A saga de uma Sinhá

A saga de uma Sinhá Maria Nazareth Dória

Resenhas - A saga de uma sinhá

Lumar 06/01/2024

História de uma sinhá que obrigada engravidar de um negro, escravizado da senazala.
Seu marido obriga ter relações com o rapaz, para ter motivos para expulsá-lo da casa grande.
Dessa relação nasce o bebê Frederico, fruto de uma relação proibida pela sociedade.

Outras pessoas da senzala, ajudam a sinhá a salvar a vida do bebê e levar ele para outro lugar, onde sua vida seja preservada das ameaças.

Anos se passam sem que a sinha saiba do paradeiro de seu filho.

Como será que essa história termina? Será que os negros escravizados conseguem sobreviver sem castigos ?

História de conflitos, escravidão no Brasil, amor e superação.

Amauri.Santos 23/01/2019

A SAGA DE UMA SINHÁ
Finalizei mais uma leitura, livro da Maria Nazareth Dória, pelo espírito Pai Miguel da Angola!
A saga de uma Sinhá, pelo nome já podemos perceber que se trata de uma estória que fala sobre a escravidão, um período de muita dor, sofrimento, mas também de muita luta, aprendizado, coragem, sabedoria, resistência e muita fé!
A espiritualidade é um tema muito abordado, sempre que se fala em escravidão, e nessa trama não foi diferente, entidades, orixás, encantados, seja lá qual nome se dá, todos eles eram a força desse povo que sofreu muito, mas que nunca deixou de acreditar que um dia essa luta seria vencida, e de fato foi, mesmo com tanto preconceito racial que ainda existe nos tempos atuais, infelizmente.
Um livro que aborda temas fortes, muito bem escrito, que nos toca o coração, abrindo nossa mente de que somos iguais, apesar das diferenças,seja elas quais forem!
Como de costume, não poderia faltar um bom preto-velho, ou preta-velha, que aconselha, cura, benze, expulsa o mal, nos ensina que só amor e o perdão libertam, apesar de não ser tão fácil, mas temos que tentar, e assim vamos evoluindo, nos livrando desses males, que tanto prejudicam o corpo e alma!
Destaco o seguinte trecho do livro:

"Irmãos, nunca é tarde para recomeçar um novo empreendimento. Que tal nos unirmos para fortalecer esse movimento de fé? Não estou falando de religião, estou falando de Deus! Separados, não somos ninguém, juntos, somos um povo"... ( Pai Miguel da Angola)

Deixo minhas homenagens a essa falange que tanto gosto e me identifico, que são espíritos puros e de luz!
Adorei as Almas, as almas adorei, um saravá a todos os Pretos-velhos!!

Indico o livro a todos que curtem, uma estória forte, carregada de emoções, e ensinamentos! — sentindo-se muito feliz.