O Enigma do Oito

O Enigma do Oito Katherine Neville

Resenhas - O Enigma do Oito

1 | 2 | 3 | 4

Mari 27/09/2020

Esse livro é maravilhoso. Foi o primeiro livro que eu li, ele é muito bom

Andrea 13/06/2020

Interessante
Duas jovens o?rfa?s sa?o confiadas a igreja ate? terem condic?o?es de administrarem a renda de suas propriedades. Mas durante a primavera de 1790 a vida das duas primas, assim como de todos os que moram na Abadia de Montglane, e? modificada radicalmente ao descobrirem que a lenda do xadrez de Carlos Magno e? real.
Em 1972, na cidade de Nova York, Cat Velis e? uma profissional da a?rea de TI, que apo?s contrariar o seu chefe, e? informada que sera? enviada para prestar servic?os por um ano na Arge?lia. Ao comunicar sua mudanc?a na casa de um amigo, um conhecido lhe faz um pedido: procurar pelo xadrez de Montglane. Em um primeiro momento ela pensa em ignorar o pedido, mas uma sequencia de estranhos acontecimentos despertam a sua curiosidade para as pec?as.

Katherine Neville utiliza o xadrez como base para criar um thriller cheio de miste?rio e perseguic?o?es. A autora se utiliza de duas narrativas onde a diferenc?a esta? ale?m dos duzentos anos de diferenc?a, mas tambe?m a forma, a histo?ria de Mireille e? narrado em terceira pessoa e cita muitas personalidades histo?rias, passando por Robespierre, Napolea?o e Catarina, a Grande. Ja? Cat narra a sua aventura em primeira pessoa, como que se convidasse o leitor a desvendar o jogo junto com ela.

Resenha completa no bloguinho:

Psychobooks 02/06/2012

Uma mescla de passado (1790) e "presente" (1972), o livro narra sobre a história do Xadrez de Montglane, de Carlos Magno, que desde sua "descoberta", é um objeto de cobiça e extremo valor, pois trará um conhecimento e poder inigualáveis.
Cat Velis, uma jovem e promissora analista de dados em uma época e carreira predominantemente masculina, por ser extremamente legalista em sua profissão em uma empresa de auditoria, acaba desagradando os presidentes da empresa e com isso é transferida para uma empresa em ascensão do outro lado do mundo: a Argélia.
Mas Cat jamais imaginou que seu destino já estava pré-definido, pois graças a uma previsão de uma vidente no ano novo e alguns empurrãozinhos humanos, ela terá de não só desvendar todo o mistério por trás do xadrez, como também sair em busca das peças perdida a muitos séculos. Mesmo contra sua vontade, ela estará envolvida em conspirações e jogos de poder em que ela será apenas um peão, mesmo que isso signifique sua vida.
Bom, capa com um tabuleiro de xadrez, tema principal, xadrez, logo o livro só poderia tratar sobre isso. Até aí sem grandes novidades, o problema é que não entendo lufas de xadrez, nunca joguei e em algumas partes do enredo, são utilizados termos técnicos, próprios do jogo que necessitam algum conhecimento básico no assunto.
Outro ponto negativo, foi as intermináveis fórmulas de matemática, utilizadas como auxílio, ou mesmo a "chave", para desvendar parte dos mistérios. Tem de Einstein à teoria Fibonacci. Alouuuuu! mal me recordo como fazer uma equação de segundo grau. Nem preciso dizer o quanto fiquei perdida nessas partes.
A receita da história é boa, com mistério, ação e um quê de misticismo, mas algumas coisas poderiam ser dispensadas.
Catherine Velis é uma típica nerd e desconfiada, quer acreditar nas pessoas e nas coisas que acontecem a sua volta, mas desconfia, pois tudo parece impossível, muito maluco. O que gostei da personagem é que ela tem um toque de realidade em seu perfil, não é de hoje que alguns livros abusam do absurdo e ultrapassam o aceitável.
Como dito anteriormente, o livro se passa em duas épocas, Cat é a responsável pelo ano de 1972, enquanto os trechos de 1790 ficam a encargo das primas Meirelle e Valentine, duas noviças que são incumbidas de proteger algumas peças do jogo.
O livro é repleto de personagens inconstantes, ninguém é o que parece, quando você acha que há um inocente, ele é justamente o culpado.
A trama se desenvolve maravilhosamente bem, capaz de se perder algo entre um suspiro e outro, apesar de muitas resenhas negativas por aí, eu realmente gostei do livro, exceto as partes "nerdices matemáticas".
Não sei se é sinônimo, mas toda vez que um livro trata da igreja católica, algum objeto perdido, considerado até lenda, a maçonaria está envolvida. Fiquei meia perdida com alguns acontecimentos. Será que parte dos personagens citados como maçons, realmente são, ou é mito? Napoleão tinha uma irmã noviça e serviu o exército em meio a revolução francesa como soldado?

