O Trono de Diamante

O Trono de Diamante David Eddings

Resenhas - O Trono de Diamante

stgabis 05/05/2024

O final do livro foi bom, embora a história tenha sido bem arrastada. Não que seja ruim, acheo deveras interessante, mas a escrita o torna um pouco entediante.
De qualquer forma, acredito que quero ler a continuação e ver como essa trilogia termina.

Nicole 11/05/2023

Diferente
Esse livro foi bem diferente de tudo que eu já li, inclusive de fantasia, porque foge MUITO do clichê, foge tanto que não tem nenhuma descrição braba de batalha (o que eu tava esperando :')) e pouco foco em elementos fantásticos como em outros livros.

Na minha cabeça foi mais uma "descrição histórica" de acontecimentos do mundo do que uma narração de uma aventura, porque as coisas acontecem de um jeito natural demais. O livro é muito fluído porque tem mais diálogo que descrição e em nenhum momento parece que houve algum problema real pros personagens, com exceção da missão que eles vão tem no livro 2. É principalmente por essa razão dos problemas se resolverem muito rápido e facilmente que parece mais uma descrição histórica, além do que eu citei dos elementos fantásticos serem descritos de forma tão natural que não tem aprofundamento sobre eles. Isso pra mim foram dois pontos negativos porque achei que tira a magia e emoção da coisa; aquela empolgação que a gente normalmente tem lendo fantasia, eu não consegui ter com esse livro. Apesar disso, é muito bem escrito e o universo é interessante (seria mais com mais aprofundamento mas ok né). Só não fiquei com muita vontade de ler o próximo pelos pontos que citei.

Fer 07/01/2023

Não há muito o que dizer, comecei o livro quase que no início do ano passado, então. E esqueci um pouco da experiência de leitura, é um bom livro, e merecia mais atenção, está na minha lista de re-leitura

Nathaniel.Figueire 12/12/2022

Interessante, mas há elementos xenofóbicos
Achei legalzinho, vou terminar de ler a trilogia. Porém, adianto que não é isso tudo que a editora queria que fosse. A frase da capa chega a ser risível: "Sparhawk é o herói mais bem construído da fantasia moderna". (!) Acho que não, né, Aleph?

Enfim, como eu já joguei várias vezes de paladino em RPG's, é legal ver a história de um protagonista dessa classe e as tramas das ordens guerreiras religiosas (inclusive me fez pensar os paladinos e suas ordens de outra forma, mais inspirada nas ordens religiosas do período das Cruzadas). O cenário é interessante e a história da Bhelliom, apesar de ser meio que uma cópia de o Senhos dos Anéis, chamou-me bastante a atenção.

Na parte ruim, uma coisa que me incomodou foi que os conflitos são todos facilmente resolvíveis. Os planos dos heróis funcionam, tudo dá certo... Faltou mais adversidade e frustração nesse livro! Vamos ver se na continuação tudo continua sempre da melhor forma possível para o protagonista e sua missão...

O que mais me incomodou foram os elementos xenofóbicos na obra. Os redoranianos, assemelhando-se aos povos beduínos do Deserto da Arábia, e o culto religioso que seguem, semelhante ao islamismo, são representados na obra como: o primeiro, um povo ignorante e fanático; o segundo, uma religião para idiotas. Apesar de eu desgostar de religiões monoteístas (coisa que o autor também parece pensar, pois também há muita crítica ao Deus único seguido pela Igreja na obra), especialmente da prática islâmica de alguns países do Oriente Médio, achei aqui que o autor acabou pensando a mão demais, porque TODOS os redorianos para o protagonista são imbecis e essa opinião é muito pouco matizada na história.

Alguém poderia dizer que isso é da perspectiva do protagonista em seu "eleniumcentrismo", mas a própria história poderia ter matizado um pouco essa mão pesada que o autor deu contra esse povo. Para deixar claro: sem sombra de dúvidas há pessoas maravilhosas no Irã, não podemos pegar de exemplo o horror que é o regime ditatorial teocrático dos aiatolás e os grupelhos fanáticos que os dão suporte e considerar que esses meliantes representam todo o povo iraniano...

Aí, no fim, Eddings herda talvez a parte mais chata de Tolkien: seu forte precoceito contra povos e culturas não-europeias.

De qualquer maneira, a história me prendeu o suficiente para eu querer saber o que vai acontecer com o pandion Sparhawk e sua rainha petrificada no trono de diamante (e essa capa do Simonetti, nossa, ele não parecia estar muito afim de desenhar, já vi trabalhos muito superiores dele). Acho que vale a pena a leitura para quem gosta de fantasia medieval, especialmente que já jogou RPG.

Anny F5 30/10/2022

Mas muito confuso, falta direcionamento. Porém a ideia geral é boa. Não recomendo pois existem melhores opções do gênero.

llirioazul 17/04/2022

Eu gostei da escrita do autor, mas achei que faltou um pouquinho de emoção, os problemas do Sparhawk são resolvidos muito facilmente e ele sempre sai por cima

Amanda 22/03/2021

Surpreendeu
De início achei que seria maçante e tedioso, mas com o passar das praias foi se tornando fluido, interessante e viciante. Apesar de muitas voltas em torno de si, foi um livro muito bom, deixando um desejo de ?quero saber mais?.

