Um homem chamado Ove

Um homem chamado Ove Fredrik Backman

Resenhas - Um Homem Chamado Ove

Vênus_Alice 22/05/2024

Um homem chamado Ove
Que história!!!! A minha sensação é que acabei de ler o maior livro do ano, mas olhandobmeu histórico, li tantos livros ótimos.
Mas com toda certeza foi o livro que me tocou profundamente e sinto que li no momento que meu humor mais conectaria com a história, então de certa perspectiva e categoria, sim é o melhor livro do ano.

A leitura começou bem parada, monótona, rotineira, o que me fez pensar o que tinha demais para o livro ficar famoso, mas persisti, sou muito curiosa kkkk.

A medida que fui lendo, o Ove não parecia só um velho rancoroso, mas humano e rancoroso e esse lado humano me conquistou.
Ele me ganhou na dor, nos raros sorrisos, no seu amor, na raiva, nas tentativas de acabar com a sua dor e todos os laços que o amarraram nessa Terra por mais tênue e por mais que ele tenha tentado impedir.

A história dele me lembra das minhas mais profundas crises depressivas, que parece que a vida só tem o fim com a morte e esse é o único propósito, todos o resto é vazio.
Mas as vezes, o universo nos surpreende com o amor que nos pega de surpresa e se torna notável.
As vezes a vida nos presenteia com pessoas, momentos, situações, histórias e lutam, que fazem a pena viver mais um pouco e desbravar o mundo que pode ser bem difícil.

Eu me emocionei muito nos últimos capítulos e essa história sempre terá um espaço dentro de mim.

A vida pode ser notável, assim como o amor, algo, alguém e a morte.
Rodrigo.Macedo 22/05/2024minha estante
Tive a mesma impressão... o começo lento, mas o autor só estava nos aprofundando na alma do personagem. Deu até vontade de reler com essa resenha. Dá uma chance pra adaptação cinematográfica estrangeira. É belíssima.

Anareads 21/05/2024

O MELHOR
Depois desse livro, eu adicionei um novo autor na minha lista de favoritos!! eu já tinha lido gente ansiosa do mesmo autor e amei, esse aqui me pegou demaisss! a escrita é muito fluida e te prende a cada capítulo, eu dei altas risadas e terminei esse livro chorando copiosamente! recomendo a leitura demais, 5 estrelas e favoritado pra vida

bellsreading 18/05/2024

Obs: compre uns 50 pacotes de lencinhos
CHOREI HORRORES NÃO SÓ PQ O OVE LEMBRA MEU AVÔ MAS COMO TODO O LIVRO É UMA DEPRESSÃO!!!! (e qm amar esse q nem eu tem um filme com o tom hanks chamado o pior vizinho do mundo q é a mesma proposta q o livro, assistamm

Jenniferjordanfb 16/05/2024

Um livro que fala muito sobre etarismo, me emocionei em muitas partes, personagens bem construídos principalmente o Ove. Porém, achei ele meio repetitivo e pouco envolvente no seu desenvolvimento, apesar do final fechar muito bem. Uma boa leitura, apesar de não ter alcançado minhas expectativas.

Crid 16/05/2024

Que livro maravilhoso. Adorei o rabugento Ove com suas rotinas, manias e desconfianças. Personagens bem construídos e um final legal.

larissavitoriaos 15/05/2024

Em maio, encontrei meu livro preferido do ano e um dos preferidos da vida. se existisse uma lista de livros obrigatórios para a vida, "um homem chamado ove" seria, com certeza, um integrante. com delicadeza e sutileza, o livro traz questionamentos, reflexões, e, às vezes, lágrimas e risadas na mesma página. Fredrik tem o dom de criar personagens verdadeiros, cativantes e complexos desde o Ove, o protagonista, até o filho da vizinha. sua escrita é límpida e simples, mas muito graciosa e encantadora. e essa linguagem concisa fica bem trabalhada por causa do manejo que Backman tem com o "show, don't tell". terminei o livro sorrindo e chorando, sabendo que Sonja está orgulhosa de seu velho ranzinza e de suas netinhas.
alinneasilva 15/05/2024minha estante
já coloquei na minha lista

kahloya 15/05/2024

No ínicio confesso que a leitura foi arrastada pelo fato do Ove ser MUITO chato e rabugento e eu ter raiva dele. Mas, ao desenrolar da história, vamos compreendendo alguns dos seus comportamentos e ao final da leitura eu estava me identificando super com ele! Ove nos ensina valores preciosos sobre a vida e a morte. Vale muuuuuuito a leitura. Recomendo.

