Como a música ficou grátis

Como a música ficou grátis Stephen Witt

Resenhas - Como A Música Ficou Grátis

Robscv 01/03/2024

Como é que um arquivo de áudio fragmentado pode causar tanto barulho numa indústria gigantesca? Impressionante. O livro conta a história da criação do mp3, a pirataria e seus personagens. Bem escrito, divertido, empolgante e cheio de informações maravilhosas. Todo amante de música deveria ler alguma vez na vida. Próxima parada? A arte de fazer disco.

GlAucio.Carlos 23/12/2023

Por que hoje existe o spotify?
Um dos melhores livros que tive a oportunidade de ler. Relata a história da distribuição de mp3 e arquivos de música para download. Em uma época na qual grandes gravadoras queriam lucrar muito, ocorreu a tentativa frustrada de criarem um "tipo spotify" em 1997 e fidelizarem consumidores a pagarem pelas músicas. O livro também evidencia a questão da perda de qualidade musical ao reduzir os arquivos de áudio. Quem ama arte, música e quer entender a sociologia de consumo das massas, arte, música, deve ler esse livro! No fim fica evidente que ganhamos na quantidade e no volume de opções musicais, mas perdemos na qualidade e na construção da relação da música com a subjetividade humana. As crianças de hoje mal sabem o que é o som estéreo e desconhecem o timbre de um vinil! Temos muito, mas ficou tão pouco da beleza da arte. Após esse livro sugiro ler Modernidade Líquida do Bauman!

JL Marcal 15/01/2023

Uma leitura muito interessante
Achei muito interessante saber como começou a pirataria pela internet, principalmte no quesito das músicas. Recomendo demais!

Bagrielthenorio 12/01/2023

Considerações sobre o final
Ao mesmo tempo que é triste ver o declínio da indústria fonográfica, também é "prazeroso" (por falta de palavra melhor) ver todos os anos de fraude e manipulação indo para um acerto de contas divino.
A polícia do karma (vlw pelo termo Thom Yorke) cobraria os seus jabás e a falsa organicidade de como sucessos poderiam ser fabricados do nada. O mesmo acerca dos injustiçados (crianças e donas de casa pra começar a listar), que pagaram o pato por míseros downloads e foram processados em milhares de dólares. Desta forma, vejo o partido pirata apenas como um produto da própria indústria.

Após essa consideração:
Que livro incrível e que histórias!
Não sei nem dizer qual que impressiona mais.
A criação e desenvolvimento da tecnologia do mp3 e toda sua guerra com a MPEG (sobre algo que, pelo menos eu, nem imaginava que ocorria) pela padronização do formato de compressão de audio digital.
Ou a de Glover, saindo de um cara totalmente comum para o maior pirata da música digital, dentro de um fantástico meio underground e cultual do compartilhamento de arquivos nos primórdios da internet.
Ou mesmo a de Doug Morris e todas suas estratégias gerenciais, administrando as maiores gravadoras por décadas.

O livro traz muitas curiosidades e vários conhecidos.
A narrativa é bem envolvente e fácil.
Me surpreendeu demais.

Augusto 08/12/2022

Leitura obrigatória para amantes de música e tecnologia.
Livro informativo que aborda a ascenção e declínio da indústria fonográfica e a construção da própria internet.

Victor Hugo 27/05/2022

Narrativa Documental
Um ótimo livro pra entender toda a historia de, como diz o titulo, "como a música ficou grátis" mas também uma forma de ver como ações pequenas podem fazer algo enorme. O autor segue uma linha narrativa de 3 historias que a principio são separadas mas que vão se entrelaçando de uma maneira envolvente que você se sente lendo um livro de ficção, o que não é o caso aqui, mas a forma que é escrito te prende e te deixa ansioso para o próximo capitulo como em um romance, mesmo que a gente saiba como essa historia acabou não deixa de ser interessante ver como 3 pessoas, não sozinhas claro, alteraram os rumos da indústria musical e fizeram parte da criação de toda uma cultura de compartilhamento de arquivos na internet.

