A Conspiração Aquariana

A Conspiração Aquariana Marilyn Ferguson

Resenhas - A Conspiração Aquariana

Luiz 24/12/2022

A Nova Era propiciará a Nova Ordem, graças aos Conspiradores
Livro: A Conspiração Aquariana - Transformações sociais e pessoais nos anos 80.
Autora: Marilyn Ferguson

Como um dos maiores nomes do movimento New Age, a Nova Era, Marilyn aborda neste livro como tese central a necessidade que a humanidade possui para reformular sua visão de mundo, segundo ela, no passado as tentativas de modificar a sociedade por meio de filosofias materialistas e mecanicistas fracassou, o que resultou em uma era sangrenta, agora surge a possibilidade de uma nova era, com uma nova forma de se relacionar com as pessoas, consigo mesmo, com o mundo e com a natureza, desde o mundo antigo vislumbres dessa nova era foram relatados e contribuíram para a evolução humana fornecendo um novo paradigma de mentalidade, a Conspiração Aquariana é o somatória de diversas pessoas e movimentos que tiveram esse mesmo vislumbre de uma nova sociedade emergente e põem em prática esse conhecimento para modificação ativa da humanidade visando uma nova ordem social.

Segundo a autora para alcançar a renovação da sociedade é imprescindível a mudança de paradigma e de consciência, ao longo da história isso foi possível de diversas formas, como o uso de psicodélicos, técnicas de meditação, exercícios espirituais, técnicas de inibição de pensamentos, hipnose, músicas, sonhos, e intensa "luta" intelectual e etc. Toda revolução em seu princípio é tomada como "louca", sofre resistência, mas aos poucos ela é aceita e incorporada, com a Conspiração Aquariana não seria diferente, é caracterizada, portanto, pela Tensão e Transformação, visando uma nova forma de experimentar as relações humanas, a sociedade, a política, o planeta e a espiritualidade.

Ao viajar realizando palestras, Marilyn, percebeu que muitas pessoas já tinham passado por essa mudança de paradigma, já eram pessoas engajadas para a mudança de consciência, eram Conspiradores visando um mesmo objetivo, mas isso só é possível porque no passado pensadores como William James, H.G. Wells, Hermann Hesse, Carl Jung, Pierre Teilhard, Richard Bucker, Jean Christian Smuts, Alfred North Whitehead, Nikos Kazantzakis, Aldous Huxley, Abraham Maslow, Erich Fromm, Carl Rogers, Arthur Clarke e muitos outros pavimentaram, com literatura e teorias, o imaginário que possibilitaria à construção de uma nova sociedade, uma nova cultura, uma nova forma de se pensar o mundo, que daria fundamentação para a revolução da Conspiração Aquariana.

A forma como nos modificamos passa por algumas etapas: Mudança por Exclusão, a capacidade de permitir contradições de pensamento, mas fincada ao velho paradigma, Mudança Incremental, ocorre pouco a pouco sem que se perceba que se está mudando, Mudança Pendular, abandono de um sistema de pensamento por outro, e a Mudança de Paradigma, a capacidade de integrar e fazer síntese, dando origem a nova perspectiva. A Conspiração Aquariana visa ajudar as pessoas na passagem por esses estágios, uma vez que se alcança o último estágio, ocorre a própria mudança e essa mudança refletirá no meio em que se está inserido promovendo uma evolução coletiva.

A mudança pode ser acidental ou dirigida, sendo dirigida é segura, diversos conhecimentos e técnicas fornecem uma boa "travessia", dentre eles: Biofeedback, Psicodrama, Meditação (de todos os tipos), Técnicas Xamânicas, Histórias sufistas, Koans e danças dervixes, Psicoterapias, Sistemas aricas, teosófico e gurdjieffiano, aproximação não-ortodoxa do cristianismo visando mudança de percepção, bionergética, experiências semelhantes às de Esalen, dentre outras, são chamadas de Psicotecnologias, o objetivo é passar, também pelo seguinte estágio:

"No ponto de entrada, o indivíduo descobre que há outras formas de conhecimento. Na exploração, verifica que há sistemas para fazer com que esses conhecimentos surjam. Na integração, tendo compreendido que seus velhos hábitos, ambições e estratégias não são apropriados àquilo em que agora acredita, o indivíduo aprende que há outras maneiras de ser. Chegando ao quarto estágio, o da Conspiração , ele descobre outras fontes de poder e meios de usá-las para sua realização e a serviço de outros. O novo paradigma não dá certo apenas em sua própria vida, mas parece também dar certo na de outras pessoas. Se a mente pode se restaurar e transformar, por que mentes não podem unir-se para restaurar e transformar a sociedade? "
(Marilyn Ferguson, p. 93)

