Cem sonetos de amor

Cem sonetos de amor Pablo Neruda

Resenhas - Cem Sonetos de Amor

. J e n n i . 22/05/2024

Juro que esperava mais dessa coletânea de poemas tão famosos e clássicos, mas minha leitura deles foi desagradável e entediante, talvez eu não tenha acesso a magia tocante que a maioria das pessoas sentiu ao lê-lo.

andrea 19/05/2024

Amei muito, favoritei mais de 10 poesias, e li rapidinho, em menos de duas horas. É fácil de ler e mexe um pouco com a gente.

Bia 15/05/2024

Preciso de um Pablo na minha vida
Matilde era um mulher que tinha um homem na palma da mão, os sonetos nesse livro são lindos, às vezes talvez muito complicados para realmente lhe darmos o valor merecido, mas muitas vezes retrata um amor genuíno passando sobre as fases da vida, é algo apaixonado, quebrado é lindo.

Matheus656 10/05/2024

Que livro lindo! Um livro para todos os apaixonados e românticos, impossível ler sem pensar em quem você ama. Recomendo!

Gabriela4209 29/04/2024

Nhe
Tem vários sonetos que eu gostei bastante, mas outros que foram bem chatos. gostei da organização do livro entre ?manhã?, ?meio-dia?, ?tarde? e ?noite?

Paulo 30/03/2024

Neruda
Sinceramente há vários versos que achei bacana, porém a experiência total foi ehh? É um problema que eu tenho com poesia atual eu acho, mas mesmo assim foi algo que valeu a pena

Mellyssa13 24/03/2024

Ao ler o livro, tudo que tenho vontade é de ser amada, mas não meramente amada como quem diz um eu te amo todos os dias e por assim se faz satisfeito, quero ser amada da mesma forma que Neruda demonstra amar a Matilde.

juliapachsco 23/03/2024

Meu primeiro contato com um livro de sonetos
É um livro com muitos sonetos profundos e bonitos. Favoritei vários deles. Mas, por ser a minha primeira experiência com esse gênero, muitas vezes me peguei me forçando a entender algum soneto (e às vezes, permaneci sem entender), o que acho que é completamente normal devido a profundidade da escrita.

Quando peguei pra ler, pensei que os sonetos seriam mais românticos. Não sei se foi a minha má interpretação, mas muitos dos sonetos não falam sobre o amor em si. De qualquer forma, foi uma leitura interessante.

Beatriz Granger 3345 11/03/2024

Chato
Este livro por mais que seja bem rápido de se ler por ser poucas páginas e por ser poemas ele é muito cansativo e por vezes maçante. Sinto que por mais que eu lesse ele novamente não iria entender e nem usufruir dele direito

Kelly565 04/03/2024

"Eu te amo para começar a amar-te,
para recomeçar o infinito
e para não deixar de amar-te nunca:
por isso não te amo todavia.

Te amo e não te amo como se tivesse
em minhas mãos as chaves da fortuna
e um incerto destino desditoso.

Meu amor tem duas vidas para amar-te.
Por isso te amo quando não te amo
e por isso te amo quando te amo."

Lucas Ribeiro 21/02/2024

C
?e ali onde respiram os cravos
fundaremos um traje que resista
de um beijo vitorioso a eternidade??

Cris.Aguiar 13/02/2024

... tão perto que se fecham os teus olhos com meu sonho."
Esse livro de sonetos traz o meu predileto dentre textos de poesia, soneto XVII, só por isso esse livro já teria um lugar especial para mim.
Não é um livro bom de ler corrido, pode ficar enfadonho, mas é um livro com sonetos que te arrebatam, que te fazem ter estranheza e outros que não te dizem nada... E de certa maneira, alguns que levam um tempo e despertam em um dia qualquer e você diz: "ah, era isso... "
Poesia é arte simbólica e individual, nem tudo dialogará com você, mas isso não deixa de ter sua beleza. Leia devagar, aprecie e principalmente, perceba a caminhada que Neruda faz ao dividir seus sonetos em De manhã, Meio-dia, Tarde e Noite.

Recomendo ler em voz alta... a todo tempo.

Clube de Leitura SLV fevereiro-24

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/

fernandocarreiro 12/02/2024

Sonetos
Sempre muito bom reservar um espaço da sua agenda de leitura para se debruçar em livros de poemas e sonetos - como este aqui.
Leitura fácil, agradável e rápida.

maria.e.sousa.7 08/02/2024

Não me pegou!
Poesia não é o meu forte, preciso avisar! estou tentando mudar isso e no ano passado acho que li quatro ou cinco livros de poesia, mas realmente não é um terreno familiar para mim.

Tendo dito isso, admito que estava bem animada para ler os ?Cem sonetos de amor? do Neruda, mas confesso que me desapontei um pouco. Provavelmente a tradução tem a ver com isso: poesia é um tipo de escrita que é muito difícil de se traduzir pra outra língua e se alcançar o mesmo efeito da língua original em termos de rima, de semântica, de sentimento e de sentido que o autor queria dar. É muito difícil realmente! Tenho certeza de que essas poesias têm outro efeito em espanhol!

Além disso, o tipo de poesia que eu costumo gostar é uma poesia mais livre e menos estruturada, mas me espantei comigo mesma ao me enfadar com o formato do soneto: um tanto enjoado e, de novo: provavelmente pela repetição, já que é um livro apenas de sonetos.

De qualquer forma, encontrei sonetos belíssimos que realmente me tocaram, e me fizeram pensar nesse amor tão grande e tão devotado! Porém, outros não me alcançaram e não me disseram nada. Claro que eu gostaria de, assim como Matilda, receber tão bela homenagem do meu amor!

Achei interessante a divisão entre Manhã, Tarde e Noite. Dá uma sensação de o autor se referir aos tempos e fases do amor, na juventude, maturidade e velhice.

Foi a primeira vez que li Neruda, tirando um ou outro poema que se vê por aí. Vou experimentar os não-sonetos dele? esse daqui ficou um pouco enfadonho.

Observação: a palavra ?cacho? aparece várias vezes, em diversos poemas. Em alguns deles o sentido é óbvio e explícito, mas em muitos outros eu fiquei sem realmente entender o que o autor queria dizer com aquela palavra dentro daquele contexto. Possivelmente um dos problemas de tradução.

livro de fevereiro da SLV ???
3/5

Thiessa1 08/02/2024

Difícil de ler até pra quem ta acostumado com poesia, mas super vale a pena...
Não gostei da parte da manhã, achei meio confuso, as outras partes gostei mais e percebi mais o sentimento do autor.