Acesse:

Vanessa.Pitsch 02/08/2012

El ocho
Um livro interessante, com muitas referências histórias e que se passa em duas épocas diferentes. Muita ação, principalmente quando a protagonista é transferida para Argélia.
Vale a pena, apesar da história ter patinado em alguns momentos, tem um enredo bastante original. Vale à pena!

Mi 09/10/2012

22/06/2011
Sensacional. Mistura de Ken Follett num universo feminino, narrativa impressionante nos detalhes, ritmo e personagens. Um dos melhores que já li.Recomendo e aguardo ansiosamente o próximo.

Dani.Belo 07/07/2018

Gostei
Pelo Fato de trazer dados histórico ocultos, linkar passado e presente, com a ficção e suspense. Uma leitura que prende e dinâmica. Super indico pra quem curte Dan Brown, não deixou a desejar.

Rita Nunes 14/12/2017

Maravilhoso!
É realmente um épico! Muito bem escrito, cheio de aventura, mistério, suspense, descobertas! A história se alterna entre o século XVIII e o XX. Vários personagens históricos participam, direta ou indiretamente, da grande aventura no século XVIII. É até difícil falar sem dar spoiler. Vale a leitura!

Lucyarty 02/04/2017

Se você gostou de Dan Brown...
também vai adorar esse. A história se passa em duas épocas históricas diferentes e gira em torno de um jogo de xadrez misterioso. É parte histórico, parte aventura. Um fator que adorei foi que as protagonistas dos livros, em ambas as épocas, são todas mulheres. Muito recomendado.

Pati 20/01/2014

Mais ou menos
É um livro que tem bastante pesquisa histórica e dá para ver que a autora se preocupou bastante com isto, para que fosse verídico. Mas acho que a história demora muito a empolgar e as vezes se perde em relatos cansativos e citações de milhares de personagens históricos. Tem momentos muito bons em que você não consegue parar de ler com outros em que se demora horrores porque você fica sem saco de abrir o livro pra ler aquele 'blablabla'.

Recomendo para quem é fã de xadrez e quem curte livros em que a história se cruza com os personagens históricos (tipo napoleão Bonaparte, a revolução francesa, etc). Se você não gosta destas coisas e só quer um bom romance para ler recomendo que leia outra coisa.

E para finalizar a história não acaba no livro, como quase tudo agora ele tem uma continuação! Talvez a continuação seja melhor. Ao menos eu espero, uma vez que vou ler pois quero saber como acaba. Mas não espero grandes surpresas...

Breeh 22/05/2012

O Enigma do Oito
Livro perfeito, com riquezas de detalhes ótimas. Impossível não se apaixonar ou não se envolver pela história narrada. Um livro que te prende a cada palavra lida. Que envolve mistério, históri, suspense, ação, aventura, romance e humor de uma maneira primordial, que cativa o leitor do inicil ao fim.

1 | 2 | 3 | 4