Linguagem Jornalística

Linguagem Jornalística Nilson Lage

Resenhas - Linguagem Jornalística

Natine 23/06/2022

Linguagem Jornalística
Nilson Lage consegue transformar a subjetividade da teoria jornalística em algo concreto, um verdadeiro pesquisador do jornalismo!

Pedro.Gabriel 24/04/2021

De 1985
Como um livro de assuntos técnicos, ultrapassado. Mas serve como um estudo historiográfico.

Lethycia Dias 14/02/2020

Revendo conceitos
Um ano depois de formada em Comunicação Social - Jornalismo, volto a ler esse livro que foi um dos primeiros que li durante a graduação, ainda nas aulas de Teoria do Jornalismo. O objetivo era voltar a estudar conceitos, características, técnicas e jargões do jornalismo, voltando ao básico. Nilson Lage se propõe a trabalhar um pouco disso tudo de forma resumida, que serve como material introdutório.
Em certos aspectos, o material é um tanto desatualizado (afinal, foi o escrito em 1985) ao tratar de questões como as rotinas de redação, falando em medidas de laudas, uso de máquinas de escrever e - o que pode fazer qualquer um rir hoje em dia, mas com certeza deve ter ajudado muitas pessoas na época da publicação - ensinando a utilizar um computador para redigir um texto.
Apesar disso, o livro se debruça sobre questões que definiram e ainda definem a produção de veículos jornalísticos, como as normas de redação tanto para veículos impressões quanto para rádio e televisão, a origem histórica dos tipos e formatos de impressão, a evolução da diagramação e impressão ao longo do tempo, e, enfim, o que me levou a reler este livro: a tal da linguagem jornalística. A forma como se escreve textos jornalísticos, fazendo a mescla possível entre norma culta e coloquialismo. Por fim, o livro inclui ainda um glossário diversos termos frequentemente usados pelos profissionais da área.
Apesar de antiquado em alguns aspectos, ainda é um livro importante e foi uma releitura produtiva para mim.