Ouvi um Recado do Céu

Ouvi um Recado do Céu Albert W. Brenda

Resenhas - Ouvi um Recado do Céu

z..... 26/09/2015

As biografias são minha predileção na literatura cristã. A mensagem do Evangelho é edificante quando a vemos em ações e escolhas, não apenas em palavras ou demonstrações racionais e teóricas. Uma percepção ressaltada pelo apóstolo Paulo em 2 Coríntios 3:2, comparando o cristão a uma carta lida por todos os homens.
Essa obra traz a biografia de J. P. Kolenda, publicada na década de oitenta. O cidadão, ao lado de sua esposa Margarida, exerceu o pastorado no Brasil, EUA e Alemanha (seu país de origem) contribuindo na evangelização e discipulado.
O livro é pontuado por histórias simples do ministério cristão, sem fatos grandiosos que não seja a disposição de cumprir aquilo que entendia como propósito divino. Essa rendição é o que justifica o título, trazendo edificação com a determinação e exemplos.
Alguns dos mais tocantes na minha leitura foram o chamado para trabalhar no Brasil (exercendo ministério entre os pioneiros das Assembleias de Deus a partir da década de 30), a visão de capacitação de pastores em instituto bíblico (na Alemanha e na Amazônia) e a consolidação de editora evangélica (como a CPAD no Brasil). Em cada um desses pontos se vê algo tocante e de relevância histórica. Foi um dos primeiros missionários assembleianos de naturalidade não sueca (abrindo espaço para novas percepções culturais) e os institutos nasceram da necessidade de capacitação de obreiros (escassos na Amazônia e na Alemanha arrasada no pós guerra). Kolenda e esposa se dispuseram ao chamado, mesmo em idade avançada, por ouvirem um recado do céu.
Gostei, particularmente, do capítulo 18 sobre o trabalho na Amazônia (onde vemos contrastes do cotidiano da igreja nos interiores, como na ilha de Marajó) e da última parte (Adendos) que tem relatos informais na visão dos filhos e também os últimos anos de vida.
Brincando um pouco com a imagem da capa, uma figura surreal parecida aos quadros de Salvador Dali, vemos uma pessoa entre um plano terreno e celestial, onde o segundo é o que atinge sua mentalidade. Conjectura de minha parte. De certeza ressalto a resolução e determinação como temática da obra. Algo para edificar e inspirar.
Não dou as cinco estrelas por também gostar daquelas biografias que vem recheadas de imagens, algo que o livro deixa a desejar.