Kayque.Ferreira 27/08/2021

Eu sou produtor musical e saber a história não só do mp3, mas de uma revolução no cenário foi inspirador, foi uma viagem no tempo, tudo feito com muito cuidado, fatos e eventos minuciosamente pesquisados, conheci esse livro por indicação do músico Rael quando indicou ele no podcast Podpah, recomendo para quem gosta de música e assim como eu tinha que dar um jeito de procurar antes de existir o spotify.

Filino 27/04/2021

Quem se lembra do Napster, Kazaa... do MP3, afinal?
Trata-se de um relato fascinante sobre o surgimento do MP3, a febre do compartilhamento de músicas (quem viveu os tempos do Napster, lembra muito bem disso) e o declínio da indústria de CDs.

Os personagens principais dessa obra transitam em vários locais do globo terrestre - como não poderia deixar de ser. Alemanha, EUA, Reino Unido. E igualmente típico é o modo como se deu essa verdadeira revolução no fim dos anos 90 e início do século XXI: muitas vezes, iniciando-se em computadores e equipamentos pessoais nas casas de alguns personagens. Daí para alcançar os  restante do mundo foi questão de cliques.

O "modus operandi" dos piratas (desde o furto do CD, na fábrica) até a criação do Torrent e de sites como Pirate Bay, bem como as consequências econômicas, políticas e jurídicas dessa prática são relatados com riqueza de detalhes. Em dados momentos, visualizamos perfeitamente o cenário que nos é apresentado. Trata-se de um excelente retrato sobre um dos maiores acontecimentos da virada do século.

Sim, é uma espécie de livro-reportagem, mas o estilo que o autor empregou nessa obra torna-a quase que um bom livro policial. É muito bom de se ler!

fevisca 14/02/2021

Geek Obsessivo
O livro é muito informativo mas lento. O autor se perde nos detalhes ao contextualizar as informações, bem ao estilo geek obsessivo, o que serve pra nos mostrar como somos mesmo chatos falando de coisas que a gente adora. ;-D

Mand 04/02/2021

Perfeito!
Incrível como um livro com menos de 300 pg pode conter toooda uma história da indústria fonográfica. Vale cada pg, cada relato.

Só não consegui acostumar com as notas de rodapé que não estavam no rodapé, e sim no final do livro.

KauanGama 08/01/2021

Gosto quase de qualquer coisa que envolva tecnologia e esse livro rico em detalhes me surpreendeu. Nele é detalhado cuidadosamente e cronologicamente tudo que ocorreu para que a democratização (e decadência) da música acontecesse.

No início ele pode ser chato devido aos detalhes tecnicos relacionados ao formato MP3, porém depois disso é muito interessante.

O autor aborda de forma fluida temas como, por exemplo, a rejeição que o MP3 sofreu antes de se tornar famoso, o surgimento dos Scene, a busca sem fim do FBI e da indústria fonográfica contra os compartilhadores de música e muito mais.

O único assunto abordado de forma rasa é sobre o surgimento dos serviços de streaming de músicas. Mas mesmo assim recomendo a leitura para quem tiver interesse no assunto.

Josi 27/12/2020

Incrível saga pelos bastidores da música
No livro, Witt apresenta toda a investigação que levou ao primeiro pirata de músicas da internet. O escritor é um ótimo contador de histórias, para além dos fatos (que se você procurar, obviamente tem tudo aí pela internet), a forma como amarra o texto, como apresenta cada um dos envolvidos, seja o funcionário mais simples ou um figurão de gravadora, é hilária. Me diverti muito com o livro, relembrei bastante coisa do início dos anos 2000 onde o vazamento de músicas inéditas na internet gerava burburinho toda semana, acompanhávamos aquilo na mídia e não tínhamos ideia da dinâmica por trás daqueles acontecimentos. Recomendo demais a leitura!

Carol 27/12/2020

Comprei o livro pela capa e me surpreendi
Confesso que comecei a ler o livro achando que seria uma ficção ou algo do tipo, mas me surpreendi com a verdadeira história: como hoje é possível existir um Spotify da vida e "assistirmos" às nossas músicas favoritas no YouTube.
Como estudante de engenharia, fiquei fascinada com a explicação da trajetória do .mp3 e todo esse mundo de patentes e teste de tecnologia. Não sabia de muita coisa apresentada pelo escritor...
Gostei bastante também de que, a partir de uma época, eu me lembrava dos álbuns e artistas citados e principalmente no caso da VEVO da revolução que isso causou na indústria da música.
Foi inspirador saber como tudo isso aconteceu, como chegamos como sociedade no compartilhamento de arquivos e no ideal de propriedade intelectual.
Vale a pena a leitura!

Thai Silveira 13/11/2020

Esse é um dos meus achados em livrarias. Queria tê-lo encontrado quando estava escrevendo meu TCC, mas o encontrei solitário em meio a outros livros recém-lançados. Pois bem... Se você viveu os anos 2000 conectado, você foi um criminoso.

Eu cometi pelo menos 14 GB de crimes durante os anos 2000. Talvez mais. Baixava músicas que nunca nem ouvi. Nos primórdios do MP3 player ganhei um com 512 MB, nem cabia tantas músicas quanto eu tinha acumulado, mas muito mais do que eu era capaz de ouvir e eu já era a sensação da escola porque eu conseguia carregar no bolso ao menos uns 3 ou 4 álbuns completos. Logo outra porção de colegas também se gabava do mesmo feito transgressor. Melhor que isso, eu podia selecionar quais músicas de cada álbum e de cada artista eu queria ouvir. Eu consumia apenas aquilo que eu queria e sem pagar por isso.

Mas essa história começa realmente nos primórdios da internet lá nos Estados Unidos. "Como a Música Ficou Grátis" remonta como a indústria fonográfica tomou um duro golpe do avanço da tecnologia. Afinal, quando foi que os CDs se tornaram obsoletos? Como os grandes empresários da indústria lidaram com o problema?

Os erros e acertos. Passando pela criação genial do Vevo em uma época que vídeos no Youtube eram meros instrumentos baratos de publicidade, a transformação da plataforma em uma fonte de renda e a criação do iTunes até chegar a internet que conhecemos e utilizamos hoje e o atual modelo de venda e consumo de músicas. "Como a Música Ficou Grátis" revela os bastidores de um esquema de pirataria extremamente bem organizado que nós, meros usuários do PirateBay, LimeWire e torrents a dar com o pau talvez achássemos que fosse montado por usuários também comuns que compravam os CDs e distribuíam na internet. Mas essa rede tirou o sono de empresas como Universal, Warner, Sony Music e outras.

Um livro de fácil leitura e muito bem escrito. Episódio obrigatório para quem tem interesse pela indústria fonográfica e a história da música.
Helder 06/01/2021minha estante
Se você viveu os anos 2000 conectado, você foi um criminoso. Perfeito. Eu fui um criminoso! Carapuça vestida. Acabo de ler este livro e me ver ali. Sensacional. Sorte que nao recebi um processo como os peixes pequenos!

Thai Silveira 09/01/2023minha estante
Helder, eu me vi demais nesse livro. Enquanto eu lia, cada página virada, eu lembrava de um momento da minha adolescencia.

Victor 15/08/2020

Uma obra fenomenal que pede por atualizações
O trabalho de jornalismo investigativo de Stephen Witt é sustentado por uma pesquisa cirúrgica de tirar o chapéu. Ele costura sua narrativa como um autor de ficção, e nos conta a história de como o desenvolvimento tecnológico viabilizou a ruína de uma indústria.
Lendo o livro em 2020, cinco anos após sua primeira publicação, lamento que ele não tenha sido escrito esse ano, adoraria ler mais uns três ou quatro capítulos mencionando o fim da Vevo e principalmente discorrendo aprofundadamente sobre o advento das plataformas de streaming (e seu impacto sufocante sobre a pirataria de músicas), que só são mencionadas no epílogo. Entendo que é muito cedo para uma atualização, mas daqui a alguns anos, quem sabe seja uma ótima ideia, afinal, a História não para de se escrever.