O que é vida?

O que é vida? Erwin Schrodinger

Resenhas - O que é vida?

yurigreen 14/12/2012

Viajante
O livro é baseado em duas conferências. A primeira em Dublin, 1943, onde o autor faz alguns insight sobre "O QUE É VIDA?" Abordando o aspecto físico da célula viva. Tenta fazer conjecturas segundo sua formação como físico teórico em questões biológicas, dizendo por exemplo que as mutações devem-se a descontinuidas quânticas na molécula do gene e que as descontinuidades de energia são saltos quânticos que ocorrem nas moléculas atômicas. Afirma também que a ordem mantém as coisas nos seus devidos lugares e que a vida é resultado de um constante aumento de entropia no sistema (corpo), que se alimenta de entropia negativa até falecer. Ao final deste ensaio, ruma para a metafísica e reduz a complexidade a um criador universal. Na segunda conferência, em Cambridge, 1956, discute sobre "ESPÍRITO E MATÉRIA". Aqui, aborda mais profundamente sobre a filosofia da ciência com idealizações que saem do meio empírico algumas vezes. Interessante citar a questão onde trata do efeito sensorial e dos seus mistérios, como na questão do seu famoso "Gato de Schrondinger", onde a presença do observador altera o sistema e que a observação individual fornece margem para multifacetadas especulações que podem se aproximar ou não da realidade, dependendo do nível filosófico que atingem. Livro bacana, recomendo em seguida a leitura deste artigo, que trata da filosofia da Natureza de Erwin Schrodinger,a fim de entender melhor como esse importante ícone da ciência pensava: http://www.ensaiosfilosoficos.com.br/Artigos/Artigo4/SIlVA_Vinicius_Carvalho.pdf

Monocromatico 23/02/2009

É um livro interessante para se conhecer como parte da academia, representada por Schrödinger - que foi, dentro da Física, um dos pilares da ciência do século XX - interpretava os mecanismos que regiam as leis da genética, e como isto poderia estar relacionado à novidade da Física Quântica.

Infelizmente, no momento em que Schrödinger escreveu sobre isso não havia notícia da existência de elementos que ele não previa em suas teorias, como os mecanismos moleculares de reparação do DNA, que rebaixaram grande parte do seu pensamento a respeito deste assunto, hoje, ao status de mera curiosidade.

Na segunda parte do livro, onde ele entra em filosofia, seu pensamento ainda pode ter impacto sobre como a ciência lida com a mente.

renaas079 19/04/2023

Visão curiosa e multifacetada do autor
Despretensioso, o autor brilhantemente passeia pela matemática, física, biologia, filosofia e pelo seu intricado conhecimento acerca destas áreas.
Em três blocos, discute sobre a vida biológica e a influência da física quântica; materia com seus apontamentos e; discute sobre mente e a percepção de mundo. Com uma escrita inteligente e perspicaz!
Recomendo fortemente.

Tama 22/08/2020

Visão filosófica e científica da existência.
Instrutivo e indagador, incita a pensar sobre o propósito da vida.

Damien Willis 12/12/2016

Grande pensador, acima de tudo! Mas me perdoe, Erwin Schrödinger, por mais que seja considerado um escrito para leigos, admito grande ignorância e uma necessidade urgente de me aprofundar não somente nas ciências e filosofia, mas buscar no futuro reler tal obra e apreciá-la com - pelo que noto nas avaliações e comentários - justo merecimento.

Em todo caso introduziu temas e problemas (como biologia quântica) que me despertaram curiosidade e pude ver um caminho para nossa biologia molecular.

Destaco principalmente os capítulos "A EVIDÊNCIA DA MECÂNICA QUÂNTICA", "ORDEM, DESORDEM E ENTROPIA" e "O FUTURO DA COMPREENSÃO".

Gislayllson 22/02/2020

A vida segundo um físico
Um dos mais importantes físicos da história, Erwin Schrödinger, se utiliza de conceitos relativamente básicos de Física, especialmente física estatística, para explicar aspectos importantes do mistério da vida, como por exemplo, cromossomos e DNA.

Cristiane190 11/08/2020

Se eu lesse essas notas sem saber ou autor eu certamente não diria que foi Schrödinger que escreveu. Estamos tão acostumados com suas contribuições na física que nem sonhamos, em geral, com esse grande interesse pela biologia e pela filosofia oriental.

Saulo 25/11/2023

Indicação de texto complementar
Obra incrível escrita por um dos maiores físicos do século XX abordando um tema super interessante e interdisciplinar. Dado o conhecimento profundo do autor e a complexidade do tema abordado, não se pode dizer que seja uma obra fácil. Aos interessados na leitura, indico humildemente a resenha que pode ser obtida no endereço abaixo. Acredito, e esse foi o objetivo da escrita dela, que ela possa auxiliar muito na compreensão dessa obra incontornável.

site: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0527