Estive em Lisboa e lembrei de você

Estive em Lisboa e lembrei de você Luiz Ruffato

Resenhas - Estive em Lisboa e lembrei de você

Agata28 11/11/2023

Trabalha o tempo de forma impecável
Uma leitura muito gostosinha de ler, o livro aborda temas fortes, como solidão, identidade e saudade, mostrando as dificuldades e os desafio enfrentados pelos imigrantes, fiquei muito reflexiva no decorrer do livro, me fez pensar sobre experiências da vida e os laços que criei com pessoas e lugares ao meu redor.
Hollow. 11/11/2023minha estante
Parece q amou o livro, mas pq não é nota 5?

Agata28 11/11/2023minha estante
pq o protagonista me deu raiva

Maeve3 07/05/2023

No começo achei chato e um pouco complicado de entender, mas depois de um tempo a leitura foi fluindo?

Anna Medeiros 31/12/2022

Em processo de análise
Típico livro que eu vou precisar ler mais uma vez pra entender toda a simbologia e filosofia por traz das palavras, personagens, acontecimentos, etc.

Wellington.Pimente 21/11/2022

Uma Lisboa com sotaque mineiro.
O livro tem como protagonista Sérgio de Souza Sampaio, ou Serginho, um brasileiro de meia idade que emigra pra Lisboa, ele é um sujeito com problemas na vida e que tenta, a partir da imigração, conquistar algo. Considerado por si próprio como um sujeito azarado e sem sucesso na vida, toda a história é contada a partir do ponto de vista do imigrante ilegal e de sua interação com outros imigrantes, tanto com brasileiros, muitas vezes diferentes do próprio Serginho em inúmeros pontos, quanto com pessoas de outros países, mostrando a solidariedade que existe dos imigrantes em um país que pode muitas vezes ser hostil. O melhor, é o mineirês na oralidade do protagonista, "Ô trem bom, sô" de ler.

Thais.Carvalho 22/10/2022

O livro conta a história de Sérgio, um brasileiro de Cataguases, que se aventura por Lisboa em busca de melhores condições de vida

Rê Lima 04/07/2022

O livro é bonzinho, mas acho que não foi um momento muito bom para a minha leitura. Talvez se eu tivesse num momento diferente, seria melhor.

Vivi 29/03/2022

É um livro de uma escrita cativante e que dá pra ler numa sentada só. Me diverti em alguns momentos com as proezas de Serginho. Ok demorei a engatar mas depois quando percebi ( isso na parte 2) terminei sem perceber.
Não foi lá aquelas coisas mas valeu .

Babs 09/02/2022

No início, a forma de narrar me deixou um pouco confusa e atrapalhada, mas acabou virando um charme da obra. É um livro importante para entendermos o lugar dos imigrantes, exilados, dos ?outros?.

lau 16/01/2022

achei mt bom o fato do livro ter dois capitulos, o primeiro contar como ele parou de fumar, e o segundo como ele voltou a fumar. a historia me surpreendeu mt e nao era nada do que eu esperava

Cristiano.Vituri 06/01/2022

Livro curto mas delicioso
Descobri Luiz Ruffato.
Numa prosa leve e envolvente, o autor nos leva ao vida de um brasileiro que imigra para Portugal. E leva consigo os sonhos de milhares de brasileiros.

Juro que por vezes gargalhei das geniais sacadas do protagonista Serginho ( um cara gente boa, trabalhador, por vezes ingênuo por vezes malandro) que sofre as mais diversas aventuras em terras estrangeiras.

Daniel 07/01/2022minha estante
Gostei da resenha! Fiquei curioso com o livro.

Na Literatura Selvagem 12/10/2017

Estive em Lisboa e lembrei de você, de Luiz Ruffato
Recentemente fiz a leitura de uma obra intitulada Estive em Lisboa e lembrei de você, do escritor Luiz Ruffato, a quem eu já tinha me familiarizado com a escrita depois da leitura de Eles eram muitos cavalos, um livro de contos que - salvo alguns textos - não me prendeu a atenção como eu gostaria... Mas eis que por insistência resolvo revisitar suas letras e me deparo com uma escrita apaixonante, que me fez ter vontade de voltar à primeira obra...

