2061: Uma Odisséia no Espaço III

Arthur C. Clarke

Resenhas - 2061: Uma Odisséia no Espaço III

Alexandre 16/08/2020

Introdução?
Não acrescenta muito aos dois primeiros livros. Parece uma grande introdução para o último livro da série. A ver.

Edson Camara 01/03/2022

A razão da existência dos monólitos, que ligam a trama desde 2001, é finalmente explicada neste livro
Gostei muito desta terceira parte da Odisseia. É bom esclarecer que os acontecimentos relatados, não necessariamente seguem uma sequência dos livros anteriores, o que Clark usa são os personagens e eventos chaves que ocorreram desde 2001 e seguiram em 2010 para continuar a história envolvendo o monólito negro.
Em minha opinião este livro, em termos de enredo, é o melhor dos três até agora, porque prende a atenção do leitor com questionamentos e eventos que vão acontecendo e que no final não oferecem uma resposta muita clara e desperta a atenção para o próximo livro, que para nossa sorte já está disponível.
O enredo é bem direto, Heywood Floyd, que conta agora 103 anos, com uma aparência de 60, Clark explica isso logo no início do livro, parte em uma nave turística chamada Universe para explorar o cometa Halley. Uma outra nave chamada Galaxy, da mesma empresa da Universe parte em uma missão para Sobrevoar Europa, esta lua de Júpiter foi proibida pelos alienígenas para pouso pelas humanos, entretanto, uma descoberta inusitada faz com que a nave seja forçada a pousar em Europa, o que dá errado e deixa a tripulação presa a lua, uma missão de resgate então é comandada para a Universe para resgatar a nave Galaxy. O que acontece com sucesso, eu acho uma vez que o livro não conta isso em detalhes. Seguindo o estilo de Clark há inúmeros acontecimentos que amarram este enredo ao próximo que é a conclusão da saga em 3001, eu suponho. O livro é bom de ler, há muitos momentos de adrenalina e o estilo de Clark conduzir a história está presente o tempo todo. Considerando que este livro foi escrito em 1987, Clark acerta muitos avanços científicos que só no século XXI começaram e são comuns para nós agora.
Estou ansioso para ler 3001.
Um detalhe importante, a razão da existência dos monólitos, que ligam a trama desde 2001, é finalmente explicada neste livro.

Lili Machado 01/08/2012

Na verdade, 2061, não oferece nada de especial para a série – o leitor pode pular este livro e ir direto para 3001, sem perder nenhuma informação vital.
Arthur Clarke revisita o futuro mais famoso já imaginado e por ele criado, dando ao leitor a chance de explorar e se maravilhar, neste livro em que duas expedições ao espaço se reúnem.
O Dr. Heywoood Floyd, sobrevivente de dois encontros prévios com os misteriosos monólitos, em 2001 e 2010 (resenhas no blog: http://scifinowlilimachado.wordpress.com/2012/01/07/hello-world/ e http://scifinowlilimachado.wordpress.com/2012/01/21/2010-uma-odisseia-no-espaco-ii-arthur-clarke/ ), tem de confrontar novamente Dave Bowman, o super computador HAL, e uma raça alienígena que decidiu que os seres humanos tem de participar na evolução da galáxia, quer queira quer não.
50 anos após a mensagem proibindo os humanos de se aproximarem do satélite Europa do planeta Jupiter, uma expedição ao Cometa Halley tem de violar essa regra, em nome de sua própria sobrevivência.
Com a troca de forças da agora luciferina lua, a missão de resgate que deve ocorrer, a volta do espírito de Dave Bowman, e o segredo do misterioso monólito, o suspense é grande.
Mas, na verdade, 2061, não oferece nada de especial para a série, a não ser para sabermos o que tem acontecido em Europa – o leitor pode pular este livro e ir direto para 3001, sem perder nenhuma informação vital. Pode até confundir menos...
Não espere por respostas que você precise, a indagações sobre os livros anteriores.
Will Santos 03/09/2014minha estante
O livro 2001 é muito fácil de encontrar. É ótimo, muito bom mesmo. Já qualquer continuação é muito difícil de encontrar. Há muito tempo procuro e não encontro. Estou ficando louco já!!!

Erick 21/05/2021

Faço coro aos demais comentários; "2061" é com folga o livro mais fraco da saga, ostentando eventos de menor impacto e um desenrolar que nunca engrena. Já o desfecho dele é o que lhe puxa de vez para ir logo ao último livro.

Só para não dizer que ler este aqui foi perda de tempo, graças a ele pesquisei até que bastante sobre cometas enquanto o lia - mas os livros dessa quadrilogia no geral lhe impulsionam bastante a buscar por fora mais conhecimento no ramo da astronomia, algo que acho ótimo num livro (apesar de isso às vezes fazer a leitura se alongar mais do que o habitual...).

marcosvinni11 15/03/2023

A odisseia continua.
Considero esse um pouco mais fraco que os outros. Demora pra engrenar a história (realmente a parte do cometa não me pegou). Depois que começa a missão de resgate, aí acho que é o momento que o livro brilha. Temos algumas respostas pro propósito do monólito (o que na verdade já dava pra ter percebido nos outros dois livros). Porém o final é com certeza mais uma introdução para o próximo livro do que uma finalização para esse.

Victor 12/03/2015

Uma pausa desnecessária
Na quadrilogia "Uma odisséia no espaço", 2061 representa um momento de total estagnação dos fatos e mistérios dos livros anteriores.

Sendo assim, o livro é quase totalmente irrelevante para a história. Quem ler 3001 logo depois de 2010 não perderá nada de importante do terceiro livro.

Uma leitura arrastada, que nunca empolga. Um deslize de Arthur C. Clarke. Uma pena.

Dani Gundes 24/08/2022

Sobre o monolito...
De longe, parecia que estava começando a se explicar e quando chegou perto, parecia que estava longe... Ainda tão empolgada e curiosíssima quanto no primeiro livro para saber a origem do monolito. Incrível como o autor te envolve sem deixar a leitura massante. Doida para saber como vai terminar: rumo à odisseia final!
Gabriel.Oliveira 11/12/2022minha estante
Chegou ao final ? Kkk

Dani Gundes 11/12/2022minha estante
Que coincidência! Terminei o 3001 esta semana e fiz uma resenha! Rs.

Gabriel.Oliveira 12/12/2022minha estante
Que maneiro hehe , comecei o 2010 hoje. O 2001 foi sensacional, não me contive pra ler o segundo

Ratinha da Biblioteca 13/03/2021

@ratinhadabiblioteca
Nesse livro vamos acompanhar uma excursão ao cometa Harley, isso mesmo, o cometa que de tempos em tempos é visível da Terra. O objetivo é estudar suas propriedade e cavernas criadas ao longo de milênios. Ao mesmo tempo, também estamos acompanhando outra nave que circula ao redor do novo sol, Lucifer e uma coisa inesperada acontece, necessitando com que a nave que está no cometa parta imediatamente para salvar a nave que está próximo a Lucifer. Se isso é possível e todos sobreviverão, é algo que precisamos chegar ao fim da história para descobrir.

Dos 3 que já li da série, esse foi o mais fraco para mim, apesar de ter explicado (meia boca) algumas dúvidas que ficaram dos anteriores, pretendo dar um espaço antes de iniciar o último, mas definitivamente Clarke sabe como nos prender e escrever uma ótima trama de ficção científica!

Rod 16/10/2022

Terceiro livro
Terceiro livro da saga. Este não é tão famoso pois não possuir um filme feito. Como os demais é altamente recomendado para ler.

Janaina 04/08/2021

???????
Dos 3 primeiros livros da quadrilogia, penso que este seja o mais fraquinho.
Ainda assim, Arthur C. Clarke é Arthur C. Clarke.

Igoru 11/02/2015

Discussão acima de história
Esse aqui é diferente dos outros dois antecessores no sentido de que não avança quase que em nada na história da série magnum opus do renomado Sir Arthur C. Clarke. Aliás, quase não possui história e parece um mero tapa-buraco. Ao invés de contar uma aventura, o foco aqui é pura e simplesmente descrição e discussão. Descreve-se exaustivamente o universo futurístico da série. Fala-se, à luz das tendências da época em que foi escrito, o que aconteceu com o Planeta Terra, quais países se tornaram potências, migrações étnicas e problemáticas espaciais. São descritos os satélites jovianos após o acontecimento de 2010: Uma Odisséia no Espaço II, tudo junto a discussões sobre astronomia, espaço, geologia e evolução das espécies. Tudo muito bem referenciado. E tem muita ficção - ainda que muito da ficção possa fazer, sim, sentido.

Ainda que Arthur C. Clarke seja excelente nessas discussões, devo dizer que este foi o livro da série que eu menos curti, pois estava esperando, sim, discussões e descrições, mas, também, história. E o final do livro, que avança um pouco na saga, me deixou muito curioso para ler o quatro livro, que é o último.

Letícia 24/12/2019

Leia só o último capítulo
Não vale à pena.

Harry 24/07/2022

Preparação pra Odisseia Final
Assim como "2010 - Uma Odisseia no Espaço II" não é uma sequência de "2001 - Uma Odisseia no Espaço", esse livro também não é sequência do anterior, e sim uma história no mesmo universo. Mas mesmo com Arthur C. Clarke deixando isso claro, é inevitável não se sentir em uma sequência direta.

O responsável pelas aventuras é mais uma vez Heywood Floyd, que está com 103(!!) anos..., mas com saúde de 65. O alvo da vez é o cometa Halley, onde pretendem pousar pra fins de estudo a bordo da nave Universe.
Dessa vez o autor decidiu rechear a nave de tripulantes, alguns cientistas, outros pessoas famosas etc. Com isso o autor deixa claro que a exploração espacial está a todo vapor e bem avançada.
Tudo parecia estar indo tudo conforme o planejado até a Universe receber um pedido de socorro de outra nave, a Galaxy (irmã da Universe) após um incidente que forçou o pouso em Europa.
A riqueza de detalhes está mais uma vez presente, visto que é característica do autor. Principalmente detalhes geológicos tanto do cometa quanto de Europa.
E é justamente em Europa que se passa o plot principal do livro, que gira em torno dos mistérios do "Monte Zeus", uma montanha que aparentemente surgiu do nada no solo do satélite (ou planeta?). Além do "Monte Zeus" outros tantos mistérios envolvem Europa, principalmente a possibilidade de se encontrar vida inteligente. E o monólito? Temos também.
O autor também aborda um pouco mais sobre o lado político e a consequência dos acontecimentos a partir de 2010 como o surgimento do novo sol, Lúcifer.
O desfecho em si é mais uma porta pro livro final do que uma conclusão. E que foi bem elaborado, visto que da vontade de começar o livro seguinte logo na sequência.