Maria 12/05/2024

Eu amo esse livro ?
Releitura deliciosa e dolorosa que me trouxe várias reflexões sobre a vida, sobre o amor, e ainda por cima muitas risadas.

Maiara.Targino 09/05/2024

Livro Perfeito ?
Ove nos ensina sobre princípios, sobre fidelidade, sobre priorizar nossa família, sobre responsabilidade, sobre lutar por nossos direitos, entre vários outros valores, que por muitos está esquecido atualmente?
Esse livro não tem defeitos nenhum. Número de página na medida certa, não deixa nenhuma ponta solta, cada personagem tem sua grande importância, conseguimos rir e chorar várias vezes durante a leitura. ?

skuser02844 08/05/2024

O principal motivo motivo de eu ter comprado o livro foi por causa do filme(a versão Suéca, e não aquela tragédia que Tom Hanks tentou fazer).
O livro como quase sempre, é melhor que o filme, e mais bem desenvolvido. Ah, e bem mais engraçado também..

Pedroks 07/05/2024

MA-RA-VI-LHO-SO
Eu não esperava gosta tanto desse livro, eu me apeguei nos personagens, eu ri, e principalmente chorei com o final! A gente começa não gostando do ove pq ele não anda sorriso por aí mas pode ter ctz que até o final do livro vc vai amar ele

Wilza.Alves 03/05/2024

Esse livro é exatamente daqueles que a gente diz: destruiu meu coração, amei, 5?.
Não tem como dar uma nota diferente desta, Ove é um personagem simples e ao mesmo tempo complexo, impossível não se envolver com a história. O autor traz uma narrativa que nos passa vários sentimentos e seu final nos deixa, no mínimo, com lágrimas nos olhos. Sem dúvida indico a leitura.

Talita Teles 01/05/2024

Impossível não se emocionar! Li o livro e logo em seguida assisti ao filme. Resultado: chorei nos dois!

pedroauday 29/04/2024

Eu só quero saber como?
Eu só quero saber como que eu vou dormir com a cara de tanto chorar, sendo que eu terei de levantar daqui a mais ou menos 3 horas, já que são 1 da manhã e eu não larguei o livro até que terminasse?
Obrigado pela excelente experiência, Fredrik Backman, de verdade!
Thabi.Almeida 29/04/2024minha estante
Ai amig, é difícil para você e tu complica para gente... Agora como faço para ir dormir sem adicionar essa relíquia como meta???
Como se as metas não estivessem lotadas e longe de serem batidas kkkkkk

Ja add como leitura que quero ler e nem passarei pela sinopse

Marcos774 29/04/2024minha estante
Muita gente fala bem desse livro. É um que está no meu radar.

pedroauday 29/04/2024minha estante
@Thabi.Almeida eu indico, principalmente se for fraco pra chorar que nem eu sou ?

pedroauday 29/04/2024minha estante
@Marcos774 eu sinceramente gostei, achei o livro muito bom mesmo.

Wilza.Alves 03/05/2024minha estante
Se não for fraco pra chorar, chora também, digo por experiência própria
Kkkkkkkkkkk

jiangslore 27/04/2024

[4,5/5]
Fredrik Backman é um ótimo autor. Eu já pensei isso quando li "Gente Ansiosa" (que se tornou um dos meus livros favoritos da vida inteira), mas, depois de "Um Homem Chamado Ove" tive a confirmação necessária. E algo que observei é que Backman é um escritor que parece entender muito bem seus pontos fortes e como colocá-los em uma história. Eu diria que os principais entre esses pontos fortes, que estão muito presentes em "Um Homem Chamado Ove", são a caracterização e desenvolvimento dos personagens, a habilidade de conectar narrativas diferentes, e o equilíbrio entre sensibilidade e realismo que permeia o enredo.

