Minha história das mulheres

Minha história das mulheres Michelle Perrot




Resenhas - Minha historia das mulheres


18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


GIZ 16/02/2024

O livro traz um apanhado sobre a história de mulheres no ocidente, principalmente na França. Ele remonta a determinadas lutas de mulheres dentro da Europa e suas dificuldades.
comentários(0)comente



Let Benvenutti 08/02/2024

Uma história em construção, e que é nossa
O livro é fluído, fácil de ler, além dos pontos da autora serem de fácil compreensão. Os argumentos dela são bons e muito bem embasados. Achei a leitura no capítulo inicial e final bem maçantes; e um ponto que dificultou para mim, foi a grande quantidade de referências de outros autores e publicações citadas no meio do texto - o que prova, na verdade, o grande repertório teórico da autora.
Mas é tudo muito esclarecedor. Especialmente os capítulos relacionados ao corpo e ao trabalho feminino.
Interessante para pensarmos na história que temos e que foi, por longos anos, escrita e desenhada conforme os mandamentos da masculinidade.
comentários(0)comente



Marília 29/12/2023

Gostei da forma como a Michelle Perrot conta a história das conquistas das mulheres que levaram a maior igualdade entre os sexos.
comentários(0)comente



perfildagabri 17/12/2023

Livro importante para compreender a história das mulheres e como isso reflete até os dias de hoje em nossa sociedade
comentários(0)comente



abibliotecadamica 01/02/2023

Ótimo.
Michelle Perrot é uma premiada historiadora, professora emérita de História Contemporânea na Paris VII, nascida em 1928, e especialista em história do século XIX. Minha História das Mulheres nasceu de um programa de rádio francês, transmitido pela rádio France Culture, onde Michelle condensou para o público 30 anos de investigações e reflexões sobre o tema, mesclados com sua visão pessoal. O livro tornou-se um grande sucesso e também a obra mais acessível da historiadora. A obra apresenta, em cinco capítulos, um panorama sobre as existência da mulher no contexto europeu, e sobre a forma como a história simplesmente não conta a nossas vidas. São muitos os temas encontrados na obra: corpo, conhecimento, maternidade, religião, trabalho, sem deixar de fora a camponesa, a burguesa e a operária. Uma leitura bastante acessível - e deleitável- , na qual podemos encontrar uma síntese de cada assunto, sem muito aprofundamento. Porém, a bibliografia no final do livro é sublime, para quem quiser se aprofundar em cada um deles.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 08/12/2022

"Minha" história das mulheres é, na verdade, "nossa" história das relações entre os homens e as mulheres. Um percurso cheio de questões instigantes.
Como mudam as aparências, a sexualidade, a maternidade? O amor teria uma história? A prostituição é realmente a "mais antiga profissão do mundo"? Que papel desempenharam as religiões na vida das mulheres? Por que as bruxas foram queimadas? Por que o acesso ao saber, à leitura e à escrita foi tão difícil para as mulheres? Como as diferentes formas de trabalho afetaram a condição feminina? Por que ainda há relativamente poucas mulheres atuando na politica e na criação artística? Pode-se falar de "revolução sexual" nos últimos cinquenta anos? Esta seria um fruto da modernidade? Do desejo das mulheres? Do feminino?


Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!


site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788572443487
comentários(0)comente



Amanda 17/11/2022

Mulheres ao longo do tempo
O livro "Minha história das mulheres" é dividido em cinco capítulos, que vão abordar temas da produção histórica sobre as mulheres, do corpo, da alma, do trabalho e dos deslocamentos femininos. Também vai trazer à tona variados assuntos correlatos e exemplos a respeito dessa história. Leitura muito interessante.
comentários(0)comente



Mary Stella 13/09/2022

Boa seleção de textos
A autora escreve sobre os vários aspectos do movimento feminista. São séculos de história revisitados e analisados de forma pragmática.
comentários(0)comente



Mary 29/03/2022

Para quem quer se introduzir no feminismo
Pra quem quer conhecer um pouco de feminismo e história das mulheres este livro tem uma linguagem fácil é uma leitura bem fluida.
comentários(0)comente



Julinho 31/05/2021

O acesso da história das mulheres a todos
Ainda que aborde em sua maioria muito mais a realidade francesa, "minha história das mulheres" é uma leitura praticamente elementar no que tange os estudos feministas, e deve ser lido tanto pela academia quando pelo o grande o público - sua fluidez na escrita torna experiência de leitura similar a um romance.
comentários(0)comente



