Açúcar Amargo

Açúcar Amargo Luiz Puntel

Resenhas - Açúcar Amargo

Laura854 15/10/2023

Açúcar amargo
Li pela escola, mas gostei bastante. Conta uma história com fatos do passado que poderiam ter acontecido com muitas pessoas. Ótimo desenvolvimento em certas partes. Leitura rápida e boa.

Beatriz3345 28/08/2023

O Livro é ótimo!
O leitor se identifica com os personagens e se conecta com a história
E o final foi um dos melhores que já li

JV Lucas 19/05/2023

Uma menina e sua luta.
Livro para jovens e adultos, conta sobre as dificuldades que o boia-fria enfrentava em sua rotina difícil. Atualmente essa profissão praticamente não existe mais, porém as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores são as mesmas por mais que as décadas e o trabalho mudem. Um livro de um debate social poderoso, onde acima de tudo mostra como o machismo estrutural funciona em vários setores de nossa sociedade. Apesar da leitura simples e rápida, posso afirmar que não é uma leitura qualquer e fútil para jovens, mas uma lição e acima de tudo abre portas para que os jovens possam se apropriar do debate de classes que é importantíssimo no nosso país.

lililu 25/02/2023

O açúcar pode ser amargo
Que leitura meus amigos, eu amei esse livro, perfeito, perfeito.
Uma amiga me recomendou mas no começo eu não queria ler, porém resolvi dar uma chance.
Esse livro é sensacional, a trágica história dele, mas que na verdade foi e ainda continua sendo a realidade de muitos. Um ótimo repertório para quem deseja fazer uma redação boa.
Lendo esse livro tive um mix de emoções, recomendo dmsss

Gaby'sð 16/01/2023

?Situação precária
?Conflitos familiares
?Adolescência
?Importância dos estudos
?Reinvindicação pelos direitos dos trabalhadores e das mulheres
?Cumplicidade
?Reconciliação

Resumir esse livro em uma palavra?
*TOCANTE*

Que leitura maravilhosa gente... Impossível não grifar quase metade do livro kkkkkk, pois é um livro que além de aprender muito sobre a situação dos lavradores, êxodo-rural, bóia-fria, entre outras curiosidades, ainda tem muito a questão pessoal, as emoções, como cada um se sente sobre a situação... E isso é algo incrível!

Laurie 31/12/2022

acontece
a história é foda, li esse livro pra trabalho de escola, não gostei tanto pq tava com ódio disso no diaKKKK

Isabelly Capozi 04/11/2022

Perfect
Amei esse livro li em um dia fiquei até 1:00 manhã lendo Amei dms fav msm tendo sido uma leitura q a escola pediu eu amei, me identifiquei dms

Luana 03/11/2022

Livro q a escola pediu. Apesar de nunca ler, esse eu fui obrigada pq aconteceria uma prova do livro. Mas porém, todavia, entretanto, n foi uma das piores leituras

Viih3434 05/10/2022

O Açúcar é doce, mas...
"O Açúcar é doce pros donos dos canaviais. Pra nós ele é azedo e amargo que nem dá gosto"

O livro traz uma história reflexiva que apresenta fatos muito importantes para serem tratados com relação à sociedade.

O livro mostra as injustiças que eram feitas quando muitas pessoas perderam suas casas e terrenos para dar lugar aos canaviais e como eram injustiçados os boias-frias.

Traz também fatos importantes sobre o machismo. É muito triste e injusto ver como a Marta passou a receber menos trabalhando por ser menina. Além de apresentar o preconceito que muitas famílias mais conservadas tek sobre o estudo.

No geral, o livro é bem interessante e traz informações muito enriquecidas.

Lorena445 29/09/2022

Amei!
Eu não esperava muita coisa porque já ouvi falarem mal, mas eu fiquei chocada com a forma que a protagonista engana até o leitor...

Bruno 18/09/2022

Açúcar pode ser amargo
Açúcar Amargo é uma história mais leve e tranquila, mas que possui uma história boa.
Várias vezes me vi sem o incentivo ou vontade ler, acredito que isso seja por ser uma história mais leve, mas, para mim, o que salvou o livro foram os personagens. Personagens bem interessantes e com personalidades fortes (tais como a da Marta), o que torna o livro um bom referencial para entendimento de personagens com tais personalidades .

Recomendo a leitura para dar uma descontraída, como no intervalo entre um livro e outro (mais profundos).

So856 21/07/2022

Açúcar amargo ??
Não sabia o que eram bóias-frias até ler esse livro. Marta é uma personagem forte e determinada, e os outros personagens também têm características marcantes. Este livro é um verdadeiro tesouro. Tem gatilhos.