Em "Um Homem Chamado Ove", todos os personagens mais relevantes são amáveis e interessantes, mas é claro que Ove é o mais interessante de todos eles. Isso não só é esperado como também é ótimo, porque, se Ove não fosse tão incrível de acompanhar, o livro não seria tão bom quanto é. E o que faz Ove ser incrível é o fato de que ele se parece tanto com uma pessoa real; ele é cheio de características que, se não fossem bem desenvolvidas, pareceriam contradições, mas, como são bem desenvolvidas, demonstram a complexidade e profundidade do personagem. Um dos maiores exemplos disso é a forma como a relação dele com o que é justo e com a Justiça é retratada durante a obra.

Além disso, como mencionado, os outros personagens também possuem desenvolvimentos interessantes. Inicialmente, o leitor se depara com Ove em um momento especialmente isolado de sua vida, de modo que nenhum personagem é desenvolvido rapidamente. Grande parte deles surge encaixando-se em "arquétipos" que o próprio Ove acredita e, a medida que ele se aproxima deles, outros aspectos vão se revelando. E ao mesmo tempo em que isso ocorre, o leitor vai aprendendo mais sobre Ove.

"Um Homem Chamado Ove" é, ainda, uma obra na qual é possível enxergar a conexão entre várias histórias diferentes em dois aspectos. O primeiro é com a correlação entre histórias da vida de Ove com circunstâncias atuais dele ou de outros personagens. O segundo é o uso de uma narrativa que não segue uma ordem cronológica, mas, sim, de correlação temática. Há vários momentos no livro em que parece que o autor está divagando e, até certo ponto, ele está. Mas todas essas divagações possuem um propósito e uma posição no grande conjunto que o livro é. Isso é algo que fica evidente, principalmente, no final do enredo, mas dá para perceber (embora em menor escala) em diversos momentos da história.

Acredito que é bem clichê dizer isso, mas acho que tem muito amor em "Um Homem Chamado Ove". A história é contada com sensibilidade, e considero que isso é fundamental; pois a sua premissa é tentar entender um ser humano que, à primeira vista, não parece ser muito agradável. Essa sensibilidade também está relacionada com o realismo da obra, que surge tanto no modo como os personagens se comportam quanto na presença de eventos "históricos" ou "sociais" afetando a vida deles. Há diversos assuntos importantes que aparecem no livro - gentrificação, aposentadoria, depressão, problemas de assistência social... Embora seja evidente que a finalidade do livro não é discutir esses assuntos e encontrar respostas para as várias questões que eles trazem, "Um Homem Chamado Ove" mostra lindamente como tais temas fazem parte da vida de pessoas reais (e como é importante não esquecer que elas fazem parte da vida de pessoas reais).

A única coisa que considerei negativa durante a minha leitura foi o fato de que um conflito relevante para o enredo foi resolvido de um modo conveniente demais. A solução dada até que fez sentido e ajudou a "amarrar" tudo ao final da história, mas não achei que ela correspondeu à complexidade do problema apresentado - tanto pelo lado do "realismo" quanto pelo lado do desenvolvimento do Ove com relação ao conflito. Com relação ao realismo, penso que a solução foi um pouco mirabolante e provavelmente traria alguma consequência, apesar disso não ter sido mostrado. Pelo lado do desenvolvimento do Ove, é importante mencionar que o conflito envolvia uma questão que era muito relevante na vida dele e que não era bem resolvida, e, apesar da resolução apresentada ter representado um "triunfo", eu não tive a sensação real de "vitória" porque não pareceu tão complexa quanto deveria ser.

Como mencionei inicialmente, o que faz Fredrik Backman ser um bom autor é o fato de que ele parece entender bem quais são seus pontos fortes e como aplicá-los em uma história. O resultado disso são livros com estilo próprio, mas que contam histórias que retratam pessoas mais do que personagens, e falam sobre temas que são capazes de atingir muitos leitores. E, claro, "Um Homem Chamado Ove" é um desses livros: um livro que emociona muito porque conta uma história muito especial. E o que faz essa história ser especial é o fato de que ela é sobre um homem comum, com qualidades e defeitos, que passou por alegrias e dificuldades na vida; e que, sim, se tornou o que o mundo fez dele, mas que nunca deixou de ser uma boa pessoa por causa disso.