Boi da Cara Preta

Boi da Cara Preta Sérgio Caparelli




Resenhas - Boi da Cara Preta


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Sharon 28/02/2012

boi, boi, boi... boi da cara preta
Pega o Tomás e ensina uma careta!

A gente canta essa música sempre que ele pega o livro na mão. E ele prefere que o papai cante, acho que fica mais melodiosa em voz masculina, mesmo na versão eufemística cantada em casa.

Esse é o primeiro livro de poesia do Tomás. Ele ainda é mais das figuras que das palavras... e são figuras do Caulos! Comprei o livro por causa dele e não tinha ideia de quem era o autor. E acabei descobrindo que o Sérgio Caparelli faz poesia gostosa pra ler cantando, rimando, declamando. Queria ter descoberto esse livro na época dos concursos de poesia da escola.

Já na capa dá pra ver a magia Caulos: um dos chifres do boi é a lua. A personagem principal do livro: é também o bico do galo em outra imagem... O tatu cava, "perde o fôlego, geme, sua,/ quando quer voltar atrás,/ leva um susto, está na lua." E o "jacaré escova os dentes,/ escova com muito zelo" Mas, de noite: "- Jacaré, e os dentes de trás?"

"Foi a pergunta que ouviu
num sonho que então sonhou,
caiu da cama assustado
e escovou, escovou, escovou."

Acho que é a imagem preferida do Tomás nesse livro. a do jacaré e a escova de dente. Ele dizia que a tripinha de pasta era uma "minhoca" e mostrava os próprios dentinhos... Agora ele está aprendendo a escovar os dentes, então leva mais a sério:: "pata". E tem mais noite e lua no livro:

"o sono é um macaquinho.
Ele cata grãos de areia
pra jogar nos teu olhinhos"
E essa termina com a estrofe sábia:
"Se o menino dorme bem
mamãe vai dormir também."

Nas outras imagens, lua. "Os sapos inventores", página 34? Lua. "O tigre banguela, página 20? Lua. "O galo aluado?" Adivinha!!! "Serafim seresteiro"? "O rato Roque?"

"roque roque
rói a rua
roque roque
rói o beijo
roque roque
rói a lua"

Mas não esqueceram do sol e do dia, não... A Marina quer de aniversário "- Três raios de sol/ e uma caturrita/ que fale espanhol" e outra preferida do Tomás, o poema "A estrada e o cavalinho", que é uma tirinha com movimento e um sol careca.

Uma delícia de livro. Com folhas de papel, pra ensinar os pequeninhos a cuidar dos amigos frágeis. Com cara de livro de gente grande, pros maiorzinhos. E todo livro tinha que ser ilustrado. Pelo Caulos, inclusive. Que cresci vendo os desenhos dele e tenho muito, muito carinho pelas imagens dele.

No meu blog, fotos do Tomás lendo o livro: http://quitandinha.blogspot.com/2012/01/boi-boi-boi-boi-da-cara-preta.html
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR