Guardiola Confidencial

Guardiola Confidencial Martí Perarnau

Resenhas - Guardiola confidencial

books duda 18/03/2020

Gênio
Certamente se existe uma palavra para descrever Pep Guardiola seria gênio. Mostra toda sua trajetória dentro dos clubes de futebol mais importantes do mundo, por um ponte de vista muito diferente e principalmente moderno. Conseguimos entender de fato como é ser um técnico e ainda por cima ter uma vida fora do futebol, um lado muito humano de quem ensina dentro e fora de campo.

Mario Pordeus 18/08/2016

Imperdível para amantes do futebol
Após 5 dias, conclui a leitura de 404 páginas. Minhas considerações sobre o livro: mostra o dia a dia de treinamentos e jogos do Bayern comandado por guardiola na temporada 2013/2014. É riquíssimo em detalhes. O leitor se imagina vivendo o dia a dia do time alemão. O livro explora bastante as ideias de Guardiola, seja em assuntos macros, de essência futebolística (jogo de posição, troca de passes envolvente, movimentação constante, superioridade numérica no meio-campo, atacar para defender etc), assim como decisões pormenores, mas não menos importantes. Guardiola é um cara obcecado pela vitória, é perfeccionista, vive 24h por dia o futebol e tem uma capacidade gigante de se reinventar. Adaptou-se bem ao futebol alemão, mas (o livro mostra) se entregou demais a outra cultura e acabou cometendo o maior erro da temporada, que lhe custou a eliminação da Champions League. Lahm e Iniesta são considerados os coringas dos times que comandou. Sobram elogios também para Thiago, Javi Martínez, Neuer e Ribery (a quem tentou usar como falso 9, "imitando" Messi, mas não conseguiu convencê-lo na primeira temporada, muito por causa da limitação tática do jogador), entre outros. Ao sair do Bayern, Pep provavelmente terá como destino a Premier League (Inglaterra). Inclusive, já teve propostas de Chelsea e Manchester City antes de assumir os bávaros. Uma nova história a se desenhar, que dará outro excelente livro.

Samuel 27/12/2022

Filme espetacular pra quem gosta de futebol, e não só isso, pra quem procura inspiração pra vida, de alguém completamente dedicado naquilo que ama, este é um ótimo livro.

Alex.Farah 28/03/2021

Guardiola sensacional...
O livro me surpreendeu muito. Poder conhecer um pouco mais como trabalha, talvez, um dos melhores técnicos do mundo é muito enriquecedor. A dedicação, o estudo, a preparação, o convívio, Guardiola se preocupa com cada detalhe para fazer não um time campeão, mas um time para entrar na história. Para chegar a perfeição é preciso muito trabalho, trabalho e mais trabalho....
Vitorugo 13/10/2021minha estante
Talvez? É o melhor técnico do mundo. Podemos ter dúvidas quanto ao ?de todos os tempos?

Alisson.Feernando 03/02/2021

Pep Guardiola, Confidencial.
Neste livro, podemos conhecer a trajetória da primeira temporada de Pep Guardiola a frente do maior clube da Alemanha, o Bayern de Munique.
Neste primeiro ano comandando o clube, Pep disputou seis (6) títulos e conquistou quatro (4). Pep obteve diversas vitórias em seus primeiro ano de a Busdesliga, tornando-se campeão com Sete (7) rodadas de antecedência. Também houveram momentos de insucessos, como uma dolorosa derrota para o Real Madrid comandado por Ancelotti, por um elástico placar de 0-4 em seus domínios ..
Destaco no livro a mente meticulosa e detalhista quando ao seu trabalho no futebol. Guardiola não deixa a desejar em cada detalhe referente a sua metodologia (jogo posicional), procura entender a cabeça dos seus atletas, principalmente na parte emocional e mental. Também, domina o vestiário e faz os seus atletas, "comprarem" suas ideias de jogo.
Desta modo, ressalto que é um livro perfeito para os adoradores deste esporte, você irá observar que o futebol é mas complexo do que parece. Ao ver um jogo de duas equipes se enfrentando é apenas ver o resultado final sem conhecer os meios para esse fim, O futebol vai além disso, é um esporte complexo, cheio de detalhes, como uma partida de xadrez. .

William 27/11/2020

Inspirador até pra quem não acompanha futebol
Eu, como amante do futebol, achei essa leitura espetacular. Foi estar no dia a dia do treinador que revolucionou o modo de se praticar futebol na última década. Pep Guardiola é um cara inspirador! Um cara insatisfeito consigo mesmo, que busca a perfeição a todo momento, que trabalha insanamente pra chegar onde deseja. Um aficionado pelo que faz, um verdadeiro maluco pela sua profissão e pela melhora constante. É aquele cara que não gosta do elogio, pois, segundo ele, isso estraga, te faz relaxar.
Este livro é uma imersão no modo de trabalhar e pensar do Guardiola. Creio que muito do conteúdo do livro possa servir como inspiração e lição até mesmo para aqueles que não gostam de futebol. Esta obra trata de um vencedor, por isso merece ser lido por todos.

Bruno Passuello 01/08/2020

Mais um diário que um livro
A leitura deste livro se tornou cansativa por ser mais um diário do que a própria história do Pep entretanto tem alguns insights bem úteis e algumas explicações de alguns jogos e como ele fez para ganhar eles

IgnatiusTowers 24/02/2024

Bastidores do Trabalho de Um Perfeccionista
Pep é, para mim, o melhor treinador de futebol da atualidade e sem dúvida um dos mais revolucionários que o esporte já teve. Ter acesso aos seus métodos e sua mente de forma tão clara é um privilégio, apesar da leitura se exceder nesses pontos e se mostrar posteriormente, na reta final do livro, uma repetição de conceitos sem tanta profundidade. De qualquer forma, a construção da obra ajuda o leitor a entender por que Guardiola é tão bem sucedido no que faz. Agora, falando de uma perspectiva pessoal da minha leitura, foi legal ver jogadores em seu estado de dez ano atrás, antes de tudo que se sucedeu na década. Foi uma perspectiva legal da qual me beneficiei por ler mais tardiamente.

Miguel 05/06/2020

Gênio.
Criou uma nova era no futebol. Ler sobre a paixão do Pep pelo futebol é contagiante. Vida longa mestre!

Rafael Cormack 08/09/2018

9,5/10
Leitura obrigatória pra quem gosta de futebol.

Depois de ler esse livro fica claro porque do domínio absurdo dos times de Guardiola, porque ele tem 7 títulos de liga em 9 disputados, porque a Espanha foi campeã do mundo na mesma época em que ele treinava o Barcelona (e o meio da Espanha era formado por nada menos que Busquets, Xavi e Iniesta) e porque a Alemanha tratorizou o Brasil em 2014 na época em que ele dirigia o Bayern. (e 6 dos 11 titulares da Alemanha eram do time de Munique)

Guardiola não inventou nada, apenas aperfeiçoou e implantou conceitos e ideias, mas a paixão e a quase "loucura" pelo esporte são admiráveis.

Gênio.

Bordingon 17/05/2018

Bom, mas muito técnico
O livro conta bastante sobre o dia a dia do técnico, é possível conhecê-lo um pouco mais a fundo. Porém o livro explora muitos detalhes técnicos do futebol, perdendo muito tempo descrevendo partidas e detalhes táticos, quando na verdade eu esperava um livro mais focado na vida e na mente dessa lenda do futebol contemporâneo. Um bom livro mas meio maçante.

Czuchraj 21/07/2021

Guardiola
Muito bom, aqui aprendemos um pouco sobre a personalidade e como funciona o trabalho de uma das maiores mentes do futebol. E como fã do Guardiola, Bayer e futebol achei um livro sensacional, mas se você não é muito fã do esporte talvez não goste muito.

Fabricio.Silva 01/03/2017

Essencial
Um livro para conhecer o técnico que revolucionou o futebol com seus conceitos, um cara obcecado pelo trabalho e a busca pela excelência. Os métodos de trabalho diferenciados. Como disse André Kfouri: "Tem um trecho do livro numa conversa em particular com Messi, que você não vai ler apenas uma vez, vai voltar e reler, ler novamente, ler outras vezes" . Com isto, vai descobrir como Pep Transformou Messi numa máquina de fazer gols. Porém , só lembrando que o livro conta a sua primeira temporada no time de Munique.

Gabriel 15/01/2017

Excelente livro que mostra um pouco do trabalho do melhor treinador dessa geração e sem querer, para nós brasileiros, mostra o enorme atraso em que nosso futebol se encontra.

Gabriel.vini30 19/10/2015

Indispensálvel para os apaixonados por futebol
Brilhante, essa palavra define a figura de Pep Guardiola um técnico moderno, eletrizante e apaixonado por futebol. O livro acompanha o time de Munique durante uma temporada inteira, revelando as dificuldades e acertos de um dos melhores técnicos da atualidade se não o melhor da atualidade. Guardiola é um dos poucos técnicos no mundo que conseguem como ninguém aplicar o futebol total, ou o futebol que Juca Kfouri chama de "O futebol do futuro".
Um ataque vistoso, de pressão insana, marcação por zona, sem deixar fôlego e nem dar chances ao time adversário. Um técnico que se tornou símbolo de prestígio, que em sua passagem pelo Barcelona ganhou 13 de 16 troféus disputados e no primeiro ano de bayer ganhou 4 de 6 títulos, com um futebol que o mundo se engana ao chama-lo de tic-tac, Guardiola repudia esse termo, para ele tic-tac é tocar a bola sem pretensão, adquirir 60 % ou 70 % de posse de bola sem agredir. O futebol de Guardiola prioriza o toque sem sombras de dúvidas mas preocupa-se em ser ofensivo ao extremo, sendo chamado pelo próprio técnico de tac-tac, no qual a característica principal é a de povoar o meio de campo pois para Guardiola, quem domina o meio de campo domina o jogo, em um embate clássico entre o domínio da posse de bola e do espaço.
Um livro indispensável, você não precisa gostar do técnico( o que deve ser um pouco difícil) mas se você é aficionado por esse esporte chamado futebol, a escolha não poderia ser melhor.