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2017/08/estive-em-lisboa-e-lembrei-de-voce-de.html

Jessica.Silva 09/06/2016

O homem comum e profundo
Ruffato nesse livro tem o dom de transmitir pela linguagem o que é Sérgio enquanto homem simples, ingênuo, mineiro e imigrante. Personagem que conquista nas primeiras páginas, dividimos com ele sonhos e angústias. Maravilhoso! Recomendo o longa-metragem de mesmo nome, dirigido por José Barahona, que mais do que uma adaptação é uma interpretação muito poética e forte do livro, com elementos que ligam as duas cidades e as histórias de maneira muito interessante, até porque o diretor convocou para a trama não-atores, que deu muito certo!

GilbertoOrtegaJr 16/07/2012

Estive em Lisboa e Lembrei de Você – Luiz Ruffato

Na vida há pessoas que são iguais a bolas coloridas de um jogo de sinuca, assim como uma bola colorida só se movimenta quando é afetada pelo movimento da bola branca é também deste jeito que o personagem Serginho, do livro estive em Lisboa e lembrei de você, talvez uma das únicas atitudes que ao longo da história ele tomou por sua própria conta foi para de fumar.
Para de fumar é somente um gancho para começar uma história, logo em seguida Serginho conhece Noemi e a engravida, o pai de Noemi faz questão de que os dois se casem, e ate da uma empurrada, pois ela é uma moça de idéia fraca, louca, mas durante a vida de casados vão surgindo desentendimentos e o ápice é quando em um dos seus surtos de loucura Noemi fica pelada em frente à prefeitura e então Serginho decide se separar dela.
O filho deles fica com a família de Noemi e ela vai para em uma casa de repouso, após isso a mãe de Serginho morre e ele e sua irmã passam a herdar a casa, ele decide vender a sua parte para sua irmã, e é aconselhado por um vizinho que imigrou de Portugal para o Brasil, a ir para Portugal.
Mas chegando lá novamente o leitor se depara com um Serginho completamente apático
hora ele desanima por que algum português não simpatiza com ele, e quando ele arruma serviço de garçom em um restaurante , ele se justifica por não obter grandes lucros com desculpa que o outro garçom é mais bonito fisicamente, fala inglês etc.
Depois de determinado tempo morando lá ele conhece Sheila, uma prostituta brasileira que foi morar na Europa.
Este livro faz parte de uma série chamada amores expressos , que tem como objetivo lançar livro que falem da temática amorosa em cidades internacionais, mas tanto a geografia de Lisboa quanto atemática amorosa são exploradas no livro de forma medíocres, e o personagem Serginho é tão fraco que no começo queria dar um empurrãozinho nele, mas lá pro final do livro a vontade que predomina em mim é empurrar ele ladeira baixo.

Isidro 11/12/2011

Livro gostoso de ler, inventivo e nada hermético, “Estive em Lisboa e lembrei de você” faz parte da série “Amores Expressos”, da Companhia das Letras, que reúne histórias de amor vividas em diferentes cidades do mundo. Conta a história de um homem comum, ingênuo e de parcos recursos (financeiros e intelectuais), que deixa o interior de Minas para tentar a vida em Lisboa. Destaque para a linguagem cheia de humor, pontuada por muita mineirice, algumas palavras em inglês grafadas da mesma forma que se diz (por exemplo, “good food” aparece como “gude fude”) e termos lusos e dos imigrantes africanos que aparecem no texto registrados em negrito.

Martha Lopes 24/04/2010

Sobre o livro
Com prosa fluente e dinâmica, Ruffato consegue imprimir, nas páginas do livro, uma crônica de dois povos: o de Cataguases -- cidade onde nasceu -- e o de Portugal. Quase numa alusão à sua própria partida, o autor descreve o buxixo que Serginho causa na pequena cidade mineira ao escolher viajar. O pessoal se sente orgulhoso, pede lembranças e ele logo se torna famoso -- tem-se aí o retrato cômico de uma cidade interiorana.

A matéria completa está em http://www.colheradacultural.com.br/content/20090927233441.000.4-M.php