Amor Amargo

Amor Amargo Jennifer Brown

Resenhas - Amor Amargo

Ioná 25/07/2022

Violência contra a mulher
Tantos homens agressivos e violentos, tantas mulheres submissas, tantas pessoas coniventes. A obra conta mais uma dessas histórias.
Como é importante falar a respeito. Pisar e repisar o que pode ser feito.
Como identificar, como ajudar, como romper o ciclo?
Não, o livro não é um manual que ensine tudo isso. Mas acompanhar a história da Alex me fez refletir sobre o assunto.
Precisamos falar sobre a violência contra as mulheres desde muito cedo. Com nossas meninas, com os garotos, nas escolas e em todo lugar.
Pra que não existam mais Coles.

day 10/07/2022

Necessário
Uma vantagem do inverno é que ,com aquele monte de roupa suja da pra esconder uma porção de defeitos ?
Quantas vezes vi amigas minhas de casacos em pleno calor do meio dia ,falando que estava com frio ?
Porém , como eu já sabia de algumas coisas , eu sabia que era pra esconder marcas ?
Sempre estavam se queixando que caiam da escada , no banheiro etc? porém tem coisas que não dão pra esconder muito tempo e felizmente a gente descobre e com muita dificuldade tentamos ajudar essas vítimas que ainda se acham culpadas pelas agressões físicas e psicológicas que sofrem.
Esse livro deveria ser leitura obrigatória para todas jovens , pois é muito fácil entrar nesse ciclo de violência e culpa .
E infelizmente a maioria desses casos não tem finais felizes .
Um livro ,forte , triste e cheio de gatilhos para quem já sofreu violência doméstica .
Porém é muito importante esse tema , pois muitas vezes não sabemos nem o que abuso .

Jennifer 07/07/2022

Esse livro é necessário e deveria ser leitura obrigatória. Apesar de ter ficado insastifeita com algumas coisas, como a atitude das pessoas ao redor dela que não prestaram a ajuda devida, sei que também não é tao fácil assim ajudar de alguma forma.

O livro me fez entender melhor o lado da vítima e com certeza mudei minha percepção sobre a permanência da pessoa agredida no relacionamento, pois pude entender os diversos motivos que elas tem para não saírem da relação tão fácil.
Eu era a pessoa que dizia: "está nítido, é so terminar" ou "nunca deixaria isso acontecer comigo" e agora vejo que não é simples como parece.
Também pude perceber como funciona o perfil de um agressor e o quanto eles conseguem ser manipuladores, a ponto de fazer com que a pessoa violentada se sinta culpada, incapaz, impotente e tantas outras coisas.

Os episódios de agressões são narrados de forma bem detalhista, o que acaba tornando o livro um pouco mais pesado e extremamente angustiante nesses momentos. Acredito que seria um gatilho enorme pra quem já sofreu na pele a violência.

De qualquer forma, gostei muito do livro e de como a autora abordou o assunto de uma forma que prende o leitor e não torna a leitura cansativa. Como disse inicialmente, acho que todos deveriam ler o livro, é uma utilidade pública.

Bruna 27/06/2022

O tanto que ouvimos os outros dizerem e até nós mesmos afirmarmos algo como: ?Jamais permitiria que alguém abusasse de mim. Agrida-me uma única vez e eu caio fora!?. De certo modo, acho que esse romance, essa exploração do lado ?amoroso? de um relacionamento abusivo, nos faz refletir e chegarmos à conclusão de que, enquanto não estivermos na pele da pessoa agredida, talvez não tenhamos a menor ideia do que faríamos nessa situação. Afinal de contas, na maioria das vezes, não mergulhamos em relacionamentos amorosos por motivos puramente racionais. Da mesma forma, na maioria das vezes, também não é por motivos racionais que permanecemos nele. Amamos e, por amarmos, a coisa pode se tornar muito mais complicada do que uma simples questão de ?permitir?. Ao invés de acusarmos a pessoa a qual não consegue sair desse tipo de relacionamento, deveríamos trabalhar em nós a compaixão. E tentarmos ajuda-la(o) da melhor maneira possível.

Hannah - Raposa literária 07/06/2022

Amor amargo conta a história de Alex, uma adolescente que desde a infância planeja uma viagem com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, para o Colorado.

Alex quer entender o que fez sua mãe abandoná-la e seguir para o Colorado quando sofreu um acidente fatal. Sem muitas respostas do seu pai, e pouco apoio familiar, ela é um tanto solitária, até a chegada de Cole, a quem achava que a compreendia e amava.

