Caim

Caim José Saramago

Resenhas - Caim

emanuella67 04/06/2024

Ateísmo
?A história dos homens é a história de seus desentendimentos com deus, nem ele nos entende a nós, nem nós o entendemos a ele. ?
Ateu declarado, Saramago escreve mais uma vez sobre um deus injusto, perverso, mesquinho e impotente. Na história bíblica de caim e abel o designado como vilão é, como aqui é chamado, ?o matador de irmão, o maldito fraticida?. Mas a pergunta central na qual se constrói toda a narrativa e faz com que o leitor se compadeça de caim é ?se Deus tudo vê e tudo pode, por que não impediu que eu matasse ao meu irmão??
Depois do assassinato caim é punido e passa a vagar sozinho pelo mundo e pelo tempo - passado e futuro - ou apenas diferentes presentes. O protagonista vive outros contos bíblicos na viagem, nos fazendo enxergar sob sua ótica a devastação da humanidade que é comandada por deus (tanto a humanidade quanto a sua devastação), explora a culpa do Senhor pelos seus atos de criador que odeia e inveja suas criaturas.
O livro fez com que eu gostasse mais de caim do que do próprio deus.

Morgoth Bauglir 27/05/2024

Caim e o prisma sobre um Deus vingativo.
"Não gostarás do que vais ouvir, Que isso não te importe, fala, É simples, matei abel porque não podia matar-te a ti, pela intenção estás morto, Compreendo o que queres dizer..."

???????????????????????

Saramago laureado com o Prêmio Nobel de Literatura subverte novamente a Bíblia Sagrada após dezoito anos da publicação polêmica do livro O Evangelho Segundo Jesus Cristo.

Com uma forma única em sua maneira de escrever José Saramago utiliza ao bel-prazer as pontuações tornando um tanto quanto estranha para qualquer novo leitor desavisado. Mas não tema, pois narrativa é simples, direta tornando-se fluida naturalmente. Então qualquer estranhamento inicial será esquecido sem nem se dar conta? além de ser um livro com poucas páginas.

Não tenho intenção de contar os detalhes das aventuras, desventuras, assassinatos, alegrias e pesares de Caim. Não, muito pelo contrário deixarei os sabores da leitura e suas surpresas para que você possa descobrir. Quero apenas compartilhar de forma sucinta o meu sentimento ao ler Caim.

Caim ao procurar agradar Deus e ao se ver negado por Ele, pois o sacrifício de Abel seu irmão agrada mais ao Senhor, acaba por assassinando-o brutalmente. Tendo como castigo Caim não poderá ser morto carregando um sinal em sua testa, mas o que nem Deus e tão pouco Caim esperavam que desse ponto em diante ele viajaria pelo tempo.

Eis então todo pilar desde pequeno livro, um Caim que percorre de maneira não linear vários momentos bíblicos e encontrando sobre seus olhos um extenso rastro de sangue, dor, injustiças e apostas de um Deus cruel. Maneira sensível, extraordinariamente humana na qual Saramago representa a pequenez do homem diante de uma força muito além da sua compreensão, mas na qual torna-se visível o quanto somos descartáveis.

Pontudo e visceral o livro traz vários questionamentos simples tornando ainda mais interessante e inquestionável nossas escolhas no mundo e as escolhas de Deus sobre o mundo. Evolução do personagem ao longo das transições entre sua jornada e reflexões torna-o compreensível e até mesmo mais próximos do leito. Nada aproxima mais as pessoas do que suas dores. Enfim? sem mais detalhes? boa leitura.

???????????????????????

"Vou-me embora, disse, já não suporto ver tantos mortos à minha volta, tanto sangue derramado, tantos choros e tantos gritos..."

Mari 22/05/2024

Um história diferente das outras
Primeiramente, quando comprei esse livro, foi por causa de um post que vi no instagram. Apesar de ser ateia, gosto de ler sobre religião e a premissa desse livro me interessou. A forma como José Saramago escreve é bem peculiar. Qualquer um que lê os livros dele sabe disso. São parágrafos gigantes que duram páginas e páginas. As vezes tem capítulos que só tem dois ou três parágrafos. Ele também não dá nenhuma marcação de diálogo a não ser começar uma frase com a letra maiúscula e dizer que o personagem disse algo, em meio a prosa, sem distinção visível.

