Espiritualidade e Transcendência

Espiritualidade e Transcendência C. G. Jung

Resenhas - Espiritualidade e Transcendência

Rita Nascimento 19/11/2023

Espiritualidade e Transcendência na perspectiva junguiana
A obra organizada pela professora Brigitte Dorst traz uma complicação de trechos escritos pelo Jung disponíveis em outras obras do teórico, ou seja, é uma espécie de fichamento dos textos do referido autor sobre o tema que intitula o livro. Para quem deseja estudar a Psicologia Analítica, Psicologia das Religiões ou espiritualidade humana na perspectiva junguiana encontrá aqui um material muito rico.

Criis.Souza 18/11/2023

Prepare para refletir
Esse é meu segundo livro do Jung, e como o primeiro, me surpreendeu como a leitura flui mesmo com um conteúdo tão denso. Transcendência seria transpor um limite, em que o humano se percebe como parte de uma totalidade maior. Transcender é viver plenamente seguro de nós mesmos, na união do consciente e inconsciente. O que achei bem interessante no livro é que ele fala muito sobre o essa união ser uma batalha diária e que é a tarefa mais difícil da vida, mas também a mais gratificante. Que essa batalha normalmente acontece entre os 35 a 40 anos, que é o período do problema dos opostos, justamente essa união entre o consciente e inconsciente, os aspectos positivos e negativos que todos nós temos. É realmente um convite para o autoconhecimento. Quem está nessa busca, esse livro vai te ajudar muito.

Less 14/06/2023

Psicologia com alma!
Jung é adepto da Psicologia com alma. Assume na Psicologia Analítica (Psicologia Junguiana) o ser espiritual. Para ele, quando deixamos o ser espiritual de lado com suas crenças, ocorre uma inflação do ego, que aconteceu por exemplo na Filosofia de Nietzsche com suas ideias de ?Super-Homem?. Além de neuroses que podem acontecer.

Fala-se no livro Transcendência e Espiritualidade também sobre religiões orientais e ocidentais. Para Jung, as diferenças culturais são muito grandes. O Ocidente, em geral, assume uma postura mais extrovertida ; enquanto no Oriente assume-se, em geral, uma postura mais introspectiva, espiritualizada.

Para Jung as Religiões Orientais são de suma importância para a Higiene Mental, Espiritual e Somática do ser. O hatha-ioga, por exemplo, importado para Europa raramente é executada de forma eficiente, devido às divergências
culturais.

O Europeu , com sua cultura de domínio dos povos e da Natureza, raramente alcança as meta das religiões como o Budismo e o Hinduísmo: A Iluminação (Samadhi, Satori).

Para Jung, o Oriental vive quase que em uma espécie de sonho, no inconsciente. Para o hindu isto é algo natural. Suas danças e deuses vêm de seu inconsciente.

A iluminação para o Ocidental viria através de uma espécie de intelectualismo, que o Oriental nega. A meditação gera intuição e expansão de consciência.

Wilson 06/02/2023

Ótimo
Embora os textos desse livro possam ser encontrados em outras obras de Jung, a seleção e organização que a autora fez facilitam o entendimento por parte do leitor sobre avisão de espiritualidade de Jung.

Jhonatan108 07/07/2022

Faz uma ampla análise das religiões tanto orientais como ocidentais , linguagem bebem complexa , necessita de muita atenção e dedicação , livro predominante de estudo.

ToniBooks 01/08/2021

O Ocidente Oriental.
É comum ouvirmos a máxima: não há nada na mente humana que não tenha passado pelos sentidos.

É justamente o que a cultura ocidental concebe por esse perceber sensível que Jung trás valiosos questionamentos, nessa coletânea de textos selecionados pela professora Brigitte Dorst.

AnaPaula 27/04/2021

Espiritualidade e Transcendência
Nesse livro estão reunidos uma seleção de textos de Jung que versam sobre a espiritualidade e a transcendência.