Peter Pan: A Origem da Lenda

Peter Pan: A Origem da Lenda J. M. Barrie

Resenhas - PETER PAN: A ORIGEM DA LENDA

Nina.escrito 08/04/2024

Um dia você será velho o suficiente para voltar a ler contos de fadas, as eles estarão diferentes, como você"

Eu sempre amei contos de fadas, assim como suas releituras e desconstruções
Quer dizer, quem nunca sonhou com um lugar fantástico, cheio de fadas, piratas e elfos?????
Tão fascinante ler sobre eles, enfeitados ou desmascarados, clássicos ou atuais, como o autor escreveu, ou como realmente seria na vida real
Não seria diferente com Peter Pan!

Claro que o conheci como o garoto que nunca cresce, que leva crianças para aventuras na Terra do Nunca, enfrenta piratas e é amigo das fadas
Mas tal qual foi minha paixão ao ler "O la drão de crianças" de Gerald Brom em sua versão desconstruída onde Peter é um assa ss1no cruel e egoísta que r0uba crianças?
Também foi nesse livro, nas notas do autor que descobri sobre "O pequeno pássaro branco" (The little white bird/não lido) onde aparentemente acontece a primeira aparição de Peter
E "Peter Pan - A origem da lenda" (original Peter Pan in Kensington Gardens), onde J. M. Barrie conta de uma forma poética e lindamente triste sobre como Peter se tornou o primeiro garoto perdido
Ele conta que as crianças antes de serem enviadas às mães eram pássaros, e que até os 2 anos de idade nos lembramos e temos costumes desse passado mas que esquecemos com os anos

Peter, quando tinha 7 dias de idade, pela janela de seu quarto, voou até os Jardins de Kensington, e lá se entreteu por muito tempo vivendo entre os pássaros e se divertindo com as fadas que quando voltou para casa encontrou sua janela (que sempre ficava aberta para o caso dele voltar) com grades, e sua mãe dormindo abraçada à outro garotinho. Em sua tristeza e decepção, ele voltou para os jardins chorando, onde vive suas aventuras e se tornou a lenda que conhecemos hoje, com a origem de várias passagens dos filmes e livros sobre a lenda de Peter Pan sendo contada nas páginas, incluindo a história do dedal/beijo e uma tal cabra...

JAssica 14/01/2024

Peter Pan, A Origem da Lenda ?
No livro, James Mattew Barrie que é o narrador personagem, descreve suas aventuras pelos Jardins de Kensington ao lado de David - que era seu irmão mais velho dele na vida real - contando o surgimento de Peter Pan. A narrativa é clara e divertida, com personagens humanos e irreais que, com um toque de magia são importantes para a trama e o lugar onde eles estão é muito bem construída. Eu indico para todas as pessoas.

Giovanna.Pinhal 31/12/2023

O Pequeno Pássaro Branco
Não sei explicar como vivi tantas emoções em um livro tão curto; curto e cheio de história. Essa obra retrata a origem do Peter Pan, quem era ele antes da figura específica que conhecemos.

J. M. Barrie tem uma imaginação e uma criatividade fora do comum. Acho incrível como sua mente viaja de forma tão linda a fim de contar uma história tão tocante, linda e singular como a do Peter. Eu, particularmente, sou apaixonada, e ter sido introduzida ao início de tudo, nesse livro, foi mágico.

Os mínimos detalhes encontrados aqui me enchem da mais pura emoção, e é possível reparar que muitos elementos desse livro foram aproveitados no filme, principalmente no live-action de 2003.

Adorei conhecer o início de tudo. Gostaria de ser uma eterna criança com o Peter. Ou um pássaro.

Wendy 20/10/2023

Tem mais a essência do peter pan do filme de 2003, muitos elementos daqui foram reaproveitados lá, no mais adorei conhecer a maimie

Dani 15/10/2023

Eles esqueciam de como dançar quando ficavam tristes e só se lembravam novamente quando estavam felizes. David me disse que as fadas nunca dizem "estpu feliz", o que elas dizem é "estou dançante".

Jesraylanne 19/07/2023

Peter Pan: A Origem
Uma das coisas mais interessantes em Peter Pan: A Origem é a capacidade do autor de nos transportar para um mundo mágico, onde sonho e realidade se misturam. As descrições das paisagens da Terra do Nunca são encantadoras e nos fazem desejar fazer parte desse mundo fantástico.

Além disso, o livro nos faz refletir sobre a importância de manter viva a criança que existe dentro de nós, mesmo quando nos tornamos adultos. Barrie nos mostra que é possível conservar a alegria e a imaginação mesmo diante das dificuldades da vida.

Em resumo, Peter Pan: A Origem é um livro que encanta os leitores de todas as idades, com sua narrativa envolvente e repleta de emoção. É uma obra que nos faz refletir sobre a importância das memórias da infância e nos convida a embarcar em uma jornada pela magia e pela fantasia.
Livinha 21/07/2023minha estante

Ericxck 09/01/2022

Peter Pan
Li quando tinha 7 anos o que pode ser o motivo da minha avaliação baixa, porque eu não entendi bem o livro

kethlyn 02/01/2022

Faltou magia
Um livro com uma narrativa arrastada, onde para mim faltou um pouco mais da magia que Peter Pan sempre transmite a respeito da sua vida!

anabomi 20/11/2021

Meh
Achei chatinho demais
A escrita não me passou a magia das crianças, como lembro bem em sentir ao ler Anne de green gables.
Tiveram partes desconfortáveis também
Sei lá, não foi par mim at all

Babi 14/10/2021

Como não amar Peter Pan?
Desde criança sou apaixonada por Peter Pan, por muito tempo dizia que não queria crescer, queria ser criança pra sempre. Talvez tenha sido inspirada por ele.
Nunca tinha lido a origem do menino que não cresceu, confesso que achei o início um tanto arrastado e difícil de ler com uma criança, mas quando a leitura engatou, me senti triste por acabar.
É uma leitura muito gostosa, melancólica, mágica!
Impossível não se encantar com a doçura desse menino e com os costumes das fadas.

Laurete | @queridaeusouleitora 03/10/2021

Singelo
Livro muito delicado sobre como o Peter Pan foi para nos jardins, e como são as fadas, flores e pássaros no mundo mágico.
Eu amei muito, tava empacado não estante não sei porque, leitura rápida e muito gostosa.

Jaíne @literariafarofa 23/01/2021

É o início da história
Eu comecei a ler esse livro achando que era o clássico Peter Pan, mas descobri quase no fim que na verdade esse é um dos livros do autor sobre o menino que nunca cresce. Na verdade, esse é o início da história, como Peter Pan virou Peter Pan.
Foi uma leitura muito rápida e divertida. É uma narrativa mágica, contada por crianças e que traz saudades da infância.

_Du_ 14/01/2021

Mágico
É uma história mágica, me lembrou em alguns momentos Alice no País das Maravilhas e em outros O Pequeno Príncipe. Mas também é única em seu modo ser. Gostei muito da leitura e a forma de narrativa.

trizieize 06/08/2020

Agradável.
De início, o livro é um tanto confuso. Muitas informações sobre o lugares e personagens que eu não entendi muito bem. Porém, se torna uma leitura rápida e agradável.

Laura.Rafaela 25/07/2020

Apesar de diferente do esperado, gostei muito! Ter fé é ter asas.