Nêmesis

Agatha Christie

Resenhas - Nêmesis

Mauricio Gonçalves 30/01/2024

Como sempre, uma surpresa
O livro tem um início muito vago e lento, que acredito ser o que não o torna tão bom. Miss Marple inicia sua investigação sem nem saber o que está investigando, o que faz o livro perder muito timing de leitura, extrapolando a expectativa e causando irritação pela espera. Depois do final, tentei pensar em coisas que justificassem esse atraso na construção da narrativa, mas não encontrei, realmente é bem injustificável. Foi só pro livro não ficar com menos de 200 páginas.

Depois que começa a se desenvolver, o caso realmente é bom, intrigante e tem um bom desfecho. Como sempre está tudo bem amarrado e a autora faz com que o leitor mude de idéias constantemente, mesmo descobrindo alguma coisa nada fica parecendo muito óbvio. Como se ambienta parcialmente ligado à uma excursão, e mais pessoas da excursão vão se enredando ao caso nos capítulos iniciais, achei que pudesse virar um spin off de Assassinato no Expresso do Oriente, mas não acontece, ainda bem.

Fran 29/01/2024

Deusa da justiça e da vingança!
Primeiro livro que leio da autora e simplesmente amei. Achei a leitura bem rápida e fluida, sem muita enrolação.
Na minha opinião a trama foi muito bem construída, me surpreendeu muito com o desfecho da história, simplesmente maravilhoso.

Mariana.Munik 12/01/2024

Leitura arrastada, mas final muito bom
Eu sempre acho os contos da Véia fofoqueira bem mais ou menos, porque normalmente a leitura é mais arrastada e a ação demora a acontecer.

Muitos fatos foram contados nessa história e uma avalanche de informações é mostrada desde o começo, acho que por isso a história se tornou meio arrastada.

Do meio pra frente que o negócio começou a ficar interessante e a Miss Marple entrou em ação (FINALMENTEE!) E ai fiquei mais entretida com a leitura.

Não é um livro ou história ruim, mas pra mim foi mais arrastada. É uma história boa, só que pra mim demorou para ter ação ou pelo menos foi a sensação que eu tive.

Talvez para você seja totalmente ao contrário.

marina516 11/01/2024

Bom, porém com suas vírgulas. agatha christie tem seu jeito único de escrever: com muitos personagens, diálogos longos e descrição detalhada com narrador - em grande parte - observador. por conta do grande número de personagens e a narração, as vezes, confusa, até a pagina 150/170 o livro foi arrastado e chato de ler. depois disso virou uma mistura de sentimentos, christie começou a cuspir palavras e fatos que já estavam na cara do leitor, se tivessemos entendido. miss marple é adorável e sabia, porém tem seus defeitos na narrativa: se comunica pouco sobre o crime. mesmo curto, levei um bom tempo pra ler e entender o que estava acontecendo. mesmo assim, o final acabou sendo previsível, o que é incomum quando se lê a christie. o livro é bom, porém com detalhes desnecessários e arrastados. se um leitor não acostumado com a escrita da agatha ler ?nêmesis?, nunca mais vai querer ler ela. ???

Peretti.is.reading 26/12/2023

Desvendei, mas não me senti inteligente
Foi uma leitura bem arrastada em sua maioria, porém não sei se credito a culpa ao livro ou ao meu cansaço de final de ano. Meu ego fica enorme quando desvendo o assassinato, apesar de ter adivinhado o final, não me senti muito inteligente. Acredito que isso se deva por a autora não trabalhar com muitos fatores desvirtuantes da linha de pensamento investigativa de Miss Marple. Ficou bem claro para quais suspeitos a motivação do crime estava se encaminhando. Não é um de meus favoritos por já ter previsto o plot, mas o final foi bem escrito mesmo assim. Talvez seja uma boa leitura para aqueles que ainda não conhecem a escrita da Agatha para não ficar tão óbvio.

Jean Silva 11/12/2023

Fechar o ano de 2023 com Agatha Christie e Miss Marple é simplesmente tudo pra mim. Já havia lido um romance anterior com essa protagonista, então sabia exatamente o que esperar: uma boa história com uma senhorazinha super querida e inteligente. E foi exatamente o que ocorreu.

Em Nêmesis, a querida precisa resolver um mistério, que de início parece não ter pé nem cabeça, mas com o desenrolar da história vai ficando um pouco mais previsível. As peças vão se juntando, o leitor consegue chegar a algumas conclusões, mas é somente no final, com a explicação de Miss Marple, que tudo se encaixa perfeitamente. Achei ótimo, o livro é fácil de ler e muito bom para passar o tempo, recomendo!

J.mahiana 10/12/2023

O enredo demora pra cativar e a personagem é simpática, mas fraca no meu ponto de vista. a trama é ok, mas dentre os outros livros da autora esse fica ofuscado

laura 09/12/2023

O plot é previsível mas é bom, o desenrolar da história é muito bom.

achei a miss marple uma querida

ana !! 27/11/2023

estava achando o começo bem parado, até demais, mas o final foi legal e isso me fez gostar mais do livro como um todo.
no geral eu acho as histórias da miss marple as mais sem graça e de tanto ler já comecei achando que essa seria meio paia mesmo, talvez seja por ter começando o livro já sabendo que eu não ia achar grande coisa que me fez baixar minhas expectativas a ponto de avaliar ele até como Ok

Amanda.Santos 26/11/2023

Simplesmente sensacional
A rainha do crime nunca me decepciona. Os livros da Miss Marple são os melhores. Consegui sacar quem era o assassino hahaha
Esse livro é de uma sagacidade fenomenal. Recomendo.

gabrielacirimbelli 23/11/2023

NÊMESIS
Em mais um mistério da Rainha do Crime, dessa vez Miss Marple me surpreendeu, tendo que solucionar um crime às escurar: não sabia nada sobre o assassino, a vítima e a morte em si - Quando? Onde? Quem?

Posso afirmar quo o livro começou a ficar de fato viciante depois da metade, pois antes estava tudo muito abstrato, por isso mantive minha nota num sólido 4. Dito isso, Agatha Christie nos transporta a atmosfera das teorias e do suspense de forma brilhante.

Diferente da maioria dos livros dela que já tive o prazer de ler, em ?Nêmesis? houveram algumas partes mal explicadas: sr. Rafiel já suspeitava da identidade do assassino? Por que as detetives foram tão protetoras da Miss Marple naquela situação específica se elas também não sabiam quem era o assassino? Será que eles já sabiam quem era o assassino mas precisavam comprovar de alguma forma o conseguir uma confissão?

De qualquer forma, apesar destas contradições, recomendo muito a leitura do livro, depois de ler o livro ?Um Mistério no Caribe?, para estar mais contextualizado aos personagens de ?Nêmesis?.

Sara277 09/11/2023

Némesis
Livro muito arrastado. Escrita massadora e estão sempre a ser repetidas as mesmas informações, cheguei a achar que estava a ficar maluca ? O livro só fica interessante nas últimas páginas. Fiquei decepcionada pois estava com as espectativas bastante altas, mas de facto não foi um bom livro, na minha opinião.

Yasmim 29/10/2023

De forma incomum ao que já li da querida Agatha, só vamos entender do que realmente se trata o mistério em questão da metade para o fim da leitura. O mistério inicial e que gera curiosidade é descobrir qual o mistério principal hahaha.

A senhora Christie sempre surpreende!