? Enredo da história

Toda a história é bem construída e aprofundada, vemos o começo perfeito, as mudanças de comportamento.. personagens desenvolvidos na medida certa, sem muita enrolação.

? Verdade nua e crua

A autora não enfeitou a história ou passou pano, o que nos é mostrado, é a verdade nua e crua, a realidade de muitas pessoas, sem flores e arco-íris.
Muito bem descrito e escrito.

? A protagonista

Alex não é fácil, tem uma personalidade meiga, porém esconde muitos traumas, sobretudo pela sua mãe. Ela é forte na mesma medida que frágil.
Tenta a todo custo se reencontrar, é uma batalha interna, uma briga entre ela e seus sentimentos.

? Amor amargo

O título é muito condizente com a história.
No começo Cole se mostra presente, atencioso, amoroso. A trata como rainha. Até que em um determinado dia ele a machuca levemente, o que vai aumentando tanto na frequência quanto na intensidade. Sempre com o discurso que a ama, que ela o faz fazer essas coisas, que não tornará acontecer. Além de afastá-la dos amigos e familiares.

Mesmo presa aos seus sentimentos, uma mistura de culpa, carência, amor e medo, Alex vai percebendo que aquilo não pode ser amor, quem ama não machuca.

? Final

Alex chega ao seu limite, mesmo o amando ela está decidida, e então ele a machuca de quase matá-la. É como se ela acordasse para a vida, e as pessoas ao seu redor também.

Mesmo sofrendo ela se fortalece e começa sua caminhada para a superação, entende os motivos da sua mãe, e foi muito emocionante.

Faz sua tão desejada viagem, e finalmente sente que está se encontrando.

? Leitores, eu nem sei como falar desse livro! Ele é tão necessário, uma história tão profunda que dói sabe. Me senti apreensiva o tempo todo, querendo entrar no livro e fazê-la entender o que tá acontecendo.
A maneira que a autora descreve os fatos, com muita verdade e dor, nos faz refletir o quão difícil é para alguém nessa situação sair.
Eu preciso que vocês saibam: A CULPA NÃO É DA VÍTIMA.
Independente da situação, sejam fortes, lute! Não estão sozinhos.

Larinye 27/05/2022

Amor Amargo...
A história é muito interessante, aborda possui bastante gatilhos sobre violência doméstica. Além de mostrar muitas características dos agressores e o que a vítima pode fazer sobre isso.

Na maior parte do livro eu sentia nervoso, raiva e frustração por pensar que essas coisas ainda acontecem, e como a falta de acesso e auxílio faz muita falta para nós mulheres.

Mas enfim, o livro foi muito bom e recomendo bastante.

Ana Luiza 07/05/2022

O título faz MUITO sentido
A narrativa é muito realista e nos leva entender cada vez mais que esse tipo de relacionamento, senti como se eu realmente estivesse vivendo nele.

Me emocionei, chorei, sofri junto com a personagem, e entendi o significado do título "amor amargo".

Eu amo essa autora já li um total de três livros dela. E amei!

Classificação que EU recomendo: +16

Priscilla 01/05/2022

Necessário.
Uma psicóloga descreve passo a passo o início de um relacionamento abusivo, não só como ele destrói quem está vivendo-o, em também como afeta sua vida, pessoas em sua volta.

Foi um livro que me fez ver com outros olhos, pessoas que são vítimas de predadores. Me emocionei demais, porque é impecável a riqueza de detalhes que a autora faz.

Fátima 17/04/2022

Um livro forte e que trata de um assunto tão necessário para jovens e adultos. Adorei a narrativa, assim como a nota da autora e o questionário no fim do livro respondido por um especialista.

Vitoria.Lais 14/04/2022

Esse livro me deixou com ódio
O sentimento de raiva e angústia foi bem presente durante a leitura. Me senti vendo uma amiga sofrer diante dos meus olhos e não poder fazer nada.

Eu gosto de estudar e ler sobre relacionamentos abusivos, desde que vi um de perto e me senti impotente. Mas só este ano passei a ler ficções sobre, e nesse em especial me vi muito nos amigos da protagonista em alguns pontos e senti raiva deles em outros.

Eu gostei desse, a história em si é bem boa, viciante e envolvente. Gostei mais do que o primeiro que li da autora "Lista de ódio" .

Tirei algumas estrelas por achar o final muito abrupto, cheguei no final e fiquei "sério? Acabou?" me pareceu que ela se dedicou muito a escrever todo o livro, mas no final correu pra entregar.

Alguns outros pontos me incomodaram ao decorrer do livro e acabei comparando muito a outro da mesma temática que li recentemente, isso deixou a história mais rasa pra mim. Mas ainda sim é um livro que eu recomendo.