Esse movimento de tomada de consciência e mudança histórica, relatado pela autora, se inicia com os ditos Transcendentalistas, no séc XIX, que renegavam uma autoridade tradicional em detrimento de uma interior que o conecte com o "divino", culminando ao longo do tempo, numa nova síntese que daria origem ao Movimento do Potencial Humano, os experimentos de Esalen, os movimentos das Novas Religiões, tendo como base a Califórnia, nos Estados Unidos. Arnold Toynbee, Rollo May, Carlos Castañeda, Alan Watts, J. Krishnamurti, Theodore Roszak foram mais alguns dos nomes famosos que popularizaram esse momento histórico.

Segundo esse entendimento, para se chegar a uma ordem mais elevada e mais reorganizada é necessário, instabilidade, tensão, uma estrutura equilibrada não se modifica e nem se torna melhor, a medida que certa instabilidade é inserida, todo o sistema (global) pode evoluir e tornar-se mais completo que no antigo, mais completo e complexo é o sistema, maior o número de interações, os conspirações aquarianos são os elementos minoritários que provocam essa tensão visando a evolução, pra que isso seja possível é necessário o trabalho em conjunto, em rede, e ainda que vise aspectos espirituais, de mudança de mentalidade, também possui um caráter político, de construção de uma nova estrutura social, administrativa, econômica e filosófica e etc.

"A Conspiração Aquariana é, na verdade, uma SPIN de SPINs, uma rede de muitas redes, destinadas à transformação social. A Conspiração Aquariana é, na verdade, solta, segmentada, evolucionária, redundante. Seu centro está em toda parte. Embora muitos movimentos sociais e grupos de auxílio mútuo estejam representados em suas alianças, sua vida não gira em torno de nenhum deles.
A Conspiração não pode ser detida, porque é uma manifestação da modificação nas pessoas. O que pretendem as redes? Muitas coisas diferentes, é claro. Não apenas inexistem duas iguais; a mesma rede muda através do tempo, porque reflete os interesses e as necessidades flutuantes de seus membros. No entanto, a intenção essencial é a redistribuição do poder."
(Marilyn Ferguson, p. 220)

"Os Conspiradores se deslocaram por todo o país como pregadores itinerantes, defendendo uma perspectiva, e não um dogma; lançando um programa educacional aqui, um projeto-piloto ali, promovendo e publicando o trabalho de outras pessoas na rede, forjando novas ligações. Alguns trabalham no sentido de modificar suas organizações profissionais locais e estaduais. Outros alertam fundações e imprensa quanto às possibilidades de um paradigma mais amplo.
As estratégias mais bem-sucedidas foram a persuasão delicada e a experiência direta. Os elogios de influentes assessores políticos foram uma eficiente forma de abalar o Status Quo."
(Marilyn Ferguson, p. 265)

" 'Um de nossos objetivos é demonstrar ser possível a um grupo de seres humanos comuns reunir- se e criar uma comunidade de "Nova Era". As comunidades da nova era não vão ser construídas por grandes governos ou grandes corporações, mesmo porque não seria uma boa ideia que assim fosse. Acreditamos ser desejável que as pessoas cuidem de suas próprias vidas e se tornem autoconfiantes  (como grupos)... Queremos demonstrar que a vida pode ser vivida pode ser vivida com mais simplicidade, em harmonia com a natureza, dentro das limitações da natureza, cooperativamente, de modo criativo, humano... Esperamos ver uma rede de comunidades da Nova Era, compartilhando, trabalhando, ajudando uns aos outros...' "
(Entrevistado/Conspirador aquariano apud Marilyn Ferguson, p. 342)

Essas são algumas das idéias que o livro aborda, constituído de 13 capítulos, 1 prefácio e 1 apêndice. É um livro com muito conteúdo, muita informação, das quais eu discordo inteiramente, mas não deixa de ser relevante para quem quer compreender, assim como eu, as várias faces do Globalismo e Nova Ordem Mundial, ainda mais por essa vertente "místico-científica" (uma junção das ciências sociais, psicológicas, biologia sistêmica, física quântica e misticismo oriental) apresentada pela autora, vale também pra quem está em plena consonância com o tema abordado. Eu, por exemplo, tenho formação em Psicologia, e não fazia ideia do quanto as vertentes da Psicologia Humanista e Transpessoal, e até mesmo, a Parapsicologia, são feitas ou fazem parte desse movimento de Nova Era, temas como Esalen não são discutidos nas faculdades.

Marilyn Ferguson, no fim das contas, apresenta toda a estrutura necessária para reformulação da sociedade humana, como é o projeto espiritual para essa nova sociedade, não faltam menções sobre a educação, a manipulação de mentalidade, o novo tipo de religião proposto, a Eufenia (como nova eugenia), o novo tipo de ciência, a destruição de valores ocidentais para se dar lugar à valores orientais provocando uma Orientalização do Ocidente, o progressivo abandono da religião cristã, as tradições, os relacionamentos (sim, menções sobre relacionamentos "abertos" são comentados) dentre muitas outras coisas, e claro, pros entendedores, apoio de metacapitalistas como  as Fundações Rockeffeler e Ford também são citadas, e até instituições transnacionais como Clube de Roma e Fundação Threshold, como dito é recheado de informações que hoje presenciamos e do que ainda esta por vir, sabendo-se que o livro é da década de 80.

Fornecem um grande complemento a este livro:
O Ponto de Mutação - Fritjof Capra
Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley
A Filosofia Perene - Aldous Huxley
Nova Era e a Revolução Cultural - Olavo de Carvalho
Os Donos do Mundo - Cristina Jimenez

Recomendaria, pra quem se interessar ver as minhas outras resenhas sobre esses livros citados.

"Distintos pensadores de inúmeras disciplinas descreviam a iminente transformação. O diretor de pesquisa política do Instituto de Pesquisa Satanford, Willis Harman, dizia que se o materialismo havia sido a base filosófica para a Velha Esquerda, parecia provável que a espiritualidade representaria o mesmo papel para a Nova Esquerda, uma matriz de crenças relacionadas - que somos invisivelmente ligados uns aos outros, que há dimensões que transcendem tempo e espaço, que as vidas têm significado individual, que graças divinas e revelações são reais, que é possível evoluir a níveis ainda mais altos de compreensão.
Se as novas coalizões prevalecem, observou Harman, e algum tipo de premissa transcendental dominar a cultura, o resultado será um fenômeno social e histórico tão grande e penetrante como a Reforma Protestante."
(Marilyn Ferguson, p. 61)

Airton Souza 02/07/2022

Cosmovisão do movimento Nova Era
O livro é uma apresentação da visão de mundo do movimento Nova Era, abordando os aspectos que a autora julga essenciais para a transformação e a evolução dos seres humanos na terra: a mudança de paradigma dos indivíduos para transformação pessoal e social; a capacidade que os estados alterados de consciência possuem na evolução individual; o poder do cérebro e da mente sobre o corpo; novas maneiras de aprendizagem e a evolução do conhecimento científico como meios de libertação pessoal e social; transformação dos paradigmas para a política e o governo; novas formas de lidar com a saúde (cura através da mente, foco na vida saudável ao invés de tratamentos tradicionais contra as doenças); a transformação da perspectiva quanto ao mercado de trabalho e a economia; evolução espiritual através da busca do conhecimento do eu interior e dos estados alterados de consciência; a mudança radical na forma de encarar os relacionamentos interpessoais; a unidade de todos os indivíduos entre si e com o universo; a formação de grupos, redes e organizações com pressupostos aquarianos.

Julio.Cesar 25/07/2020

Esperava mais
Autora se perde na escrita e dá "muitas voltas" para explicar coisas simples, o que acaba deixando a leitura difícil.

Felipe.Ferreira 01/05/2020

Encorajador e Inspirador
Um livro fora de série. Escrito em 1979, a autora descreveu a transformação em ascensão no coração e nos atos das pessoas.

Quando comecei a ler senti de pronto que seria um dos grandes livros da minha vida. Todas as anotações e grifos se tornaram preciosos.

Ao mesmo tempo que me fortaleço lendo as ideias e os sonhos (alguns já concretizados), me espanto com uma visão tão progressiva e espirituosa do mundo ainda nos anos 80.

Tenho críticas, no que seria um otimismo exacerbado. Porém, ciente, o livro endereça tais críticas e as responde a altura.

Em alguns pontos senti uma certa repetição. Senti também que não foi muito organizado, por vezes as ideias se embaralham.

Nada disso diminui o valor da obra. Guardo o meu livro com carinho, demorei três longos anos pra lê-lo e sinceramente não acho que deveria ter terminado antes. Como o livro se esforça em dizer, o que importa é o caminho e não o destino. Esse amigo as vezes pouco visitado, as vezes muito requisitado me iluminou durante três anos.

José Alberto 05/11/2016

Para ler sem para até o fim.
Esteja ou não escrito nas estrelas, vivemos uma nova era. Uma era que aponta para a transformação da consciência individual, à humanização das pesquisas e descobertas, à afirmação das possibilidades da mente e da vida, à evolução do conhecimento.