O Enigma do Oito

Resenhas - O Enigma do Oito

1 | 2 | 3 | 4

Diná 13/07/2015

O enigma do Oito
Confesso que estava meio cansada de ler e queria algo não tão pesado, foi assim que cheguei nesse livro na biblioteca da faculdade - estava em dúvida entre ele e Milan Kundera, mas o Kundera não é nada leve rs.
A história do livro se passa em dois períodos, na Revolução Francesa e na década de 70, antes da Crise do Petróleo. No período mais antigo acompanhamos a trajetória de duas noviças, Mireille e Valentine que saem da Abadia de Montglane quando essa é fechada na revolução; na década de 70 acompanhamos Catherine Vellis, especialista em computadores, que vai para a Argélia prestar serviços à OPEP.
Na Abadia de Montglane está oculto um segredo muito antigo, o Xadrez de Montglane. Sua posse garantiria um poder tremendo ao detentor (ninguém na história sabe exatamente como); sabendo que esse poder poderia ser utilizado para o mal, o xadrez foi oculto na Abadia, mas os fatos relacionados a Revolução Francesa forçaram sua retirada de lá - e é justamente as consequências do xadrez ser retirado da Abadia que dão o tom para essa parte da história.

Séculos depois, acompanhamos a também impetuosa Catherine Vellis. Ela trabalha com computadores em uma empresa de auditoria, e quando se recusa a realizar uma trapaça para um dos sócios, é punida com uma transferência para a Argélia.
Se não bastasse isso, no final de ano Harry Rad (um antigo cliente que se afeiçoou a ela) a chama para comemorar num hotel, onde uma vidente deve fazer uma previsão para o futuro dela. Praticamente forçada, ela segue até o local e a mulher a surpreende revelando saber detalhes de sua vida - como sua data de aniversário, a qual ela não revelava para ninguém.
Vellis não dá muita importância ao incidente, até que tempos depois Lily (a filha de Rad) a chama para assistir uma partida de xadrez entre Fisk, um enxadrista inglês já aposentado, e Solarin, um misterioso enxadrista soviético.
Fisk se revela estranho a partida inteira, sendo que Solarin o obriga a pausar a partida. Em uma rápida conversa no banheiro, Solarin descobre que Fisk estava sendo manipulado por outras pessoas que desejavam que o soviético revelasse uma fórmula que ele havia prometido revelar a quem o vencesse no xadrez.
Fisk acaba morrendo misteriosamente (o primeiro suspeito é Solarin, mas o leitor sabe que ele é inocente) e a partida é suspensa. Quando tentam voltar para casa, Lily e Catherine se veem alvo de um atirador, então fogem do local.
A partir desse ponto, as duas mulheres se propõe a elucidar o mistério que matou Fisk e o que isso tem a ver com Solarin (que passa a aparecer em vários lugares). A resposta para tudo é, obviamente, o Xadrez de Montglane, só que dessa vez o mistério não é seu poder, mas sim onde ele está - já que suas peças estão dispersas.
Nessa parte da narrativa entra o que gostei no livro: as personagens jogam entre si uma partida de xadrez, assim como em Alice Através do Espelho (Lewis Carroll). Cath e Lily são um peão, Solarin é um cavalo e Nim (um amigo misterioso de Cath, que serve de mentor a ela) é uma torre, e a misteriosa Minnie é a rainha preta; achei que essa ideia tornou a história bem interessante.
Porém nem tudo na história é muito bom, pois achei muito forçada a presença de tantas personagens históricas no caminho de Mireille; além disso achei chato demais mocinhas tãoooo belas - Mireille é ruiva de olhos verdes e Valentine é loira de olhos azuis. Também achei, pelo início, que Valentine e Mireille teriam finais bem diferentes... A autora altera o destino delas de maneira muito abrupta e achei isso chato.
Sobre Cath... Ela chega a ser um pouco irritante tentando bancar a detetive e achei Lily caricata demais - além disso ela é julgada mais bizarra por ser gorda, a personagem ressalta isso várias vezes e achei uma visão preconceituosa.

No meu blog coloquei mais alguns detalhes da trama :)

site: http://aleitorafantastica.blogspot.com.br/2015/07/o-enigma-do-oito-katherine-neville.html

Carol 20/10/2014

Livro com muitas emoções
A autora do livro soube escrever a narrativa, sendo que esta envolve totalmente o leitor, sendo muito difícil fazer alguma parada na leitura.
Em alguns pontos, achei alguns exageros nas descrições de ambientes e histórias contadas. Alguns personagens aparentam que sobram.
Apesar de ter achado o final não muito emocionante e um pouco forçada a situação, achei o livro muito bom e o recomendo para quem quiser uma aventura emocionante e cheia de mistérios.

Karolina 28/01/2021

No início achei meio parado e com muitas questões abertas, mas no decorrer da leitura, vai ficando muito bom, mesmo com alguns pontos sendo BEM exagerados.

No geral, a narrativa é envolvente e é difícil parar de ler. Super recomendo.

Bruna 20/01/2014

Uma história; duas eras.
Mistério da primeira página até a ultima jogada, para determinar o cheque-mate da partida. Personagens simplesmente apaixonantes, do tipo que te fazem sentir saudades quando a capa do livro se fecha com o fim da história, e ficar imaginando o que leva uma pessoa normal a se apaixonar por um personagem contido em simples folhas de papel... Acontece que não sou normal, e nem também são simples folhas de papel, mas sim um mar de beleza onde o barco é sua imaginação e o destino é a ultima página.

Iara Sueroz 04/01/2014

E qual será o enigma do oito?
O livro conta duas estórias paralelas que se interligam ao final, duas mulheres fantásticas e época e continentes completamente diferente envolvidas em um jogo que não compreendem ao certo e extremamento perigoso, em suas épocas elas viajam por diversos lugares do mundo tentando desvendar um segredo muito antigo que pode trazer a glória ou a destruição da humanidade, e como termina esta estória? Ai você terá que ler para saber.
A estória é incrível, muito envolvente e bem detalhada, um livro inteligente que mistura, aventura, ação, romance e até um pouco de comédia, além de trazer alguns fatos históricos de momentos pelos quais a humanidade já passou, se você gosta deste tipo de livro então irá amar e devorar O Enigma do Oito.

Pamela 18/12/2018

O Enigma do Oito
A história é basicamente contata por dois personagens, Mireille e Cat Velis. Mas cada uma em uma época diferente, cerca de 200 anos de diferença.
O objetivo das duas é proteger e desvendar uma formula escondida no famoso Xadrez de Montglane perseguido por tantos e tantos anos.
O livro conta com aparições de químicos e físicos famosos, matemática, misticismo, magia e muito suspense. É uma leitura que prende o leitor do começo ao fim.

fabio_g_oliver 19/08/2018

Meu enigma do Enigma do Oito.
Pra mim foi um enigma o porquê de ter terminado daquele jeito.
Mas vida que segue.

A história toda gira em torno do Xadrez de Montglane.
Conta a história de Mireille e Valentine (em 1790, se não me engano), da França, que vão entrar em uma viagem pra proteger as peças do Xadrez de Montglane.
E também fala de Catherine Velis (1972) que é uma executiva de Nova York tentando fugir das festividades do Ano Novo para estudar sobre informações do lugar para onde foi transferida contra a vontade, Argélia. Ela vai acabar se vendo envolvida com o tal xadrez também.
Depois disso as três vão passar por poucas e boas por conta de um xadrez que deve valer mais do que o Indiana Jones encontrou em qualquer um dos 4 filmes.
Adoraria dizer mais, porém não sei até onde vai a linha tênue entre sinopse e spoiler.

Eu colocaria esse livro num gráfico, onde ele sobe até a metade no começo, continua subindo além dos limites do próprio gráfico no meio, e cai em queda livre no final.
Fiquei muito instigado no começo, tive que ter paciência com as histórias e algumas informações dignas de um livro didático, mas foi bem interessante. Depois foi ficando cada vez melhor conforme as coisas iam acontecendo, e foi lindo até perto do final.
Lá a coisa desandou bastante. As pessoas se mostravam parentes umas das outras do nada, e por mais que eu tivesse achado isso legal da primeira vez, depois ficou enjoativo. Depois, o que deveria ser o clímax final foi meio corrido e sem sentido. Parece que os oponentes não se esforçaram de verdade.
E teve uma arma. Isso me lembrou do episódio de Gumball quando um homem assalta uma loja com uma colher. Tá certo que ele tinha uma colher, mas... Era só ele contra todo mundo, e senti muito disso naquela cena do livro. Mas enfim, quem vai lutar contra uma arma?
Surgiu um amor do nada, que, por mais que ela tivesse explicado, não achei legal. Amor se desenvolve, não se explica.
O final foi esquisito. Durante a história eu imaginei que o final resolveria o problema todo. Mas quando chega lá você percebe que o único objetivo era tirar o poder das mãos erradas. E isso me deixou decepcionado, apesar de justificável.
Não foi um final péssimo, mas não foi ótimo. Foi razoável.

Tudo isso é referente a história da parte de Catherine.

A da parte de Mireille eu realmente não tenho do que reclamar. Aconselho, pra quem for ler, estudar a Revolução francesa um pouquinho, deixa mais interessante.
Só teve a viagem enorme que ela fez lá, numa certa parte, que não entendi muito bem o objetivo. De resto eu bato palma.

Tirando esses pontos negativos, que concentram principalmente perto do final, eu simplesmente AMEI a história.

° Os personagens são interessantes. Catherine é bem inteligente, o que me deixou satisfeito e me fez sentir que sempre estava deixando algo passar. Toda vez que ela dizia coisas como "mas é claro!" eu ficava tipo "só pra você, porque eu tô um pouco no escuro aqui". Então ela falava de algo que não é qualquer pessoa que ia saber.
Lily e Carioca foram únicos, adorei os dois.
Solarin me pareceu meio instável perto do final. Você cria uma imagem dele durante a história, e depois isso muda num estalar de dedos.
Não tenho muito o que falar sobre os outros além de interessantes e importantes, de certo modo.
° Desenvolvimento foi ótimo. Só o final que foi corrido.
° A escrita de Katherine Neville é simplesmente maravilhosa, quase no nível Sarah de escrita. Achei super interessante ela alternar entre primeira e terceira pessoa. Pôde mostrar que ela escreve muito bem nas duas formas. Só achei meio cansativo toda aquela parte explicativa de história, matemática e não lembro mais o que. Fiquei confuso quando ela descreveu certos cenários. Não entendi bem se o problema era ela ou eu (provavelmente eu mesmo, que não paro pra pesquisar as palavrinhas kkkkkk)
° Se você quer uma história com lugares e situações incomuns, é essa. Fico imaginando a pesquisa suada que ela fez pra escrever isso. Amei as situações no decorrer da história, amei os lugares e ela sacou umas paradas legais sobre cultura. Lindo de verdade.
° Espero que a continuação, O Fogo, seja boa, mesmo que só no meio que nem essa.
°Sobre outras opiniões...
O tal Enigma realmente não é tão surpreendente assim e acho que isso é dito até mesmo perto da metade.
A porção de relatos, que fica desviando a história várias vezes, realmente foi cansativo.
Não teve muito do mistério que acho que merecia. Também não teve cara de romance, que é o gênero do livro. Pra mim foi mais aventura.
Gostei do entrelaçamento de momentos históricos e a aparição de personagens históricos. Mas tiveram certos personagens que realmente foram meio inúteis e a maioria das informações eu não entendi pra que servia.

Conclusion:
As únicas coisas que me incomodaram de verdade na história foram os acontecimentos do final e a parte didática. De resto eu amei. Amei muito. A experiência no decorrer da história foi incrível e certamente não me arrependo nem um pouco. Parece que só falei mal, mas na verdade houveram muito mais pontos altos. Vamos dizer que, numa porcentagem, 88% foi bom, se é que me entendem...
Recomendo super super. Mas já tá alertado(a) sobre o final, então não chora. kkkk

Raq 15/06/2022

O livro prende bastante, intercala entre "passado" e "futuro" de personagens diferentes...tudo está interligado e te faz querer mais, contudo chega em um ponto que a história se torna arrastada demais e um pouco cansativa...mas apesar de tudo, vale muito a pena para fãs do gênero. O final não é tão impactante, mas deixa um ar querer saber o qual seria a ação final das personagens...

Carolina2149 21/02/2023

Então , é um livro bem escrito mais é muito arrastado , a história demora muitos capítulos para desenvolver, muita enrolação, muito rodeio.
Para tudo se desenrolar nos últimos 3 capítulos.
Livro cansativo de ler, demorei meses para ler, achei chato , gira em torno do xadrez, os capítulos são nomeados por peças ou jogadas do mesmo.
O início tem bastante emoção , mudanças de vida, mais tudo gira em torno do Xadrez de Montglane.
Para no final de tudo existir muitas dúvidas e uma virada sem resposta.

Giaquelli 21/04/2022

O melhor livro da minha vida
Pra qualquer um que goste um pouco de história, nesse caso super focado na revolução francesa, e de um livro q te instiga a sempre querer ler o próximo capítulo com um final surpreendente, leia!

