O Rei da Rua

O Rei da Rua Jorge Fernando dos Santos

Resenhas - O rei da rua

Fabio Vergara 30/10/2017

Dica de leitura: O Rei da Rua (Brasil. 1988)
Sinopse: Chico Lampreia desafia Adilson a uma derradeira partida de futebol; em disputa, o direito de ocupação das ruas do bairro.

Nota (0-10): 8.

Como era divertida a pré-adolescência! Guerra de pipas (embora eu nunca tenha sido grande empinador), bolinhas de gude, figurinhas de futebol (coleciono até hoje!), corridas de bicicletas... e futebol, claro (fui goleiro, e dos bons!). Santos descreve essa fase com leveza e respeito, sem subestimar os interesses infanto-juvenis, ainda que nós, adultos, saibamos da sua efemeridade. O epílogo mostra bem: o campo onde um dia disputou-se a ilusória hegemonia do bairro dá lugar a empreendimentos austeros. Não à toa o clima é de saudosismo, metaforizado por João Silvino, personagem outrora de grande prestígio, mas hoje sobrevive de revenda de sucata. O único revés é que Santos evita aprofundamentos. Chico Lampreia, por exemplo, é retratado como um reles brigão, apesar de passar por um falecimento em família recente. Tirando isso, ORdR é muito agradável. Para quem passou de duas décadas – ou mais... –, você se sentirá atentado a abandonar os boletos bancários e vestir o uniforme do Atenas!

Annie 11/01/2011

Resenha de "O Rei da Rua", por Ana Nonato.
Introdução
O livro trata sobre a disputa de controle da Rua Belmiro e outras ruas do bairro entre Adilson e Chico Lampreia.

Estrutura
O livro é relativamente curto, mas uma leitura muito agradável, que faz recordar as aventuras de infância e pré-adolescência, sejam meninos ou meninas que o leiam. É leve, flui com facilidade, e também é divertido. Uma ótima leitura para quem dispõe de pouco tempo para ler e quer ter em mãos um livro bom.

Análise
O livro é uma delícia de ler, faz lembrar os tempos das paqueirinhas sem compromisso e sem seriedade da pré-adolescência, as brigas entre o controle do bairro pelos meninos (e até pelo coração das meninas). Esse livro se tornou um de meus favoritos, e sempre que puder estarei relendo, pois não demora muito tempo e é uma leitura saudosista e cheia de criatividade. Além disso, é de 1993, um tempo em que as crianças não tinham acesso à internet, e talvez por isso se destaque entre os demais.

Recomendações
Para quem quer uma leitura fácil, rápida, que flui e que é divertida, além de saudosista.

Link original: http://odesafiodecadadia.blogspot.com/2011/01/resenha-livro-o-rei-da-rua-jorge.html