constatação do porquê são clássicos e eternos! É sobre um destes eternos que eu falo aqui. Os Miseráveis possui exatamente esta definição, são páginas que transcendem por seu grau de profundidade! Há quem olhe para um livro como este apenas por um viés superficial ligado a desigualdades sociais ou mesmo por curiosidade histórica do momento vivido pela França e que é retratado com detalhes por Victor Hugo, porém, há muito mais dentro de suas centenas de páginas.

Lendo sua obra, pude constatar algo já sabido, a miséria humana não se restringe apenas ao materialismo, muitas vezes, o ser humano é tão podre por dentro que até sua situação econômica miserável acaba sendo apenas um reflexo da sua alma. Em outros casos, a vida de miséria, perseguição, dificuldades torna-se um trampolim para o desenvolvimento das virtudes, a busca por redenção! Há quem reclame da forma detalhista que Victor Hugo escreve, são páginas à fio descrevendo personagens, cenários e situações diversas, mas se não fosse por isso, como entraríamos na cabeça de Jean Valjean em suas crises de consciência? Como nos encantaríamos pelo bispo de Digne e sua forma de viver? Como ficaríamos chocados com o grau de maldade, ganância e desprezo da família Thenardier? Se não fosse a capacidade brilhante de Victor Hugo, como seriamos capazes de entender o profundo drama de Javert, dividido entre o que é certo e o que é o dever?

O livro é grande, mas vale cada minuto gasto nele!
Lidiane.Akemi 31/05/2024minha estante
Amei essa resenha
E todas as palavras escritas repletas de sentimentos e sabedoria !

ANA 31/05/2024

Todos deveriam ler.
Eu tentei ler a versão grande de 1500 páginas e até tinha chegado na metade, mas comecei a entrar numa ressaca e estava começando a me dar preguiça, então pra não abandonar decidi ler a versão adaptada e beeeeeeem menor.
Eu achei o livro trágico e eu amo livros trágicos, mas por ser algo cansativo acabou que não me apeguei, eu adorei a história em si e toda a lição que tem por trás, retrata como era injusto as coisas antigamente na França, mas na verdade isso mostra a vida atual também no mundo todo, a miséria nunca acabou e eu sinto em dizer que nunca irá acabar, o livro é antigo, mas ao mesmo tempo muito atual e vale a pena a experiência para quem tem paciência, mas acho que tanto a versão estendida como a menor, ambas mostram bem a mensagem que o livro quer passar, me deu vontade de ler mais do Victor Hugo.

RaquelSales17 29/05/2024

Uma obra de arte
Que livro lindo, incrível, soberbo.
Estou com o cara ao espremido.
História emocionante que certamente em outra época de vida lerei novamente ???