Soberano

Soberano C..J. Sansom

Resenhas - Soberano

Claudia Cordeiro 03/09/2023

Sem dúvida retrata mto bem aquela época terrível (não que estejamos mto longe daquilo tudo, se for pensar no atraso absurdo de proteger mais os animais e no estrago que é a religião ainda viva...) mas estava se alongando mto, fora que teve cenas de maus-tratos a animais e mesmo sabendo como era, não gosto de ler e ser lembrada disso. Acho que seria dispensável. Enfim, terminei com leitura dinâmica mais para saber quem era o culpado e se o outro sujeito foi ou não torturado.

Thiago275 30/01/2023

Interessante, mas longo demais
Publicado pela primeira vez em 2008, Soberano se passa na Inglaterra do século XVI, durante o reinado de Henrique VIII. Este livro faz parte de uma série de romances policiais históricos protagonizados pelo advogado Matthew Shardlake.

Aqui, Matthew é recrutado pelo braço direito do rei, o arcebispo Cramner para ir até York, no norte da Inglaterra, a fim de garantir que um prisioneiro político seja transportado até Londres com vida. Para ser torturado. Sim, aqueles eram tempos estranhos.

O problema é que a corte do Rei também está indo para York, num esforço diplomático para garantir o apoio da população. Durante todos os preparativos para receber os nobres, um vidraceiro cai do alto de uma antiga catedral e Matthew, ao contrário de todos os outros, percebe que aquilo não foi um simples acidente. Ao começar a investigação, ele vai se deparar com uma conspiração que pode colocar em risco o próprio direito de Henrique VIII ao trono da Inglaterra.

Baseando-se em alguns fatos e personagens históricos, C.J. Samson consegue construir uma trama bastante curiosa. No entanto, o autor peca na extensão de seu livro. Nas pouco mais de 600 páginas, o ritmo da história cai em alguns momentos. Mas esse nem é o problema maior. A trama fica repetitiva, a ponto de o protagonista escapar da morte quatro vezes. Além disso, o excessivo tamanho do livro faz com que o leitor adivinhe facilmente o final da história.

Apesar disso, C.J. Samson tem o mérito de criar um protagonista bastante simpático, com o qual é fácil se identificar. Matthew é justo e honesto, sem ser chato. Mesmo que a trama não fosse bem construída, já valeria a pena ler o livro somente por ele.

Enfim, se você gosta de romances policiais, romances históricos ou se interessa pela história da Inglaterra, Soberano talvez seja uma boa pedida. Mas esteja ciente de que a jornada até York e de volta a Londres vai ser longa.

Simone de Cássia 05/06/2019

Continuo encantada pelo autor que sabe, com maestria, relatar fatos históricos e criar sempre um mistério instigante. A descrição fiel dos hábitos, costumes e paisagens da época medieval são, para mim, puro chocolate com coca-cola: simplesmente delicioso! Já estou em busca do próximo livro!

Yasmin 06/06/2014

Misterio......
Misterio e Idade Media... as melhores coisas que podemos encontrar em um livro nos deixando nervosos e sedentos pela verdade no final.

Laís 11/03/2013

Intrigas, traições, mortes suspeitas e um segredo capaz de abalar toda uma estrutura milenar. No melhor estilo de "O nome da rosa", Soberano nos leva à cidade de York em pleno reinado de Henrique VIII, alguns anos após sua reforma religiosa que dividiu a Inglaterra. Acompanhamos mestre Shardlake, um advogado londrino e seu assistente, o jovem Barak no perigoso jogo de poder em que se envolvem ao lidar com suposições que colocam em risco o reinado de Henrique VIII.
O autor tenta nos levar à Inglaterra do século XVI e de fato consegue, nos fazendo sentir como era o cheiro, as cores e a vida de York. Porém, ao fazê-lo, torna-se por vezes repetitivo e usa uma linguagem cansativa, mas nada que interfira no gosto pela leitura do livro.
Não espere se encantar por nenhum personagem pois como dito no começo dessa resenha, a história mostra a fundo o jogo de poder e ambição que se desenrolava na corte. Somos apresentados aos mais vis personagens, sedentos por poder e acabamos odiando todos eles. Por vezes, até mesmo o próprio mestre Shardlake, com sua teimosia cega nos deixa irritados.
Soberano é um ótimo livro para quem gosta do estilo e apesar de ter algumas passagens previsíveis (inclusive o final), nos leva a viver, nem que por alguns instantes, a época de Henrique VIII.
Arsenio Meira 26/03/2013minha estante
Laís, com linceça. Concordo com você. Além do estilo fluente imprimido pelo autor, o romance nos permite sentir a época de Henrique VIII e sua loucura; o embate religioso, no meandros do Poder Monarcal entre protestantes e católicos.

E como romance policial, consegue nos cativar principalmente pela força dos seus personagens.

Não sei se você já leu os demais livros do C.J Sansom, que destricham este mesmo período, com os personagens centrais mantidos e o mesmo requinte narrativo. ("Dissolução, "Revelação" e "Fogo Negro".)
Fica a dica.

Laís 27/03/2013minha estante
Oi Arsenio!
Ainda não li os outros livros dele, mas já estão na minha lista de próximas aquisições! haha
Obrigada!