Por causa dessas coisas, a leitura desse livro é algo que deve ser feito com tempo e paciência. Se tentar lê-lo de vez, talvez acabe se perdendo e não entendo nada.
O livro é incrivelmente crítico a religião. O autor e o personagem (Caim) estão sempre questionando as ações de Deus e a moralidade Dele próprio. Esse foi um dos aspectos que gostei muito, por ele realmente trazer momentos mencionados na bíblia onde Deus não foi aquele ser misericordioso e gentil que estamos acostumados a ver sendo representado.

É um livro envolvente, mas a leitura é um pouco cansativa, como já é de costume de muitos clássicos. Consigo ver por que esse livro ganhou tantos prêmios. A história realmente é diferente de tudo que já vi.

Yuukinaas 18/05/2024

Deus e caim
Um livro um tanto atipico do que eu já li,envolto nas histórias que estão na Bíblia é uma releitura modificada como Caim de protagonista. Passa na maioria dos momentos marcantes em que desgraças da humanidade acontecem e que sempre Deus está envolvido. Sendo ele justo ou injusto pelas conclusões que fez após ações dos homens?

Arthur803 14/05/2024

Muito bom mesmo. Claramente mantendo o padrão José Saramago.
Neste livro temos Caim como personagem principal, não só vivendo a "história de Caim e Abel", mas também outras várias histórias famosas da Bíblia (sem spoiler, tem um contexto pra isto ser possível). Importante dizer, é uma visão do autor, um romance, não um livro de documentos, etc. Mas mesmo sendo um romance, aprendemos muito com ele.

As ideias de Saramago batem muito com as minhas, é certo que isto tenha me feito gostar ainda mais deste livro em específico. O autor é crítico e reflexivo quanto às histórias bíblicas, não pelos fatos extraordinários, o foco está no justamente no lado humano, passional e racional, dos personagens. Os questionamentos são feitos de forma inteligente e pontuais durante as histórias.

Mesmo que eu acredite que o livro tenha ideias que provavelmente vão incomodar um certo público, eu recomendo muito a leitura, mas vocês precisa estar disposto a debater e refletir sobre o tema. Como eu já disse, o livro é muito bom mesmo!

po_taly 09/05/2024

Caralh* que livro bom
Se você não gosta de críticas à religião, não leia!!
Essa releitura de Caim que José Saramago apresentou está perfeita. Eu demorei ler o livro pela escrita que não é nada confortável e está longe de ser, mas o livro é tão bom que nem liguei. Pretendo ler mais do autor porque gostei das ideias e achei muito engraçado alguns eventos.
Falando brevemente do livro, Caim passa por diversos cenários bíblicos mostrando pontos de vista diferente e questionáveis. Como por exemplo: a cidade de Sodoma e Gomorra; e a arca de Noé.
Eu ri demais e não sei se devia.

JAlia 05/05/2024

Caim
Por nunca ter lido a bíblia e ter pouco conhecimento sobre ela, algumas histórias passaram por mim sem que eu tivesse alguma referência, mas muitas outras consegui perceber bem. Estou lendo simultaneamente o "ensaio sobre a cegueira" e confesso que Caim não foi a melhor obra na minha opinião e acredito que não seja a mais indicada para quem está começando a ler Saramago. No fundo, temos um pouco de Caim em cada um de nós, devido aos nossos questionamentos sobre a maldade do mundo. Apesar de não ser um livro que gostei muito, nos faz refletir, ele consegue ser interessante.

uepa 02/05/2024

Bafonico
Esse livro é engraçado e é por culpa dele que tenho mais de Saramago pra ler

Como mentem quando dizem que de Saramago você deve ser As intermitências da morte, ou O ensaio sobre a cegueira. Leiam obras em que ele fale de religião, porque você irá ver como esse velho é verdadeiramente venenoso.
Irônico do começo ao fim, em Caim, Saramago será BAFONICO. Contará acontecimentos bíblicos em que Caim estará fazendo parte -quase um juíz de moral contra Deus-, como o sacrifício de Abraão e Isaac, a torre de Babel, o incêndio lançado em Sodoma e até as questões de Deus, Satã e Job. Tudo é parodicamente recontado sobre a visão jocosa do autor sobre as facetas de Deus

Deus, para Saramago, será infinidade de perversão, infantilidade, sadismo e irresponsabilidades, muito longe do geralmente apresentado, e do mesmo modo também está o conceito de Caim, que recebe a honraria de quase um herói.

