2061: Uma Odisséia no Espaço III

2061: Uma Odisséia no Espaço III Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke




Resenhas - 2061: Uma Odisséia no Espaço III


23 encontrados | exibindo 16 a 23
1 | 2


Samuel Valdevino 17/12/2021

Uma odisseia pelos livros III
Eu não sei se tenho mal gosto, ou se simplesmente tenho um gosto diferente do da maioria das pessoas, mas seriamente, este é o meu livro predileto da saga.
Há um detalhe nesse livro que o diferencia muito dos outros: a dinâmica. Os outros livros da saga da odisseia no espaço, têm uma dinâmica semelhante a do filme 2001 Uma odisseia no espaço, mas esse não, 2061 Uma odisseia no espaço III é bem mais dinâmico do que qualquer outro da série.
O que faz esse livro se tornar ainda mais agradável, é que ele descreve em detalhes a vida no satélite Europa, tornando-se extremamente interessante.
Eu nunca me senti tão ansioso para ler um livro quanto me senti quando fui ler esse.
comentários(0)comente



Harry 24/07/2022

Preparação pra Odisseia Final
Assim como "2010 - Uma Odisseia no Espaço II" não é uma sequência de "2001 - Uma Odisseia no Espaço", esse livro também não é sequência do anterior, e sim uma história no mesmo universo. Mas mesmo com Arthur C. Clarke deixando isso claro, é inevitável não se sentir em uma sequência direta.

O responsável pelas aventuras é mais uma vez Heywood Floyd, que está com 103(!!) anos..., mas com saúde de 65. O alvo da vez é o cometa Halley, onde pretendem pousar pra fins de estudo a bordo da nave Universe.
Dessa vez o autor decidiu rechear a nave de tripulantes, alguns cientistas, outros pessoas famosas etc. Com isso o autor deixa claro que a exploração espacial está a todo vapor e bem avançada.
Tudo parecia estar indo tudo conforme o planejado até a Universe receber um pedido de socorro de outra nave, a Galaxy (irmã da Universe) após um incidente que forçou o pouso em Europa.
A riqueza de detalhes está mais uma vez presente, visto que é característica do autor. Principalmente detalhes geológicos tanto do cometa quanto de Europa.
E é justamente em Europa que se passa o plot principal do livro, que gira em torno dos mistérios do "Monte Zeus", uma montanha que aparentemente surgiu do nada no solo do satélite (ou planeta?). Além do "Monte Zeus" outros tantos mistérios envolvem Europa, principalmente a possibilidade de se encontrar vida inteligente. E o monólito? Temos também.
O autor também aborda um pouco mais sobre o lado político e a consequência dos acontecimentos a partir de 2010 como o surgimento do novo sol, Lúcifer.
O desfecho em si é mais uma porta pro livro final do que uma conclusão. E que foi bem elaborado, visto que da vontade de começar o livro seguinte logo na sequência.
comentários(0)comente



Alexandre 20/09/2021

Sem muito o que falar, que já não tenha falado nas edições anteriores dessa saga, leitura obrigatória para os amantes de ficção científica. Demorei demais para degustar dessa obra.
Rumo a odisseia final!
comentários(0)comente



Fernanda631 31/07/2023

2061: Uma Odisséia no Espaço III
2061: Uma Odisséia no Espaço III (Odisséia Espacial #3)foi escrito por Arthur C. Clarke.
Cinquenta anos depois dos eventos de 2010, o Dr. Heywood Floyd, membro da equipe que descobriu o monólito na Lua e que acompanhou os eventos em Júpiter em 2010, ainda está vivo. Já bastante velho, com 103 anos e vivendo em órbita por causa da saúde, ele está sozinho, com um relacionamento pouco amistoso com os poucos parentes que lhe restaram. Seu neto também é um explorador espacial, apesar de não terem muito contato. Floyd está de partida para uma missão que descerá no Cometa Halley.
Enquanto isso, uma nave cai em Europa, violando a proibição emitida cinquenta anos antes de nunca pousar lá. Nesta nave, vítima de uma sabotagem pouco explicada pelo autor, está o neto de Floyd. A nave mais próxima e com capacidade de resgate para atender à emergência em Europa é a nave que está no cometa. Ela logo é despachada para Europa. Todos temem o que pode acontecer à tripulação à deriva no satélite, já que todos sabem da proibição e da poderosa força alienígena por trás do monólito.
Arthur C. Clarke, como sempre, é bastante preciso em suas descrições sobre tecnologia e ciência. O ano 2061 é o ano do retorno do Cometa Halley, por volta do fim de julho. O autor também explica que, originalmente, ele queria esperar para publicar 2061 até que os dados da missão da sonda Galileo chegassem. Porém, com a tragédia do ônibus espacial Challenger, a missão sofreu atraso, sendo lançada somente em 1995. Por não querer esperar, Clarke se inspirou na aproximação de Halley em 1986, colocando uma missão espacial no seu retorno em 2061.
No entanto, este não é um livro essencial para a trama que começa com o livro 2001. Não há nenhuma resposta para nenhuma pergunta, apesar de podemos ver o que tem acontecido na superfície de Europa depois dos eventos do segundo livro. Os personagens são caricatos, poucos profundos. Os problemas de família de Floyd praticamente não são comentados, apenas superficialmente.
comentários(0)comente



Cesar AS 31/03/2009

Procuro este livro há anos. Se alguém tiver para emprestar, vender, em arquivo, podemos conversar
Rodrigo.Barcaro 27/11/2011minha estante
Procuro este livro há anos. Se alguém tiver para emprestar, vender, em arquivo,trocar,podemos conversar [2]


AleixoItalo 18/08/2013minha estante
Estante Virtual!


JR 25/05/2014minha estante
Eu tenho o livro em pdf caso não tenham achado ainda ^^





Felipe B. Cruz 27/11/2013

Uma excelente continuação
Para quem já leu 2001 e 2010, recomendo fortemente que continue a leitura com 2061. É bem bacana.
comentários(0)comente



Luciana 11/05/2021

Uma aventura
Pesquisadores buscando conhecer mais sobre um novo planeta e um novo sol. Heywood Floyd com 103 anos e corpinho de 70 anos, graças a uma tecnologia do futuro.
comentários(0)comente



etsilvio 08/03/2019

Relido
Feliz de ter relido esse livro, mas devo concordar que ele em si não acrescenta em nada (ou pouquíssimo) enquanto sequência de 2001 e 2010 (e rumo a 3001). Os acontecimentos são enfadonhamente escritos, e a única ressalva obviamente fica com o desfecho, que dá aquela vontade de correr para 3001 - Odisséia Final. E é o que farei agora!
comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 16 a 23
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR