Verde Vagomundo

Verde Vagomundo Benedicto Monteiro

Resenhas - Verde Vagomundo

><'',º> 19/12/2018

"O romance Verde Vagomundo (1972), de Benedicto Monteiro, narra a trajetória do Major Antônio, condecorado oficial do exército, solteirão de meia idade, ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, que volta à terra natal, Alenquer, para vender as terras herdadas de seu pai. Para conhecer a real extensão de suas terras, contrata o mateiro Miguel dos Santos Prazeres, conhecido como “Cabra da Peste”. A estranha alcunha do mateiro fica mais clara à medida que este, durante a viagem, narra ao Major suas aventuras e desventuras, como o fato de ter sido criado por seu padrinho, o jagunço nordestino Possidônio, o qual tentou, sem sucesso, ensinar-lhe todas as destrezas necessárias para que se tornasse, nos dizeres de seu padrinho, um “cabra da peste”. Além desse aspecto, ganha destaque na obra a “crítica ao golpe militar de 1964”(Nascimento, 2007, p.99), visto que a personagem do Major Antônio, narrador em primeira pessoa, é acusado de subversão pelos militares em Alenquer, de forma semelhante ao que acontecera com o próprio Benedicto Monteiro,
autor do romance."

Trecho do artigo "REPRESENTAÇÕES E MOVÊNCIAS ENTRE POVO E PODER NOS ROMANCES CANDUNGA, CHIBÉ E VERDE VAGOMUNDO", de José Victor Neto.

site: www.abralic.org.br/downloads/e-books/e-book19.pdf