Angel of Storms

Angel of Storms Trudi Canavan

Resenhas - Angel of Storms

Rafa - @espaco_dos_livros 18/08/2020

Incrível! Surpreendente!
Angel of Storms se passa 5 anos após o final de Thief's Magic, e vamos acompanhar nossos protagonistas, Rielle e Tyen, em suas novas vidas.

Rielle vive fazendo tapeçarias em um universo que está sendo assombrado pela guerra e o seu enredo começa a se desenvolver quando Valhan a chama para se juntar ao seu reino

Tyen é professor de dispositivos mecânicos em uma escola de magia que é obrigada a fechar as portas com a volta de Raen, o líder dos Universos que passou 20 anos desaparecido e quem desobedece suas leis rígidas sofre as piores consequências. Um grupo de rebeldes começa a se organizar para desafiar o poderoso feiticeiro e Tyen precisa escolher de que lado lutar.

De fato, Angel of Storms tem um ritmo um pouco mais frenético que o primeiro, mas o que me surpreendeu MESMO foi os momentos finais. Toda a trama que foi sendo construída ao longo de 600 páginas foi revelando seus verdadeiros motivos e quando a última peça do quebra cabeça se encaixa você fica tipo MEU DEUS QUE MULHER GÊNIO???!!!!!!

Tyen assume uma postura totalmente questionável em toda a trama e eu sentia tanta vontade de BATER nele que... Meu deus, tudo o que ele tava fazendo só podia dar em merda.. mas tudo ficou relativamente bem no final. Ele segue buscando uma solução para conseguir trazer a Vella, uma mulher que foi transformada em livro séculos antes, a sua verdadeira forma. Confesso que senti muita falta do relacionamento dos dois e a Vella ficou totalmente esquecida no churrasco nesse livro, mas eu entendi o porquê disso mas ainda assim, foi uma coisa que queria ter visto mais.

Rielle passa por muitas privações e precisa aprender a descontruir uma série de conceitos que ela tinha e confrontar a sua fé inabalável nos Anjos. Valhan, o Anjo, aquele homem santo e bom que é cultuado em seu país é a mesma pessoa que Raen; O feiticeiro cruel e impiedoso de quem tanto falam? Rielle amadureceu muito e passou de uma menina ignorante que era proibida de usar magia para uma feiticeira poderosa que precisa aprender a usar seus poderes.

Valhan, ou Raen, é um homem visto como cruel, opressor e frio por alguns e bom, justo e piedoso por outros. Quem ele realmente é? O vilão ou o mocinho? Essa era uma das questões mais reflexivas e interessantes que me deparei nessa história. Não conseguia me decidir se estava contra ou a favor dele.

Aquele momento que eu mais ansiava no primeiro livro finalmente ACONTECEU!! A trama de Tyen e Rielle finalmente se cruzam e eu tô ANSIOSA pra ver como vai ser a dinâmica deles daqui pra frente. Eu tô shippando eles desde o primeiro livro e nem sei se isso vai acontecer, grandes chances de eu ser totalmente ILUDIDA mas tudo bem.

A série Regra do Milênio (Millenium's Rule) é uma alta fantasia que é totalmente focada em contrução de enredo e universo. Os únicos personagens que tem mais desenvolvimento e que conseguimos nos conectar mais são Tyen e Rielle. A gente entende cada pensamento e motivação deles e isso é incrível para um livro narrado em terceira pessoa. Os demais personagens são só figurantes mesmo, e com excessão da Vella, não consegui me apegar a mais nenhum. Não vejo isso como algo negativo ok? Tudo bem a autora não querer desenvolver TODOS os personagens da trama.

Tanto Angel of Storms quanto Thief's Magic, são livros que tem um "passo mais lento" e pode soar meio cansativo para alguns perfis de leitores, mas eu sou tão apaixonada pela escrita da Trudi que isso não é algo que me incomoda. Além disso, ela traz TANTA COISA COMPLEXA para o livro que me pego refletindo e pensando o tempo todo.

Se você gosta de uma alta fantasia, com vários universos, guerras, magia e uma construção lenta, bem feita e detalhada, você PRECISA conhecer essa série.