Elementos de Semiótica

Elementos de Semiótica Lucy Niemeyer

Resenhas - Elementos de Semiótica Aplicados ao Design

bella.gb 30/04/2024

Bom para entender Semiótica
Esse livro me ajudou muito a entender a Semiótica Pierceana, li ele há uns dois anos para a faculdade e reli agora, consegui lembrar o que tinha estudado na disciplina de semiótica. Só fiquei confusa na parte que relaciona a semiótica com o design, não sei se eu já estava cansada de refletir muito, acho que vou reler essa parte depois para conseguir formar uma opinião melhor sobre a parte final do livro

Rhuan 26/02/2022

É um livro bem introdutório.
Por ser um livro introdutório e de um tema que inconcientenente nós praticamos, você acaba entendendo mais facilmente os conceitos que a autora explica. Mas eu esperava mais, não que o livro seja ruim ou a explicação seja fraca, mas os exemplos dados pela autora (isso quando ela dá) são bem genéricos. Inclusive existem termos e conceitos muito complexos que sem exemplos ficam difíceis de serem apreendidos no primeiro momento. Se torna cansativo reler e procurar por exemplos. Fora isso é um livro bom.

Valdeir.Teixeira 06/03/2021

Leitura rápida pra quem quer conteúdo rápido.
Indico, dá bons exemplos, dá o conteúdo que se espera, e dicas de outras leituras.

HeitorMarinho 22/01/2021

Uma perspectiva da semiótica
É um livro pequeno, mas não é simples nem fraco, aborda a semiótica dentro do campo da comunicação visual, fala sobre paradigma e sintagma além de outros assuntos dentro do universo da semiótica.

Marcella 14/10/2020

É uma boa introdução para começar a entender a relação da semiótica com os processos de design, mas realmente é bem básico. Pelo menos serviu para despertar o interesse em um aprofundamento.

Caren Gabriele 13/10/2020

Breve comentário
Esperava mais do texto. Ele foca muito em explicar o que é a semiótica, mas deixa a desejar ao explicar a sua relação com o design. Poderia ter apostado melhor em exemplos, em análises, etc.

Aline 18/08/2020

Leitura facilitada e bastante completa! Esse livro pode ser uma ótima ferramenta de entrada para a semiótica aplicada. Por conta do tipo de abordagem, acho que poderiam tem tido alguns exemplos para ajudar o contexto dos tópicos apresentados.

Rond 09/01/2019

Didático e direto
Na minha opinião, esse é o melhor livro pra quem está começando a estudar semiótica, principalmente pra quem tem referências do campo do Design, Arquitetura e Comunicação. Ele tem uma abordagem muito didática e simplificada, sem diminuir a dimensão do tema, não que seja didicil começar a estudar por outros livros, mas eu acho que Lucy trás uma visão mais clara sobre o assunto que pode ser bem vinda antes de entrar nos textos relativamente densos de Santaella, por exemplo.

João Vitor 22/10/2018

Bem objetivo!
A autora é bem objetiva em seu conteúdo, mas acredito que poderia ter usado uma linguagem um pouco mais simplificada, já que seu público é em geral formado por estudantes da área. Uma utilização maior de exemplos também seria bem interessante, para contextualizar todo o elemento teórico presente.
Recomendo bastante!