Um Passe de Mágica

Agatha Christie

Resenhas - Um Passe de Mágica

Lara.Romao 30/07/2019

Um passe de mágica
Tenho tendência a achar que os ingleses são bastante pacatos e só se interessam por chá. Preconceitos a parte, abrimos os olhos para Miss Marple, uma personagem, sem dúvida, um tanto quanto interessante. Não descarte nem uma fala na nossa detetive amadora! Desvendei o assassinato logo no início. Sim, uma analogia ao ilusionismo é a chave do mistério. Porém, na minha opinião, não é um grande livro, não é um grande mistério (comparando com os demais livros de Christie), porém ainda vale a pena a leitura.

Isa 25/06/2019

Um passa de Mágica para o Blog Doces Sonhos Literários
Resenha: Um passe de mágica – Agatha Christie

Todos nós, administradores do blog, nos reunimos para fazer leituras em conjunto. Criamos um grupo no Whatsapp para os debates e escolhemos, primeiramente, ler os clássicos de Agatha Christie. A primeira leitura foi “Um passe de mágica” e ao final eu só me perguntava: Por que demorei tanto para ler Agatha Christie? Cheguei a ganhar dois exemplares quando era mais nova, mas nunca os li e depois de uma mudança de Estado, acabei me desfazendo deles. Mas enfim, vamos à história que apesar de ser julgada pelos leitores da Rainha do Crime como não sendo uma dos melhores da autora, ganhou meu coração.
Miss Marple é uma típica “velhinha” solteirona do vilarejo de Saint Mary Mead, na Inglaterra. Carrie Louise e Ruth são duas irmãs, que seguiram rumos diferentes em suas vidas. Elas são amigas de longa data de Miss Marple e numa das visitas, Ruth fala para Miss Marple sobre sua preocupação com a irmã Carrie Louise. Ruth sente que algo está acontecendo na propriedade e na vida da irmã e pede à amiga que faça uma visita a ela para verificar se suas suspeitas são reais.
Miss Marple pede algumas informações a mais e prontamente se dispõe a ajudar. Sob o pretexto de que precisa de uns dias de descanso, Miss Marple chega à propriedade de Carrie Louise em Stonygates, e durante sua estadia, acontecem três crimes.’’ Muitos personagens moram na mesma propriedade, se envolvem na trama e se tornam possíveis suspeitos. Para completar Carrie Louise e o marido mantêm um reformatório para jovens delinquentes bem ao lado de sua propriedade, aumentando ainda mais o número de suspeitos.
Miss Marple com sua sagacidade, observação e experiência do comportamento humano ajuda a desvendar os crimes e as motivações como “num passe de mágica”. À medida em que ela apresenta a solução como num palco de teatro, os próprios detetives da polícia a consideram “louca”, mas logo se rendem à “esperteza” e ao raciocínio lógico, da simpática velhinha.
A previsibilidade do autor ou dos autores dos crimes (para mim no caso) não tira a qualidade da trama que envolve os leitores e nos faz observar cada personagem, cada situação de maneira isolada, conhecendo um pouco mais de cada um e como sua história pode se revelar um motivo para cometer o crime. Mesmo com a possibilidade de descobrirmos o assassino, as motivações e o desfecho nos surpreendem.

Avaliação:

♥♥♥♥♥

O que ganhou meu coração?

Um passe de mágica foi lançado em 1952 e numa época em que as mulheres começavam a dar os primeiros passos rumo às conquistas de seus direitos, mas ainda assim, eram vistas com desconfiança e com sua participação na sociedade reduzida apenas a donas de casa, ter uma personagem como Miss Marple, sagaz, inteligente, firme, de raciocínio rápido e elucidando crimes, ganhou meu coração definitivamente. Para os apaixonados pela rainha do crime, Hercule Poirot, é o melhor detetive da autora, mas eu receio que para mim, será sempre Miss Marple que com sua astúcia, seu poder de observação do comportamento humano, sem se deixar enganar pelas aparências, revela o lado mal da humanidade, trazendo uma saborosa e instigante leitura. A escrita também é um deleite para leitores ávidos e nos faz colocar a “cachola” pra funcionar em cada situação ou personagem que se apresente durante o desenrolar da história.

site: https://docessonhosliterarios.blogspot.com/2019/06/resenha-um-passe-de-magica-agatha.html

Fimbrethil Call 18/12/2018

Bom, é incrível como a Agatha Christie escreve bem. Só o que irrita nesse livro é a Carrie Louise, oh, tão ingênua, tão diáfana, oh, pobrezinha...

Natty 22/11/2018

"Minha cara senhora, todos nós somos loucos - disse enquanto a fazia passar pela porta - Eis aí o segredo da vida. Todos nós somos meio loucos". Um Passe de Mágica, meu primeiro livro da Agatha Christie, a Rainha do Crime. Uma história envolvente, daquelas que te fazem mergulhar na história e tentar desvendar os mistérios.

Um assassinato, uma tentativa e um envenenamento, no meio disso Miss Marple tenta investigar quem é o culpado, traça os perfis, tenta montar o quebra-cabeças, e no final você descobre que estava na sua frente o tempo todo.

Andrea 06/11/2018

Um livro da Miss Marple
Li, até o momento três livros protagonizados pela Miss Marple, sendo eles: "O assassinato na casa do pastor", "Um passe de mágica", e "Um corpo na biblioteca". Esse dos três foi o mais fraco. Gostei muito do fato do livro trazer um pouco do passado da Miss Marple. Gostei das irmãs Ruth e Carrie Louise. Gostei de como Miss Marple é inteligente para descobrir o crime. Mas achei "fantástico demais", o final. Meio "nada a ver" mesmo. Não sei o que exatamente me fez não gostar, mas não gostei do final. E o fim dramático no rio? Meu Deus, que coisa louca. Não gosto quando os livros na Agatha tomam um rumo meio impossível para a realidade. Ou quando o livro tem um final trágico como e aleatório como esse. Avaliei com 3 estrelas porque apesar do livro ter um final não muito bom, ele é bem escrito e tem a Miss Marple, que eu amo.

Jeh.vias 31/05/2024

Nessa deliciosa e intrigante obra da nossa mestre do romance policial, temos a história da Senhora Carie Louise, uma idealista que apoia causas sociais e é incapaz de ver maldade na humanidade, mas que também possui uma grande fortuna herdada de seu primeiro marido, o senhor Gulbrandsen, com quem teve duas filhas, uma adotiva e uma legitima.
Agora, no seu terceiro casamento, morando num casarão antigo e totalmente mal cuidado, vive em companhia de seu atual marido, o Sr. Lewis Serrocold, que trabalha na reabilitação de garotos transviados da sociedade.
Mas a irmã de Carie Louise, Ruth, solicita os serviços da inteligentíssima Sra. Jane Marple, que além de ter estudado com as irmãs no colégio, nos tempos de juventude, é uma ótima detetive!
Já na casa dos Serrocold, Miss Marple presencia duas situações bastante intensas, a primeira, uma tentativa de assassinato e a segunda, o assassinato propriamente dito do enteado da Sra. Serrocold.
Emocionante, envolvente e intrigante, este romance prende a atenção plena do leitor ao aguçar a curiosidade por desvendar o mistério sobre quem teria matado e por quê.
A maneira como foi planejada a morte do jovem Gulbrandsen, é o que deu o título da obra, o que é (na minha humilde opinião) simplesmente genial.
Dei nota 5 e já quero mais livros da Agatha Christie ?

Fabio Shiva 02/12/2011

Ler Agatha Christie é quase uma terapia para mim!

Seus livros hoje possuem uma qualidade sedativa para mim, calmante... ideal para momentos de tensão e ansiedade. Isso hoje, depois de ter lido quase todos e relido não sei quantos! Pois é como entrar em um mundo bem conhecido e muito querido, onde existe a maldade, mas o bem sempre triunfa, e onde a inteligência do assassino é (quase sempre) superada pela do detetive!

“Um Passe de Mágica” é um livro bem na média da Rainha. Não chega a ser espetacular, mas a diversão é garantida! Mais uma bela aventura de Miss Marple, que dessa vez é convidada por uma amiga para descobrir o que há de errado na casa de sua irmã... e é claro que alguém vai morrer logo depois que Miss Marple chegar ao local!

Achei que o título dá uma grande pista para elucidar o mistério...

Mais um bom relax terapêutico com os assassinatos da Dama!!!

(02.01.11)

Comunidade Resenhas Literárias

Aproveito para convidar todos a conhecerem a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:

Marina - @respire.literatura 24/10/2016

Um passe de mágica, de Agatha Christie
Um passe de mágica é a primeira trama que leio envolvendo a detetive amadora Miss Marple. A senhora desvenda os mais intrigantes mistérios apenas com seu profundo conhecimento. O livro é uma ótima leitura para aqueles que gostam de romance policial e querem uma leitura rápida e objetiva. Agatha Christe, como sempre, nos transportando para uma situação que, apesar de previsível, não perde a graça e a artimanha na descoberta.

A trama inicia-se quando Miss Jane Marple, de visita a casa de sua velha amiga de infância Ruth Van Rydock, percebe que a senhora Van Rydock está meio apreensiva. Ruth acredita que há um grave problema na mansão que a irmã mora em Stonygates e conta seus pressentimentos e medos para Miss Marple. Acontece que tanto Ruth quando sua irmã, Carrie Louise, são amigas inseparáveis de Miss Marple desde os tempos do colégio e quando Ruth pede para que Miss Marple vá até Stonygates investigar a situação, ela não hesita.

Quando chega a Stonygates, Miss Marple percebe que tem algo realmente de errado naquela mansão. Acontece que, além de ser a casa da família, a mansão também abriga um centro de reabilitação para meninos delinquentes. O marido de Carrie Louse, Lewis Serrocold, é um idealista que acredita na reintegração de menores infratores à sociedade e Carrie o apoia totalmente.

Contudo, as coisas começam a ficar estranha quando três crimes acontecem e cabe a Miss Marple descobrir o que está acontecendo, antes que a próxima vítimas seja sua amiga.

" — ...Esse é o segredo da existência. Todos nós somos um pouco loucos." — PÁG 65

CONFIRA RESENHA COMPLETA NO BLOG!

site: http://www.anebee.com.br/2016/10/resenha-um-passe-de-magica-de-agatha.html

Nat Affel 30/08/2016

Quando eu crescer quero ser Miss Marple.
Sem duvidas um dos mais impressionantes dos casos envolvendo Miss Marple. Não consegui tirar os olhos das páginas até terminar já com pesar de saudade. Nada melhor do que uma obra prima que acaba por citar obras primas.

Bia Morais 16/07/2016

Um passe de mágica
Gostei bastante da história e da leitura em si, que foi fluida e leve. Não achei difícil de acertar quem é o assassino, mas isso não tirou o meu interesse de ler o desfecho da história. Gostei que a explicação sobre o assassinato e o que acontece com os personagens depois foi bastante detalhada, pois não gosto quando o livro termina "do nada", sem muitas explicações.

Veronica.Goncalo 09/10/2011

Um passe de mágica
Muito bom. O nome do livro e no decorrer do mesmo me fizeram pensar bastante sobre quem era o assassino ... suspeitei de todos, mas só adivinhei no finalzinho. Uma maneira inteligente, e muito simple, de se cometer assassinato.

Gabi 30/12/2010

Primeiro livro da AC que leio, e adorei :)

É um livro pequeno e de leitura rápida e envolvente.

Miss Marple é avisada que sua antiga amiga Carrie Louise pode estar com problemas em sua casa.
Então essa velhinha esperta vai tentar descobrir que problemas e perigos são esses.
O marido de Carrie sofre uma tentativa de assassinato, a própria Carrie está sendo envenenada e o seu enteado é assassinado.
Mas será que tudo é o que parece?
Como num passe de mágica Miss Marple decobre os mistérios e revela tudo para nós, leitores sem ideia do que estava acontecendo (no meu caso).

Queria agradecer a querida Carol Seco, que me emprestou esse livro na maior confiança *-*

Vi 14/04/2011

Miss Marple nesta obra é convidada por uma antiga amiga a visitá-la, pois uma atmosfera macabra ronda a mansão de Stonygates. Sua proprietária  uma mulher gentil, bondosa e rica que ajuda jovens deliquentes e é incapaz de qualquer injustiça para com o próximo.

Carrie Louise depois de ter recorrido a Miss Marple se vê as voltas com um assassinato em sua casa, a vítima um de seus funcionários. Marple então desconfia que sua velha amiga está sendo envenenada lentamente por algúem de fácil acesso as dependências da casa.

Leo Augusto 26/09/2013

Miss Marple é mágia...
Livro: Um Passe de Mágica
Autora: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
ISBN: ?
Sipnose:
"Miss Marple visita sua amiga dos tempos de escola, Ruth Van Rydock. Ruth teme que algo estranho esteja acontecendo na mansão de sua irmã, Carrie Louise, e pede que Miss Marple vá visitá-la.

Carrie Louise está em seu terceiro casamento. Sua mansão transformou-se em centro de recuperação de delinqüentes juvenis, uma tarefa que muito entusiasma seu marido, Lewis Serrocold. Também residem ali, Mildred Strete, filha e única parente consangüínea de Carrie Louise; Pippa, filha adotiva; Gina, filha já adulta de Pippa, casada com o americano Walter Hudd; Julie Bellever, a governanta; Stephen e Alex Restarick, filhos do segundo marido de Carrie Louise e Edgard Lawson, assistente de Lewis Serrocold.
Um dia, Christian Gulbrandsen, filho do primeiro marido de Carrie Louise, chega à procura de Lewis. Ninguém sabe muito bem o que ele quer, mas imagina-se que sejam assuntos ligados a negócios. À noite, ele se recolhe a seu quarto para escrever uma carta e acaba por ser encontrado morto, atingido por tiros de revólver. A carta que estivera escrevendo desaparece. Miss Marple entra em ação."

Livros Grátis
Opinião Pessoal:
É a melhor aventura de Miss Marple.
Uma trauma bem urdida e com reviravoltas tipicamente "agathachristienistica". Você não larga do livro, até descobrir quem, como e porque...
P.S. Para mim, a Miss Marple é a carinha da Rainha-mãe. Falaram que ela era chegada num gim...

Nota (0 a 10): 9 e talvez com um jogo de cena vire 10...