Maravilhas do conto francês

Maravilhas do conto francês Honoré de Balzac...

Resenhas - Maravilhas do conto francês

Henrique Fendrich 27/07/2018

Este é o primeiro livro da maravilhosa coleção "Maravilhas do Conto".

Conto + Literatura Francesa é igual a "Maupassant e os outros". De fato, o conto de Maupassant, "O Campo das Oliveiras" é um dos que se sobressaem nessa antologia.

Mas eu chamo a atenção para outros contos, principalmente para o esplêndido "O segredo dos Dupruoy, de François Mauriac. Que conto bem construído, que história significativa!

Prosper Merimée também faz bonito com o cruel "Mateus Falcone", assim como Henri Barbusse com o sensível "Os últimos passos".

"O segredo da guilhotina", de Villiers de L'Isle Adam, conta com uma premissa interessantíssima: uma experiência para ver se a consciência sobrevive à guilhotina.

Anatole France se mostra extremamente criativo no conto "O procurador da Judeia", sobre o que aconteceu a Pilatos após a morte de Jesus.

Quem também abusou da criatividade foi Théophile Gautier, com "Avatar", que trata de uma experiência de troca de corpos.

Fora isso, há ainda aqueles nomes imprescindíveis, como o Stendhal, o Balzac e o Zola.

Estou lendo vários livros dessa coleção e ressalto que a antologia francesa não está entre as melhores, mas o nível ainda é alto e vários contos compensam muito bem a leitura.