Joanderson.Oliveir 03/04/2021

Mergulhar no universo da história das mulheres é um convite sempre pertinente. Michelle Perrot nos leva com muita maestria. Li esse livro pro meu TCC e super recomendo a leitura. Do silenciamento feminino as nuances da atuação no espaço público, Perrot nos permite um verdadeiro mergulho na história das mulheres.
comentários(0)comente



Mama 31/03/2021

Leitura necessária!
Que livro maravilhoso! Michelle Perrot aborda a história das mulheres com um olhar bem mais amplo que Mary del Priore, o que é muito enriquecedor para quem já teve contato com os livros dessa última. Perrot fala das atrizes, das musicistas, das pintoras, sobre o corpo feminino e sua alma. Recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Flavia 24/01/2021

O livro da historiadora Perrot traz um panorama geral sobre as mais variadas dimensões da existência da mulher no contexto europeu, precisamente na França moderna. Nele, encontra-se o quanto a história oficial ocultou, silenciou e sufocou as mulheres. Os pesquisadores tinham mais interesse em pesquisar sobre a figura masculina do que a feminina e, por muito tempo, houve uma fronteira de bloqueio que impediu o acesso à escrita, ao saber e a criação feminina. A superação de todos esses males é abordada ao longo dos capítulos.
No decorrer do livro, o leitor pode acompanhar a relação feminina com o corpo, cabelo, maternidade, assédio sexual, prostituição, religião, cultura e educação, além da vida da mulher como camponesa, operária e burguesa.
Ao longo dos capítulos, surgem diversas indagações que no decorrer da leitura não são respondidas, pois o livro é uma obra introdutória e, querendo se aprofundar nos mais diversos assuntos, deve-se pesquisar a vasta bibliografia que a autora indica.
comentários(0)comente



Belle 24/10/2020

O livro é maravilhoso em vários aspectos. A única crítica leve que tenho foi a questão de Perrot não ter abordado outros países. Mas, de qualquer forma, a área de estudo dela é a França Moderna. A divisão dos capítulos é bem linear, inicialmente tratando sobre a História das Mulheres a partir das décadas de 1960 e 1970, quando começaram a ir às ruas, em massas, para protestar por seus direitos. Gostei muito do final do livro também, pois fala sobre o feminismo e sua importância.

Cristina de Pisano, Mary Wollstonecraft, Simone de Beauvoir, George Sand e muitos (muitos mesmo) outros nomes de mulheres que foram, aos poucos, rompendo o silêncio e rompendo com a dominação masculina. Passamos pelas mulheres nos arquivos, nas bibliotecas, na escrita, na religião, nas artes, nos campos, nas cidades etc. Perrot também fala sobre o corpo, a alma, a proibição do acesso ao saber e à "arte dos homens" (a política), dentre outros assuntos.

Um fato que me entristece é que nós, mulheres, demoramos muito para sermos reconhecidas e ouvidas como devemos. Entretanto, me anima o fato de que hoje em dia estamos cada vez mais presentes em todos os espaços e lugares. A História ainda não acabou, porque sempre está em movimento. Essa foi a principal mensagem que Michelle Perrot quis passar, a meu ver. Recomendo muito a leitura!
comentários(0)comente



Lucas B. 13/10/2020

Minha História das Mulheres - Ou da necessidade de levar a História ao grande público.
Minha História das mulheres é um dos livros mais conhecidos da historiadora Michelle Perrot e, ainda que vise ao grande público, é recorrentemente recomendado na Academia. Em verdade, a autora realiza aquilo que tem sido uma necessidade em nossos dias: fazer com que o conhecimento produzido nas universidades chegue ao maior número de pessoas possível. Na área da História, esse retorno social do conhecimento, com este livro da Perrot, atinge diretamente à consciência histórica contemporânea; em outras palavras, essa historiadora fornece subsídio para o reconhecimento do caráter histórico do "ser-mulher", nas mais variadas dimensões da existência da "mulher", e com isso municia as batalhas do nosso dia a dia, as transformações de nível social amplo mas também as individuais, de cada leitor e leitora que usa das paginas do livro lido para fazer algo consigo mesmo. Àqueles que não se interessam por um uso tão intensivo do conteúdo e da experiência de leitura de "Minha História das Mulheres" , há também o "gozo estético" (expressão de Marc Bloch) pela leitura de uma excelente narrativa histórica. Neste livro, Michelle Perrot vai das questões sobre as condições da escrita da história da mulheres aos grandes acontecimentos e conquistas das mulheres, especialmente na Modernidade Ocidental; acontecimentos e conquistas que tem tirado as mulheres de um longo silêncio e obscuridade aos quais a história vivida e a história escrita tem, muitas vezes, relegado as mulheres.
comentários(0)comente



18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR