2061: Terceira Odisseia

2061: Terceira Odisseia Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke




Resenhas - 2061: Uma Odisséia no Espaço III


23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fernanda631 31/07/2023

2061: Uma Odisséia no Espaço III
2061: Uma Odisséia no Espaço III (Odisséia Espacial #3)foi escrito por Arthur C. Clarke.
Cinquenta anos depois dos eventos de 2010, o Dr. Heywood Floyd, membro da equipe que descobriu o monólito na Lua e que acompanhou os eventos em Júpiter em 2010, ainda está vivo. Já bastante velho, com 103 anos e vivendo em órbita por causa da saúde, ele está sozinho, com um relacionamento pouco amistoso com os poucos parentes que lhe restaram. Seu neto também é um explorador espacial, apesar de não terem muito contato. Floyd está de partida para uma missão que descerá no Cometa Halley.
Enquanto isso, uma nave cai em Europa, violando a proibição emitida cinquenta anos antes de nunca pousar lá. Nesta nave, vítima de uma sabotagem pouco explicada pelo autor, está o neto de Floyd. A nave mais próxima e com capacidade de resgate para atender à emergência em Europa é a nave que está no cometa. Ela logo é despachada para Europa. Todos temem o que pode acontecer à tripulação à deriva no satélite, já que todos sabem da proibição e da poderosa força alienígena por trás do monólito.
Arthur C. Clarke, como sempre, é bastante preciso em suas descrições sobre tecnologia e ciência. O ano 2061 é o ano do retorno do Cometa Halley, por volta do fim de julho. O autor também explica que, originalmente, ele queria esperar para publicar 2061 até que os dados da missão da sonda Galileo chegassem. Porém, com a tragédia do ônibus espacial Challenger, a missão sofreu atraso, sendo lançada somente em 1995. Por não querer esperar, Clarke se inspirou na aproximação de Halley em 1986, colocando uma missão espacial no seu retorno em 2061.
No entanto, este não é um livro essencial para a trama que começa com o livro 2001. Não há nenhuma resposta para nenhuma pergunta, apesar de podemos ver o que tem acontecido na superfície de Europa depois dos eventos do segundo livro. Os personagens são caricatos, poucos profundos. Os problemas de família de Floyd praticamente não são comentados, apenas superficialmente.
comentários(0)comente



Aline ig @escape.abacharel 22/07/2023

Bem mais ou menos...
Continuando a saga Uma Odisseia no Espaço! Esse é o terceiro livro da série famosa de ficção científica e aqui temos a sequência com a volta de personagens queridos como o doutor Heywood Floyd.

Nesse livro, estamos agora em 2061, 50 anos depois dos ocorridos do segundo livro. Júpiter agora é um planeta que não existe mais, ele virou um novo sol no nosso sistema. E agora o antigo planeta antes chamado Júpiter, passou agora a se chamar Lúcifer, a pequena estrela que gera calor para Europa e fonte intermitente de luz para a Terra.

Depois de 50 anos, os habitantes da Terra acostumaram-se a um sistema de dois sóis, onde a noite quase desapareceu, e fizeram progressos espetaculares expandindo-se pelo sistema solar.

Com esse novo sol, foram criadas condições favoráveis ​para o desenvolvimento de criaturas inteligentes em Europa (a antiga lua que orbitava Júpiter). Agora, os seres humanos da Terra, mesmo querendo explorar o novo planeta, não podem por causa da mensagem dos monolitos, que proíbe expressamente o acesso à exploração do antigo satélite de Júpiter.

Porém, como nem tudo são flores, há um incidente que faz uma nave da Terra pousar drasticamente na superfície da Europa. Agora a humanidade deve decidir se vai ou não socorrer seus amigos, quebrando a proibição que, tantos anos antes, o monolito interpôs sobre nós.

É um enredo interessante, mas a narrativa foi chata demais comparada aos outros livros. Esse foi de longe o livro mais fraco até agora. Para mim, 2001 foi uma obra-prima... 2010 decepcionou um pouco, mas 2061 decepcionou foi muito! Houve só enrolação nessa história. E quando começava a ficar boa a descrição, o capítulo acabava ou o autor adiantava a linha do tempo, pulando o que realmente importava.

Estou ansiosa para ler 3001, a odisseia final! Estou contando aqui com um final surpreendente e chocante, mesmo que esse terceiro livro tenha me decepcionado.

Média: 3 estrelas

____________________________

- Tiktok: @escapebacharel
- Instagram: @escape.abacharel
- Twitter: @escapeabacharel


site: https://www.instagram.com/p/CvATMITr2G3/?img_index=1
comentários(0)comente



marcosvinni11 15/03/2023

A odisseia continua.
Considero esse um pouco mais fraco que os outros. Demora pra engrenar a história (realmente a parte do cometa não me pegou). Depois que começa a missão de resgate, aí acho que é o momento que o livro brilha. Temos algumas respostas pro propósito do monólito (o que na verdade já dava pra ter percebido nos outros dois livros). Porém o final é com certeza mais uma introdução para o próximo livro do que uma finalização para esse.
comentários(0)comente



Rod 16/10/2022

Terceiro livro
Terceiro livro da saga. Este não é tão famoso pois não possuir um filme feito. Como os demais é altamente recomendado para ler.
comentários(0)comente



Dani Gundes 24/08/2022

Sobre o monolito...
De longe, parecia que estava começando a se explicar e quando chegou perto, parecia que estava longe... Ainda tão empolgada e curiosíssima quanto no primeiro livro para saber a origem do monolito. Incrível como o autor te envolve sem deixar a leitura massante. Doida para saber como vai terminar: rumo à odisseia final!
Gabriel.Oliveira 11/12/2022minha estante
Chegou ao final ? Kkk


Dani Gundes 11/12/2022minha estante
Que coincidência! Terminei o 3001 esta semana e fiz uma resenha! Rs.


Gabriel.Oliveira 12/12/2022minha estante
Que maneiro hehe , comecei o 2010 hoje. O 2001 foi sensacional, não me contive pra ler o segundo




Harry 24/07/2022

Preparação pra Odisseia Final
Assim como "2010 - Uma Odisseia no Espaço II" não é uma sequência de "2001 - Uma Odisseia no Espaço", esse livro também não é sequência do anterior, e sim uma história no mesmo universo. Mas mesmo com Arthur C. Clarke deixando isso claro, é inevitável não se sentir em uma sequência direta.

O responsável pelas aventuras é mais uma vez Heywood Floyd, que está com 103(!!) anos..., mas com saúde de 65. O alvo da vez é o cometa Halley, onde pretendem pousar pra fins de estudo a bordo da nave Universe.
Dessa vez o autor decidiu rechear a nave de tripulantes, alguns cientistas, outros pessoas famosas etc. Com isso o autor deixa claro que a exploração espacial está a todo vapor e bem avançada.
Tudo parecia estar indo tudo conforme o planejado até a Universe receber um pedido de socorro de outra nave, a Galaxy (irmã da Universe) após um incidente que forçou o pouso em Europa.
A riqueza de detalhes está mais uma vez presente, visto que é característica do autor. Principalmente detalhes geológicos tanto do cometa quanto de Europa.
E é justamente em Europa que se passa o plot principal do livro, que gira em torno dos mistérios do "Monte Zeus", uma montanha que aparentemente surgiu do nada no solo do satélite (ou planeta?). Além do "Monte Zeus" outros tantos mistérios envolvem Europa, principalmente a possibilidade de se encontrar vida inteligente. E o monólito? Temos também.
O autor também aborda um pouco mais sobre o lado político e a consequência dos acontecimentos a partir de 2010 como o surgimento do novo sol, Lúcifer.
O desfecho em si é mais uma porta pro livro final do que uma conclusão. E que foi bem elaborado, visto que da vontade de começar o livro seguinte logo na sequência.
comentários(0)comente



Edson Camara 01/03/2022

A razão da existência dos monólitos, que ligam a trama desde 2001, é finalmente explicada neste livro
Gostei muito desta terceira parte da Odisseia. É bom esclarecer que os acontecimentos relatados, não necessariamente seguem uma sequência dos livros anteriores, o que Clark usa são os personagens e eventos chaves que ocorreram desde 2001 e seguiram em 2010 para continuar a história envolvendo o monólito negro.
Em minha opinião este livro, em termos de enredo, é o melhor dos três até agora, porque prende a atenção do leitor com questionamentos e eventos que vão acontecendo e que no final não oferecem uma resposta muita clara e desperta a atenção para o próximo livro, que para nossa sorte já está disponível.
O enredo é bem direto, Heywood Floyd, que conta agora 103 anos, com uma aparência de 60, Clark explica isso logo no início do livro, parte em uma nave turística chamada Universe para explorar o cometa Halley. Uma outra nave chamada Galaxy, da mesma empresa da Universe parte em uma missão para Sobrevoar Europa, esta lua de Júpiter foi proibida pelos alienígenas para pouso pelas humanos, entretanto, uma descoberta inusitada faz com que a nave seja forçada a pousar em Europa, o que dá errado e deixa a tripulação presa a lua, uma missão de resgate então é comandada para a Universe para resgatar a nave Galaxy. O que acontece com sucesso, eu acho uma vez que o livro não conta isso em detalhes. Seguindo o estilo de Clark há inúmeros acontecimentos que amarram este enredo ao próximo que é a conclusão da saga em 3001, eu suponho. O livro é bom de ler, há muitos momentos de adrenalina e o estilo de Clark conduzir a história está presente o tempo todo. Considerando que este livro foi escrito em 1987, Clark acerta muitos avanços científicos que só no século XXI começaram e são comuns para nós agora.
Estou ansioso para ler 3001.
Um detalhe importante, a razão da existência dos monólitos, que ligam a trama desde 2001, é finalmente explicada neste livro.
comentários(0)comente



Samuel Valdevino 17/12/2021

Uma odisseia pelos livros III
Eu não sei se tenho mal gosto, ou se simplesmente tenho um gosto diferente do da maioria das pessoas, mas seriamente, este é o meu livro predileto da saga.
Há um detalhe nesse livro que o diferencia muito dos outros: a dinâmica. Os outros livros da saga da odisseia no espaço, têm uma dinâmica semelhante a do filme 2001 Uma odisseia no espaço, mas esse não, 2061 Uma odisseia no espaço III é bem mais dinâmico do que qualquer outro da série.
O que faz esse livro se tornar ainda mais agradável, é que ele descreve em detalhes a vida no satélite Europa, tornando-se extremamente interessante.
Eu nunca me senti tão ansioso para ler um livro quanto me senti quando fui ler esse.
comentários(0)comente



Alexandre 20/09/2021

Sem muito o que falar, que já não tenha falado nas edições anteriores dessa saga, leitura obrigatória para os amantes de ficção científica. Demorei demais para degustar dessa obra.
Rumo a odisseia final!
comentários(0)comente



Janaina 04/08/2021

???????
Dos 3 primeiros livros da quadrilogia, penso que este seja o mais fraquinho.
Ainda assim, Arthur C. Clarke é Arthur C. Clarke.
?
comentários(0)comente



Erick 21/05/2021

Faço coro aos demais comentários; "2061" é com folga o livro mais fraco da saga, ostentando eventos de menor impacto e um desenrolar que nunca engrena. Já o desfecho dele é o que lhe puxa de vez para ir logo ao último livro.

Só para não dizer que ler este aqui foi perda de tempo, graças a ele pesquisei até que bastante sobre cometas enquanto o lia - mas os livros dessa quadrilogia no geral lhe impulsionam bastante a buscar por fora mais conhecimento no ramo da astronomia, algo que acho ótimo num livro (apesar de isso às vezes fazer a leitura se alongar mais do que o habitual...).
comentários(0)comente



Luciana 11/05/2021

Uma aventura
Pesquisadores buscando conhecer mais sobre um novo planeta e um novo sol. Heywood Floyd com 103 anos e corpinho de 70 anos, graças a uma tecnologia do futuro.
comentários(0)comente



Ratinha da Biblioteca 13/03/2021

@ratinhadabiblioteca
Nesse livro vamos acompanhar uma excursão ao cometa Harley, isso mesmo, o cometa que de tempos em tempos é visível da Terra. O objetivo é estudar suas propriedade e cavernas criadas ao longo de milênios. Ao mesmo tempo, também estamos acompanhando outra nave que circula ao redor do novo sol, Lucifer e uma coisa inesperada acontece, necessitando com que a nave que está no cometa parta imediatamente para salvar a nave que está próximo a Lucifer. Se isso é possível e todos sobreviverão, é algo que precisamos chegar ao fim da história para descobrir.

Dos 3 que já li da série, esse foi o mais fraco para mim, apesar de ter explicado (meia boca) algumas dúvidas que ficaram dos anteriores, pretendo dar um espaço antes de iniciar o último, mas definitivamente Clarke sabe como nos prender e escrever uma ótima trama de ficção científica!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR