Pensamentos

Pensamentos Epicuro

Resenhas - Pensamentos

Victor 08/03/2017

EPICURO. Pensamentos: textos selecionados. São Paulo: Martin Claret, 2011.
"Tudo o que fazemos tem como finalidade não precisarmos padecer sofrimentos nem necessitarmos estar angustiados." (p.40)

"Desejos que são ditados pela natureza, mas que não ocasionam dor quando insatisfeitos, e nos quais, apesar disso, perdura a ânsia e o empenho, são oriundos de vã ilusão. Que eles não se desvanecem, não é em razão de sua constituição, mas apenas em razão da vã imaginação do homem." (p. 68)

"Então, quem obedece à natureza, e não às vãs opiniões a si próprio, se basta em todos os casos. Com efeito, para o que é suficiente por natureza, toda aquisição é riqueza, mas, por comparação com o infinito dos desejos, até a maior riqueza é pobreza." (p. 109)

"E consideramos um grande bem o bastar-se a si próprio, não com o fim de possuir sempre pouco, mas para nos contentarmos com pouco no caso em que não possuamos muito, legitimamente persuadidos de que desfrutam da abundância do modo mais agradável aqueles que menos necessidades têm, e que é fácil tudo o que a natureza quer e difícil o que é vaidade." (p. 109)

Ricardo1z 11/04/2016

Clássicos da literatura 8
Poucos fragmentos escritos sobreviveram dos ensinamentos desse filósofo. Epicuro acredita que o maior bem dessa vida que podemos ter é o prazer, mas não o prazer exagerado, e sim, o prazer moderado. Eis um trecho revelador do livro: "...na refeição, ele não faz questão absoluta da quantidade desmesurada, mas dá maior valor a preparação gostosa..." Muitas pessoas, em sua época mesmo, acabavam levando suas ideias para o lado do hedonismo cuja única busca nesse mundo é o prazer acima de tudo, isso é errado. Com o próprio exemplo da vida moderada que levava Epicuro mostrou o caminho certo.

LiviaKuga 26/06/2009

Foi muito bom para mim ler os pensamentos deste homem. Não sabia que já na antiga grécia havia alguns poucos que já tinham conceitos sobre a física... que foi provada mais de mil anos depois...
Seu conceito de felicidade, morte e alma são muito bons.
É legal perceber como existem pessoas que negam o que a realidade da época impunha. né?
lorranluiz 22/04/2011minha estante
Pois é, Epicuro, como a maior parte dos pensadores, foi alguém com uma visão muito avançada.

abraços