Vanessa.Rafaela 26/01/2021

Ótima leitura
Esse foi um livro bem diferente dos que li até o momento.
Trono de diamante é uma trama para quem tem certa paciência com a leitura, o que para minha surpresa, eu tive.
De início você tem uma visão sobre o mesmo, temos um paladino mais maduro, mais velho, que traja sua aventura ao lado de seus companheiros.
Os acontecimentos da história são bem lentos e demoram a acontecer.
Uma coisa que me irritou foi o fato de por várias vezes, Sparhawk andar de um lado a outra parecendo estar perdido. Ele vai até uma cidade, a outra, outra e outra, e nesse primeiro livro só temos um vislumbre sobre oq ele procura ao final dele, fazendo com que a procura do mesmo fique para o próximo livro.

Num Geral, esse autor tem uma escrita super fluida que cativa o leitor. Por mais que a história tenha sido demorada, eu amei demais. Os personagens são incríveis.

Hemojiso 03/01/2021

Bom livro, mas...
Senti falta de um pouco mais de luta, violência e exploração das habilidades do protagonista, mas não foi nada que atrapalhasse ou desqualificasse a obra.

Tami 13/10/2020

Maravilhoso
Não sou muito boa em resenhas, então vou direto ao ponto. O livro é sensacional.

Eu indico pra todas as pessoas que curtem fantasia, e quem quer entrar nesse gênero. O livro tem humor, personagens cativantes, o desenrolar e a escrita são muitos boas. Não sei 5 estrelas pq o começo foi lento, mas a partir da pag 100, tudo começou a melhorar e eu praticamrnte engoli o livro.

É uma fantasia medieval (minha primeira) e a minha experiência com ele foi muito boa, triste que nao tem o terceiro livro publicado aqui no Brasil, mas espero que logo publiquem.

Júlio 26/08/2020

Uma série com potencial, primeiro livro desgastante
Logo de início somos apresentados a uma história e personagens muito interessantes e cativantes. Conhecemos um pouco sobre a ordem dos cavaleiros e todo o jogo político que envolve o reino, os personagens como já falados anteriormente, são muito bons e cativam, porém, com avançar do livro, a história começa a ficar cansativa, muitas viagens vão acontecendo de um ponto a outro e cai em uma especia de looping, que ao chegar o fim, é perceptível que, pelo menos o primeiro livro, poderia facilmente ser reduzido em 200 páginas, uma vez que o motivo dessas viagens, acontece quase sempre da mesma forma. Enfim uma série com muito potencial, com um primeiro livro bem cansativo.

Fernanda Bard Chagas 28/05/2020

O trono de diamante
Confesso que ainda que eu seja uma leitora habitual de fantasias, achei esse livro um pouco lento de início e muitas vezes previsível! Alguns desfechos poderiam ser considerados infantis.
No entanto, a história é muito bem contada e fechada, e aos poucos o livro foi me rendendo na minha primeira impressão! Os personagens e as diferenças étnicas entre eles foram os pontos que mais gostei no livro, além de do fato de ele ter um tom cômico!
Vale a pena conhecer!

Larissa Canêjo 08/02/2020

Complexo
O primeiro livro da trilogia Elenium é simplesmente fantástico. Apesar de começar um pouco arrastado e, muito detalhista desde o início, isso acaba se tornando a melhor característica da história. O que era arrastado fica quase que impossível de se parar de ler e, os detalhes ao que nos deixa muito bem informados sobre o que acontece, ao mesmo tempo nos deixa ainda mais curiosos pra saber como cada situação irá se resolver.
Em alguns momentos pode se mostrar complexo e, em alguns casos é bom ter um dicionário por perto, pois a linguagem por vezes é bem rebuscada e, nem sempre o contexto deixa totalmente claro o que quer dizer determinadas palavras.

Hugo.Romano 03/02/2020

Ótimo
Uma bela abertura de trilogia, mundo muito interessante e narrativa muito gostosa de ler.

Nattacha.Iank 06/09/2019

Simples, mas instigante.
Esse primeiro livro que dá início à trilogia Elenium trabalha com elementos chave que faz com que qualquer fã de fantasia sinta-se imerso na história. Não é uma narrativa extremamente elaborada e por vezes até compreender todas as etnias e costumes dos povos abordados a confusão bate à porta. Porém cada capítulo é de uma absorção incrível e o final o torna ainda mais encantandor, por mais clichê que possa soar, você fica tentando em desbravar os mistérios que surgem na trama e algumas revelações ditas nas entrelinhas e sem alardes torna tudo ainda mais divertido. Definitivamente David Eddings era exímio em prender a atenção de seus leitores e continua fazendo isso em um mundo habitado por fantasias mais complexas. De uma forma simplória O Trono de Diamante ganhou lugar no meu coração.