Linda 15/02/2013

Inicio
Galerinha o livro esta bem legal começa meio chato falando das meninas que foram para no convento não por vontade propria mais devido a algumas circunstâncias... Mas com o desenrolar da trama cara fica muito interessante a lenda do xadrez perdido e que foi enterrado no convento... E agora a madre superior os desenterrou e entregou a oito freiras e mantem seus nomes em segredo, enfim ta muito bom em breve voltarei a resenhar e a contar-lhes cenas dos proximos capitulos.

Até mais pessoal!
daniel henrique 15/10/2013minha estante
´Resenha´ desnecessária.

Linda 23/10/2013minha estante
obrigada por expor a sua opinião, mais acho que cada um se expressa a sua maneira contando que não seja de maneira pejorativa nem depressiva tudo bem e também devemos reipeitar a opinião dos outros isso sem dúvida é bastante importante.

SERGIO 21/07/2014minha estante
Muito legal a sua resenha, já deu para ter uma noção da história. Fico no aguardo das cenas dos próximos capitulos.

cfsardinha 30/12/2011

Livro bastante interessante, apesar de ser mais longo que o necessário.
Com várias citações ao universo da matemática, da músicae do xadrez, claro, o livro se passa em alguns interessantes momentos históricos reais com personagens históricos reais. Ele divide-se entre o passado e o tempo presente (que é no passado para nós leitores também).
Todo o livro se molda como um grande jogo dexadrez onde os personagens são as peças chaves.
Para quem gosta do jogo, recomendo. Para quem gosta de história, recomendo. PAra quem gosta de suspense e ação, recomendo. Mas lembre-se de ter paciência, pois o livro é, de fato, mais extenso que necessitaria ser.
Marcos Faria 23/01/2012minha estante
Li uns 10 anos atrás, achei divertido. Um pré-Código da Vinci, né? Gostei mais da aventura "no passado". E concordo que o fim foi meio arrastado.

Só Sobre Livros 24/05/2013

O enigma sem pé nem cabeça
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/06/o-enigma-sem-pe-nem-cabeca-carla.html

Dani Fuller 23/10/2011

Pense em um livro muito bom. Pensou? Pois é...O Enigma do Oito é melhor. Ele demorou a aparecer por aqui justamente por este detalhe. Eu não sabia o que escrever e/ou como começar a escrever sem me tornar repetitiva. Desde o livro Especiais uma leitura não se tornava minha favorita... para vocês terem uma idéia da revolução que o livro causou em mim. E vamos recordar de um livro que também chamou minha atenção e fez eu questionar bastante.. A Janela de Overton.. apesar de eu ter amado e recomendado.. não foi suficiente para ser um favorito. Então sintam o patamar elevado do livro O Enigma do Oito.

Em tudo que eu escrever abaixo.. não conterá spoilers sobre o livro.. apenas minha opinião e reação sobre o que li. Passagens que eu considero prejudiciais a uma futura leitura vão estar com a fonte da mesma cor do fundo da página.

"A vida é uma espécie de xadrez" - Benjamin Frankilin

Eu achei que fosse enlouquecer com ele... são tantos detalhes.. são milhares de anos de história! Wow! Eu admiro demais quem consegue escrever algo assim.. e com tamanha confiança... pois faz você acreditar naquilo.. afinal será mesmo verdade? O livro foi escrito e lançado há mais de 20 anos.. e eu nunca tinha visto nada sobre ele.. e o que causou meu interesse agora? Acredita que foi exatamente isso.. o fato de ter sido escrito em 1988 ehehehehe... e que seria lançada a continuação agora 20 anos depois.. eu realmente não fui pesquisar e achei que a continuação seria lançada mundialmente agora... mas não. .ela foi realmente lançada 20 anos depois..... em 2008.. e aqui no Brasil ela chegou este mês.. Ufa.. ainda bem que só descobri sobre ele agora.. já parou para pensar aguardar 20 anos pela continuação de um livro?

"Mas não se esqueça de quem eu sou, na verdade, nem de quem me escolheu. Lembre-se de que Deus é o maior de todos os Grandes Mestres de xadrez!"

A sua leitura não é das mais fáceis.. mas foi um desafio dos mais agradáveis que eu poderia ter :)...a história é contada focando o ano 1790 em diante e o ano 1973.. e neles temos também relatos de algumas personagens falando ainda de outras datas além dessas da sequência.. e o melhor é que tudo acaba se encontrando de uma forma ou outra.. e eu fiquei surpresa e aliviada que tantas informações não ficaram perdidas... tudo fazia sentido.. tudo se relacionava.. como um jogo de fato! Os encontros das histórias são incríveis...conectar os fatos históricos às peças do xadrez.. Napoleão! Que de todas contadas é a que possuo mais viva na memória, do resto precisei recorrer ao google rs rs rs. Claro que você precisaria de uma memória muito boa para lembrar de tudo que foi contado a você ehehehehe. Meu livro, por exemplo, está todo marcado de passagens que eu encarava como importantes.. e necessárias para quando eu resolvesse escrever minhas impressões sobre ele... Ingenuidade minha achar que seria suficiente... assim como já falei antes aqui.. histórias muito complexas vão além de minha capacidade de escrever... mas eu tento. E também não será por esse detalhe que irei parar de ler e falar sobre elas =D.

"Porque na ciência, como na natureza, é sempre a solução mais simples que funciona."

E em tantas páginas só achei que falhou em não contar muito sobra as 'brancas'. Que forma se reuniram, e o motivo de agirem sempre da forma que foi contada (tentei pesquisar algo se pedras brancas são do mal e pretas do bem.. ou qualquer bobagem assim.. e não encontrei ~ então realmente fico sem saber).. talvez façam parte de alguma 'escolha' assim como as pretas? Existirá um marco característico como o ∞? Pois é.. não existe perfeição no mundo, mas existe o quase perfeito...somos levados a uma viagem pelo mundo do xadrez, pela história do mundo, cidades e acontecimentos. Aponta e cruza dados com personalidades famosas, religião, matemática, música, física, ciência em geral, mística, alquimia. São tantas variáveis, tantas oportunidades.. escolhas... destino. Ufa... o livro parece quase ∞. Fui levada pela emoção em tantos momentos, mas principalmente no final que foram levantadas questões que sempre passaram pela minha cabeça.. eu por algum motivo não nasci com dons para nenhum tipo de ciência e tal.. ou apenas nasci na época errada e muita coisa nem dá para mais praticar e ver acontecer.. já que tudo praticamente já foi elaborado.. criado.. escrito... testado etc.. mas eu questiono muitas delas... e o livro da maneira dele.. ele responde a elas.

"Possuir algo que os outros não têm é difícil e, frequentemente, perigoso. Às vezes, convém deixá-los no escuro."

Não sei se O Fogo (continuação de O Enigma do Oito) é realmente uma continuação dos fatos contados em O Enigma do Oito.. acredito que não.. mas eu torço que sim... pois ele termina de forma abrupta.. fazendo desejarmos por mais. E o questionamento: Será que temos por ai um xadrez do tipo.. as peças e tudo o mais? Parando para pensar....faria muito sentido em tudo ou quase tudo que já presenciamos na história do mundo. Simplesmente genial!! Se a autora manteve seu nível neste novo livro... eu já fico feliz.. ah ah ah e nem preciso dizer que assim que saiu no site do submarino a pré-venda do livro eu já fui reservar o meu. O problema é que sofreu algum tipo de atraso seu lançamento... e terei que continuar na expectativa para seguir minha leitura desta incrível narrativa. E continuar minha fascinação e alucinação, pois em todo lugar eu passei a ver algo sobre xadrez ou relacionado a tal... pessoas como peças e o famoso símbolo ∞.

"(...)O que serve para fazer um enorme bem à humanidade pode servir também para a destruição e a maldição, como a História já demonstrou tantas vezes."

Quem falar que não se interessou pelo livro vai apanhar! Ah ah ah ah brincadeira.... mas o livro é indescritível! Recomendaria a todos.. mas todos dá muita gente... recomendo a você que ama boas histórias e ama quebrar a cabeça. Estou com muita vontade de reler o livro.. mas 678 páginas fica um tanto pesado! Aproveitem que agora os livros estão em promoção.. antes custavam 48 reais... :).

"(...)Havia decisões que estariam sempre fora do alcance dos mortais, fosse qual fosse a nossa crença - nos deuses, nos espíritos totêmicos ou na seleção natural. Se nós adquiríssemos o poder de dar ou negar algo tão imenso, estaríamos brincando com fogo."

Arte do livro / Capa e interior ★★★★★
Tempo de leitura / Narrativa ★★★★★
Objetivo / Impacto ★★★★★

Ana Camila 05/06/2014

Lembro de algumas coisas do livro, principalmente que ele é muito bom, mas gostaria de relê-lo para poder entender melhor a continuação. Faz mais de 10 anos que o li.

1 | 2 | 3 | 4