Com certeza é uma obra divertida e que gerará mais interesse por mais do autor!

brenovisk7 29/04/2024

Sua suposição vale mais.
O motivo deste livro é explorar o futuro de Caim que a Bíblia não conta. Para atingir este fim, Saramago faz o uso de diversas narrativas bíblicas ao mesmo tempo que as critica com sua singular e sarcástica acidez. O motivo do filme me atraiu, contudo a execução, ao meu ver, ficou muito aquém de outras obras do mesmo autor.

O desenvolvimento da narrativa é enfadonho e as críticas à bíblia são tão rasas quanto um post da ATEA no facebook em 2012. A nota não é mais baixa principalmente devido ao final da história. No último arco, Saramago encontrou a inspiração e desenvolveu um cenário interessante e satírico.
A nota não ser menor do que 2/5 é principalmente devido à este final (e por causa de umas risadinhas de nariz que dei no desenvolvimento da trama).

No final, a liberdade criativa que cada um de nós tem para supor o que se deu de Caim após o primeiro homicídio é mais valiosa do que a história desenvolvida por Saramago.

letscia 28/04/2024

55 (2024) a história acabou.
Caim foi uma obra decepcionante.
Os entusiastas de Saramago que me perdoem, mas esse livro foi um completo desperdício de palavras. Mal posso acreditar que tanto talento e domínio de escrita foram usados em uma história tão deplorável. E novamente reforço: não questiono a qualidade literária de Caim, o que não me agradou foi o enredo. As escrituras são para mim a palavra do Deus vivo à sua criação, também são a fonte da minha filosofia pessoal, meu manual de vida, meu consolo, o lugar onde encontro as respostas certas, e a sátira que ele trouxe na obra a deturpou totalmente, de maneira escandalosa.
É um livro que eu teria abandonado nas primeiras páginas, pois quando um romance não me agrada pelo menos até a metade, normalmente não o termino - até porque leio por passatempo. Infelizmente não li este por livre e espontânea vontade. Quem sabe eu vá gostar de outro livro do autor.

Phelippe 26/04/2024

Uma sátira bíblica
Caim não é nenhum pouco um livro religioso, mas uma sátira sobre a religião e principalmente sobre a Bíblia. O Saramago é extremamente ácido quanto a algumas histórias relatadas na Bíblia, ele traz a sua "versão" deixando sempre um ponto de interrogação do porque Deus quis, ou permitiu, ou mesmo fez algo com ou contra o ser humano, ele traz um Deus conflituoso, mas o coloca muito em uma visão grega dos deuses, não uma visão judaica. Em que sentido, os deus gregos tem atitudes muito humanas, como a dúvida, mesmo o caráter, diferente da perspectiva judaica, quando Deus está além dessas atitudes.
Caim, mesmo sendo o personagem "principal" do título, ao mesmo tempo ele é um figurante na história, para mim, o personagem principal é o mito bíblico, e como sua histórias vão impactando nossa perspectiva atual e que Saramago tenta desvirtuar.
No todo, é uma ótima história se você tiver senso de humor, mas se vc é um religioso que não aceita alguém mudar a noção de Deus, é melhor nem abrir a primeira página.

Maikom.Abreu 19/04/2024

Primeiro contato com Saramago
Como eu esperava, uma mente crítica, ateu convicto. Neste livro levanta questionamentos que, invariavelmente, quem já leu o Antigo Testamento (AT) já se perguntou, por exemplo porque Deus permitiu que as crianças em Sodoma e Gomorra sofressem as consequências dos pecados dos adultos? Elas eram culpadas também? Por que Deus mata pessoas no decorrer do AT?

Rê Lopes 18/04/2024

Gostei mt dessa leitura. Apesar de ser uma leitura obrigatória para vestibular, não achei q iria gostar tanto e até me divertir com ela.
Definitivamente irei procurar outras leituras desse autor ?